Aeródromo da Palmeira, 24/26 Março 2000: Chuva de estrelas em Braga

Por a 12 Abril 2023 11:00

Aeródromo da Palmeira, Braga, 24 a 26 de Março de 2000, pista do KIB, Kartódromo Internacional. Em jeito de festa de inauguração, recebeu a que era então a nata do karting mundial. E foi um sucesso, conforme o AutoSport da altura noticiou.

Aeródromo das Palmeiras, Braga, 24 a 26 de Março de 2000. Local: pista do KIB, Kartódromo Internacional, com novo traçado. Que em jeito de festa de inauguração, recebeu a que era então a nata do “karting” mundial, hoje em muitos casos a nata das competições mundiais. E foi um sucesso, conforme o AutoSport da altura noticiou.

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton, apesar de já então ser um protegido da McLaren, Nico Rosberg, Bruno Senna, Tonio Liuzzi ou Nelson Piquet Jr. eram, nessa altura, já lá vão 20 anos, meras estrelas em ascensão. Davam cartas no palco das corridas de ‘karting’ da mais elevada qualidade, mas era (quase) tudo. Hoje, todos eles passaram pela F1, onde um ainda lá permanece. Hamilton, com o estatuto que seis títulos de Campeão do Mundo lhe dá. O outro, Rosberg, com a atitude vencedora de um futuro (na altura) Campeão do Mundo. Curiosamente, ambos foram colegas na mesma equipa, a Mercedes.

Lutas em direto Mas regressemos ao ano de 2000, viagem secular e milenar do calendário. Licínio Aniceto, o repórter de serviço, não teve dúvida em caracterizar o ‘Festival da Primavera em Braga’ como ‘Um bom teste para o Mundial’ – que ali iria ter lugar em Setembro e que acabaria por ser ganho por um ilustre desconhecido – e que desconhecido ficou: Colin Brown.

‘Corridas emotivas do princípio ao fim, com ultrapassagens em tudo quanto foi sítio, foi o que se passou (…) na inauguração do novo traçado de Braga (…) que agradou a todos.” Com menos pilotos do que a organização, a cargo do CAM (Clube Automóvel do Minho) esperava, nem a instabilidade atmosférica, com chuva intensa em alguns momentos do fim de semana, serviu para arrefecer os ânimos. Na Fórmula A, Nico Rosberg, filho do Campeão do Mundo de F1 de 1982, Keke Rosberg, conquistou a sua primeira vitória na categoria, ‘depois de uma prova extremamente emocionante em que quatro pilotos passaram pelo comando.’ Todavia, apesar de justo, o seu triunfo ‘foi uma surpresa, pois nunca venceu nenhuma manga de qualificação, nem nunca esteve em condições de o fazer.’

Nico Rosberg

Porém, na hora da verdade, o jovem Nico ‘demonstrou uma grande maturidade subindo paulatinamente na classificação até que, a poucas voltas do final, ultrapassou o holandês [Nico] van de Pol, este sim, apontado como um dos grandes favoritos.’

Na luta la vitória estiveram envolvidos mais três pilotos, entre os quais Lewis Hamilton – que curiosamente, foi o único deles que nunca passou pelo comando da corrida! Também a corrida da Super A ‘foi bastante interessante de seguir. Toni Vilander, Vitantonio Liuzzi e Ruben Carrapatoso proporcionaram ao público presente grandes momentos [de pilotagem], até o brasileiro Carrapatoso ser obrigado a desistir com problemas mecânicos.’

Só que isso não ‘matou’ a corrida, que passou a viver da ‘recuperação de Vilander, que se tinha atrasado, só que Liuzzi fez valer a sua enorme experiência, sagrando-se vencedor.’ O pódio ficou completo com o italiano [Marino] Spinozzi.

A armada ‘tuga’

A armada “tuga” não era muito abundante, nesta festa primaveril do “karting” mundial de Braga. Porém, em qualquer das duas Categorias presentes, existia a esperança secreta de um brilharete. Todavia, os deuses não estiveram com os nossos pilotos, fazendo justiça ao velho adágio que garante que “santos da casa não fazem milagres.” E, pelos vistos em Braga, isso deve ser uma verdade de La Palisse… Na Fórmula Super A, César Campaniço que fazia a sua estreia nesta competição, era o único representante nacional. Porém, as expectativas saíram frustradas, pois o lisboeta ‘tanto na pré-final como na final foi obrigado a abandonar com problemas mecânicos.’ E o oitavo lugar em que terminou classificado nada diz de concreto sobre a sua participação no Festival da Primavera.

Na Fórmula A, as esperanças de um bom resultado estavam totalmente depositadas em Filipe Figueiredo e Silva, mas o português acabou por ser o primeiro a ‘encostar à boxe’: sem a ‘sorte do seu lado’ o jovem piloto ‘nem chegou a largar para a final, devido a problemas elétricos, no culminar de um fim de semana para esquecer.’

Piloto da CRG, o seu ‘azar’ começou quando ‘a CRG decidiu sortear pelos seus pilotos os sete diferentes chassis que trouxe para Braga.’ Neste processo, ‘calhou ao português um modelo de conceção inovadora, que desde as primeiras voltas se viu que não funcionava.’ Por isso, Figueiredo e Silva nunca conseguiu bons resultados nas mangas de qualificação, o que o impediu de alinhar na Final. A surpresa acabou por vir de Frederico Monteiro, que foi segundo classificado nos treinos, ‘aproveitando bem a instabilidade atmosférica.’ Porém na corrida, ‘o [pior] equipamento e a inexperiência vieram ao de cima, tendo terminado em 12º.’ Inexperiência também foi o principal óbice de David Saraiva, em estreia internacional, a que se somaram ‘problemas de afinação.’ Todavia, o azar do piloto de Vilar Formoso teve a ver com outras questões: ‘Na final, foi obrigado a desistir depois de ter sido abalroado por outro piloto.’

Finalmente, Ivo Santos, ‘o único piloto da Intercontinental A que correu juntamente com os [pilotos de] Fórmula A.’ Mas a sua passagem pelo Festival ‘só poder ser considerada positiva’ pois, apesar de ter um equipamento inferior, ‘mais lento’, nunca baixou os braços e ‘andou quase sempre a discutir posições.’

CLASSIFICAÇÃO

Fórmula Super A – 1º Vitantonio Liuzzi (CRG/CRG/Bridgestone); 2º Toni Vilander (PCR/PCR/Dunlop); 3º Marino Spinozzi (CRG/CRG/(Bridgestone); (…) 8º César Campaniço (CRG/CRG/Bridgestone)

Fórmula A – 1º Nico Rosberg (CRG/IAMA/Bridgestone); 2º Nico van der Pol (Tonykart/Vortex/Bridgestone); 3º Mike Conway (Tonykart/Vortex/Bridgestone); (…) 12º Frederico Monteiro (Haase/Titan/Dunlop); (…) 17º David Saraiva (Kosmic/Vortex/Bridgestone); 18º Filipe Silva (CRG/CRG/Bridgestone).

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico