Este fim de semana há campeões no Campeonato Nacional de Karting

Por a 2 Setembro 2017 09:49

Realiza-se este fim de semana a prova de encerramento de mais uma edição do Campeonato Nacional de Karting, e com mais decisdões pela frente, o Autosport faz um balanço da época até aqui, tendo em conta as primeiras quatro provas realizadas nos circuitos de Portimão, Leiria, Viana do Castelo e Palmela. A quinta e última jornada realiza-se no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, com a organização a cargo da ACDME. Antes damos-lhe a conhecer aqueles que têm sido os principais protagonistas nas oito categorias em discussão… que, em muitas delas, são o futuro da nossa paixão: o desporto motorizado

Se analisarmos os nomes que constam das listas de participantes das mais variadas disciplinas do desporto motorizado – Velocidade, Ralis, Todo o Terreno, Ralicross, entre outras –, a maioria e, sobretudo, os mais bem-sucedidos, teve a sua formação no Karting. Nesta edição podemos dizer que vamos fazer um ‘elogio’ à disciplina de iniciação ao desporto motorizado e destacar os que mais se têm evidenciado. O Rotax Max Challenge Portugal também terá, após a sua quarta prova, no final de agosto, em Baltar, o seu merecido balanço, mas por agora ‘analisamos’ o Campeonato Nacional de Karting que já cumpriu a sua quarta jornada.

Sem o fulgor das edições anteriores – pode dizer-se mesmo que há muito que não se assistia a um número tão baixo participantes em provas do Campeonato Nacional; a última contou com 52 –, ainda assim, a maior parte das categorias tem proporcionado momentos bem emocionantes com algumas das corridas a serem decididas ao ‘photo finish’. Mas porque é que o número de participantes não cresce? Louvável tem sido a manutenção da categoria Iniciação – destinada a jovens dos 5 aos 7 anos – e, neste particular, a FPAK e, essencialmente, a Riakart (promotora), estão de parabéns, por, insistentemente a manterem, apesar de contar com poucos pilotos.

A verdade é que a maioria dos que agora alinham noutras categorias disputaram a categoria Iniciação e o nível de competitividade que apresentam é notório por antes terem experimentado os karts equipados com motores Honda e chassis Birel, sorteados em todas as provas. Contudo, depois das categorias Cadete, Juvenil e Júnior – esta última com idade limite até aos 14 anos – todas ‘propulsionadas’ por motores Iame, a única opção é passar para os karts de cai- João Ferreira, Ricardo Borges ou Luís Duarte, rumaram ao país vizinho para recorrer a uma solução que não há em solo luso.

Continuando a falar do estado do Karting português, o horário tem sido contestado – só para citar um exemplo, o primeiro treino cronometrado tem início às 15 horas de sábado – e o sistema de pontuação também não agrada à maioria dos concorrentes – apesar de atualmente não termos grelhas com muitos pilotos, terminar na 11ª ou na 21ª posição é, em termos pontuais, a mesma coisa, dado que é atribuído um ponto. Não nos parece também razoável, por exemplo, um piloto que largou da 18ª posição e terminou em 11º lugar conquistar um xa de velocidades, começando com a X30 Shifter Júnior, a X30 Shifter, para quem tem mais de 18 anos, a X30 Super Shifter Master, com motores de 175cc e para quem já completou 30 anos, e a X30 Super Shifter Gentleman. As últimas quatro categorias têm naturalmente animado mais o campeonato, mas não nos parece razoável que após a categoria Júnior, o passo seguinte seja, obrigatoriamente, passar para os karts com caixa de velocidades. Em Espanha, só para citar um exemplo, continua a existir a categoria X30 Sénior, que foi ‘abolida’ em Portugal. Parece-nos fazer falta e estar implicitamente relacionada com a redução do número de participantes.

Alguns pilotos, como são os casos de ponto… e um que arrancou da 21ª posição e por lá ficou também some um ponto. Há que premiar, por exemplo, as recuperações… Quanto aos outros intervenientes, como as organizações, têm feito um trabalho que nem sempre é consensual junto dos concorrentes, mas sempre foi assim… Por outro lado, os kartódromos têm feito esforços para proporcionar as melhores condições a todos os envolvidos, mas há mais a fazer e, neste particular, ‘puxando a brasa à nossa sardinha’, em alguns casos os órgãos de comunicação social não têm as melhores condições para desenvolver o seu trabalho, faltando em muitos casos a disponibilidade de uma rede de internet que possibilite informar o mais breve possível o que se passou – ou se está a passar na prova – implicando assim o seu adiamento e, por outro lado, a promoção do Karting e dos seus praticantes que, com razão, queixam-se de pouca divulgação. Porém, e por agora, passaremos então a analisa,r em termos de classificação atual, as oito categorias do Campeonato Nacional, tendo em conta as quatro jornadas até agora realizadas e numa altura em que falta disputar apenas uma prova para o final do campeonato. Será no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste.

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CATEGORIA X30 SUPER SHIFTER MASTER

Começando por abordar a categoria X30 Super Shifter Master – para participantes com idade igual ou superior a 32 anos – esta a primeira vez que se disputa em Portugal, com karts equipados com caixa de velocidades e potentes motores Iame de 175cc, a luta pelo título está bem animada com três pilotos capazes de conquistar o cetro. Para já, Joel Magalhães, com um kart equipado com chassis Birel Art, que venceu a segunda prova, em Leiria, e a quarta jornada, em Palmela, é o melhor posicionado, com 127,5 pontos, seguindo-se Vítor Mendes (Sodi) – campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal da categoria X30 Shifter Master no ano passado – com 118 pontos. O piloto de Felgueiras havia dominado por completo a terceira ronda, disputada em Viana do Castelo. Rui Bastos (Birel) – vice-campeão nacional X30 Shifter Master em 2016 – venceu a prova de abertura, em Portimão, e está na terceira posição, com 114,5 pontos. Este trio – embora das cinco provas, pontuem apenas as quatro melhores – no primeiro fim de semana de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, sob a organização da ACDME, vai estar bastante empenhado para discutir o título até à última bandeira xadrez.

Paulo Martins (Sodi), que se estreou este ano no Campeonato Nacional, está na quarta posição, tendo o rookie Diogo Teixeira (Maranello) em sua perseguição na discussão pelo quarto lugar do campeonato.

CATEGORIA X30 SUPER SHIFTER GENTLEMAN

No que diz respeito à categoria X30 Super Shifter Gentleman – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 45 anos – que é também uma novidade esta época, igualmente animada com karts equipados com caixa de velocidades e 175cc, o título também será decidido na última prova, no Bombarral. Frederico Castro (Maranello) – que dominou a segunda prova, em Leiria, e a quarta jornada, em Palmela – está na liderança com 123 pontos, mas Ilídio Fernandes (Sodi) – que bateu toda a concorrência quer na prova de abertura, em Portimão, quer em Viana do Castelo – embora não tenha podido disputar a quarta ronda, em Palmela, e ter 105 pontos, também está bem posicionado para se sagrar campeão nacional, dado que das cinco provas do campeonato, pontuam as quatro melhores.

João Dias (Birel Art) – que faz esta temporada a sua estreia no Campeonato Nacional – ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa com 104 pontos, mas na última prova deverá contar com a oposição de Manuel Ramos (Birel) que não pôde estar presente na quarta prova, em Palmela, e que tem 75 pontos. Será uma luta não só pelo terceiro lugar, como também pela prestigiante presença na Gala dos Campeões da FPAK. João Paulo Cunha, que também não alinhou na jornada de Palmela, está na quinta posição com 36 pontos e Nuno Miguel Silva – nome bem conhecido do Karting da década de 90 – disputou apenas a primeira prova, em Portimão, vendo-se privado das restantes por ter fraturado um braço. Esta é também uma categoria que tem animado a modalidade em 2017 e que se espera que continue.

CATEGORIA X30 SHIFTER

Tiago Teixeira, com um kart equipado com chassis CRG, depois de ter dominado por completo as primeiras duas provas, em Portimão e Leiria, sendo depois segundo classificado na terceira jornada, em Viana do Castelo, voltou a não dar hipótese à concorrência na quarta ronda, em Palmela, pelo que face ao sistema de pontuação, em que são considerados os quatro melhores resultados das cinco provas do campeonato, já é virtual campeão nacional da categoria X30 Shifter, reservada a pilotos com idade igual ou superior a 18 anos. O piloto de Paredes tem um total de 141 pontos, enquanto o segundo classificado, Hugo Marreiros (DR) – vencedor da terceira prova, em Viana do Castelo – dispõe de 118,5 pontos, pelo que também, face à distância que tem para o resto do pelotão, já conquistou o vice-campeonato. Miguel Ramos, (CRG) com 83 pontos, Luís Silva (CRG), com 81, bem como André Serafim (Intrepid), com 74 – apesar deste último não ter podido disputar a quarta prova, em Palmela – também prometem ser protagonistas de interessantes lutas pelo terceiro lugar no campeonato, bem como a sempre prestigiante presença na Gala dos Campeões da FPAK, a qual já tem assegurada Rita Teixeira (Mercury) – que esteve em grande destaque na quarta provas em Palmelas ao garantir o lugar intermédio do pódio – campeã nacional feminina.

CATEGORIA X30 SHIFTER JÚNIOR

Na categoria X30 Shifter Júnior – para quem tem idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos – Yohan Sousa, bicampeão nacional X30 Shifter, tirou o melhor proveito da sua experiência para dominar por completo todas as jornadas até agora disputadas: em Portimão, Leiria, Viana do Castelo e Palmela. O piloto do Entroncamento totaliza 150 pontos, tantos quantos possíveis, pelo que também já é virtual campeão nacional… ou melhor, é tricampeão nacional! Assim, o grande motivo de interesse na quinta e última prova, KIRO Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, será a luta pelo vice-campeonato e, neste particular, prevê-se um duelo bastante intenso entre Bruno Ponte (Birel Art) e Rodrigo Ferreira (Praga), que totalizam 109,5 e 105 pontos, respetivamente. Simão Ventura (CRG) está na quarta posição com 91,5 pontos e Eduardo Alves, que não alinhou na quarta prova, em Palmela, é o quinto classificado, com 36.

CATEGORIA JÚNIOR

Guilherme de Oliveira (Tonykart), que se estreou este ano a competir na categoria Júnior, também já é virtual campeão nacional, face ao sistema de pontuação em que pontuam as quatro melhores provas do campeonato. Só mesmo uma exclusão na quinta e última prova, a realizar entre os dias 2 e 3 de setembro, no KIROKartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, pode retirar o título ao piloto de Vila Nova de Gaia. Guilherme de Oliveira venceu a prova de abertura, em Portimão, e depois as de Leiria e de Viana do Castelo, sendo segundo classificado na quarta ronda, em Palmela, pelo que totaliza 138,5 pontos. Guilherme Gusmão (Tonykart), com 113 pontos, também tem virtualmente garantido o vice-campeão. O piloto de Évora foi um dos principais protagonistas da categoria Júnior – uma das que contou com mais participantes e das mais competitivas do Campeonato Nacional – sendo sempre uma presença assídua no pódio.

Muito interessante de seguir na última jornada, no traçado do Bombarral, vai ser a discussão pelo terceiro lugar do campeonato entre Rodrigo Leitão (Tonyart) que totaliza 87,5 pontos e Afonso Ferreira (Tonykart) que dispõe de 81,5 pontos, sendo também esta uma ‘luta’ por uma presença na prestigiante Gala dos Campeões da FPAK. Frederico Peters (CRG) está no quinto posto com 64,5 pontos, mas não alinhou na quarta prova em Palmela, seguindo-se João Vairinhos (Praga) com 51,5 pontos, Tomás Caixeirinho (CRG) com 49, pilotos que prometem lutar pelo sempre honroso top-5. Mais distante está o estreante João Galveias (Maranello), assim como Gabriel Caçoilo (CRG) e Duarte Santos (BirelArt), que não disputaram a prova de Palmela, seguindo-se os também estreantes Sergio Rodriguez (Tonykart), Luís Caetano (Maranello) e Noah Silva (Tonykart).

CATEGORIA JUVENIL

Uma das categorias mais interessantes de seguir tem sido a Juvenil, também uma das que mais pilotos tem reunido no Campeonato Nacional e que mais competitividade tem ’emprestado’ à competição. Ivan Domingues (Madcroc), vencedor da prova de abertura, em Portimão, e da terceira jornada, em Viana do Castelo, está na liderança com 124 pontos. Na segunda posição surge Luís Alves (Birel Art), campeão nacional em título, com 109 pontos. Face ao sistema de pontuação em que são contabilizadas quatro das cinco melhores provas do campeonato, na quinta e última ronda, a realizar nos dias 2 e 3 de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, a luta pelo título entre Ivan Domingues e Luís Alves vai ser certamente intensa. Lourenço Marques (Topkart) tem feito um campeonato nacional muito positivo, sendo sempre uma presença assídua no pódio, pelo que está na terceira posição com 103 pontos e tem praticamente o terceiro lugar assegurado, assim como a sempre prestigiante presença na Gala dos Campeões da FPAK. A luta pela honrosa quarta posição no campeonato vai opor Rodrigo Testa (DR) e Henrique Cruz (CRG) que totalizam 84,5 e 76,5 pontos, respetivamente, enquanto pelo meritório top-5 a discussão será entre Miguel Silva (Tonykart) e Duarte Pinto Coelho (Tomykart). Tomás Martins (DR) ocupa a oitava posição com 36 pontos, seguindo por José Barros (Tonykart) com 36, Matilde Ferreira (Energy), com 25,5 – já campeã nacional feminina –, Mário Borges (Topkart), Gabriel Barros (Energy) e Guilherme Alves (Tonykart) que não pôde alinhar nas duas últimas provas.

CATEGORIA CADETE

Na categoria Cadete, Adrian Malheiro (Praga) também já é virtual bicampeão nacional. O piloto luso-espanhol dominou praticamente todos os acontecimentos, sendo apenas batido na segunda jornada, disputada em Leiria, por Mateus Cabrelli (Mercury). António Santos (Birel Art) tem vindo a fazer um campeonato em crescendo e exemplo disso foi o segundo lugar alcançado na quarta prova em Palmela, o que lhe permitiu regressar à Madeira com 95,5 pontos e com o vice-campeonato praticamente garantido. Mateus Cabrelli (Mercury) está na terceira posição com 88 pontos, surgindo logo a seguir Manuel dos Santos (CRG) com 79,5, Miguel Couteiro (DR) com 77, pilotos que vão certamente lutar pelo sempre prestigiante terceiro lugar e consequente presença na Gala dos Campeões da FPAK. Diogo Castro (Maranello) está em sexto e Tiago Lima (DR) em sétimo. Atrás surgem João Gouveia (Tonykart), Santiago Alves (CRG), Pedro Cachada (Ricciardo) e Rodrigo Ferreira (FA), que se estreou em junho no campeonato nacional.

CATEGORIA INICIAÇÃO

Na categoria Iniciação, a luta pelo título na quinta e última prova no Bombarral também promete ser intensa entre Pedro Moura, vencedor das três primeiras provas, e José Gouveia, que triunfou na quarta. Tomás Alves tem praticamente o terceiro lugar assegurado e na quarta posição está Pedro Soares.

Texto: Filipe Cairrão

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