/formula1/rumores-questionam-velocidade-dos-ferrari/
Rumores questionam velocidade dos Ferrari | AutoSport

Rumores questionam velocidade dos Ferrari

Por a 14 Maio 2008 11:32

O facto de Raikkonen e Massa serem, por norma, quatro a sete quilómetros por hora mais rápidos nos pontos mais velozes dos circuitos levou a que aparecesse um rumor sobre a possibilidade da equipa italiana ter conseguido desenvolver os seus motores desde o início da temporada, contornado as regras da FIA que proíbem a evolução dos V8 nos próximos cinco anos.

Segundo esses rumores, a Ferrari teria conseguido fazer aprovar pela FIA algumas modificações nos seus motores, alegando problemas de fiabilidade, mas na realidade aproveitando essa autorização para fazer um forte desenvolvimento dos seus V8. Um rumor que não colheu junto dos principais rivais da Scuderia, como afirmou de forma clara Norbert Haug em Istambul: “As regras da FIA são claras e não me parece possível dar-lhes a volta. Tenho toda a confiança na legalidade de tudo o que foi feito e acho que esses rumores não têm sentido.”

Apenas melhor trabalho

Para tentar perceber como pode a Ferrari ser mais rápido em recta e tão eficiente em curva, falámos com Gabriele Tredozi, antigo Director Técnico da Minardi e actualmente a comentar para a Sky Sports italiana, que nos deu a sua explicação: “O que se passa é que a Ferrari fez um melhor trabalho do que as outras equipas tanto a nível de motor como de aerodinâmica e o resultado está à vista. Se sais mais rápido duma curva, és seguramente mais rápido na recta seguinte e é isso que acontece com os F2008. Os Ferrari têm uma eficiência aerodinâmica extraordinária e é isso que justifica a sua belíssima velocidade de ponta.”

O rumor, que partiu de jornais alemães, parece não ter mesmo pernas para andar, pois não provocou grandes ecos no paddock e, por isso, a especulação não deverá prolongar-se por muito mais tempo.

Luis Vasconcelos

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1