/formula1/nao-e-possivel-curvar-muito-perto-do-monolugar-da-frente/
«Não é possível curvar muito perto do monolugar da frente!» | AutoSport

«Não é possível curvar muito perto do monolugar da frente!»

Por a 5 Junho 2007 15:30

As falta de ultrapassagens na Fórmula 1 continua a ser um problema que, cada vez mais, os responsáveis da modalidade sentem ter que resolver a breve trecho sob pena desta perder o ‘elan’ que sempre teve. Há quem se questione se fossem retirados todos os pequenos apêndices aerodinâmicos e as duas asas fossem só de um plano, as ultrapassagens voltariam à F1, ou a aerodinâmica já evoluiu tanto que nem assim tal é possível? Fique a conhecer a opinião de Luís Vasconcelos:

«Ora aqui está uma ideia que me passou pela cabeça há alguns anos – muitos até – depois de ouvir Alesi dizer que não tinha atacado Coulthard em Silverstone porque era impossível passar… Ora se nem o Alesi tentava, quem é que iria tentar? Mas fiquei desiludido com as respostas, quando falei com diversos engenheiros. É que derivas, deflectores, aletas e paredes verticais só dão migalhas – no máximo dez ou 15 quilos de carga aerodinâmica cada – e o conjunto que inclui a asa anterior, a asa posterior e o fundo plano gera mais de 600 quilos de carga aerodinâmica.»

«Acresce que o problema das ultrapassagens está no facto de não ser possível curvar muito perto do carro que nos precede pois a asa anterior deixa de funcionar. É aqui que está a maior dificuldade a ultrapassar e que só será possível combater com outras soluções: uma redução drástica das dimensões de todas as asas – coisa a que se opõem os responsáveis comerciais das equipas porque perderiam espaço para os patrocinadores – ou, a minha preferida, o regresso aos pneus slicks e super macios, para a aderência de origem mecânica se sobrepor à de origem aerodinâmica. Mas como foi Mosley que quis os pneus com rasgos e o homem raramente tem duvidas e nunca se engana… vou ter de esperar sentado pelo regresso dos slicks!»

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1