Já se sabia que seria muito difícil aos Ferrari e aos McLaren andarem ao nível dos Red Bull, mas a verdade é que Button foi apenas quarto e Hamilton, com novo fim de semana para esquecer, novamente com culpa própria, quinto. O seu despiste dos treinos livres condicionou-lhe o resto do fim de semana, que se tornou ainda pior com os problemas com a caixa de velocidades (que já veio do toque com Webber em Singapura sem que a equipa o soubesse).
Era certo que para a McLaren qualquer perda de pontos dos seus pilotos face a Mark Webber seria quase fatal para as suas aspirações e o mesmo se passava no Mundial de Construtores face à Red Bull. A diferença entre as duas equipas subiu para 24 pontos em Singapura e agora 45 pontos no Japão. Se o título de Pilotos está em aberto, já o de Construtores, para a Red Bull está praticamente garantido.
Numa pista onde os Red Bull partiam como favoritos, a McLaren tinha de atacar, mas tudo voltou a correr mal. Pela qualificação de Hamilton até se percebeu que teria mais a dizer caso não tivesse tão condicionado, pela penalização de cinco lugares na grelha e depois pelo problema da caixa na corrida. A diferença que fez aquele toque com Webber em Singapura…








