BMW X-Raid participa com quatro carros no Rali de Marrocos

Por a 11 Outubro 2010 14:07

O francês Stéphane Peterhansel e o co-piloto Jean-Paul Cottret venceram o rali no ano passado representando a equipa alemã X-raid e este ano encabeçam a equipa de cinco na região Norte de África.

 

O conterrâneo Guerlain Chicherit participa igualmente na prova marroquina de seis dias depois de ter alcançado o quinto lugar da geral no Rali Dakar deste ano, como piloto da X-raid. O campeão da Taça do Mundo do ano passado será navegado pelo experiente co piloto Michel Périn, vencedor do Rali Dakar por três vezes.

A completar o line-up estarão o polaco Krzysztof Holowczyc, o segundo lugar da Rali de Marrocos do ano passado Leonid Novitskiy e o português Ricardo Leal dos Santos, sendo que todos representarão a X-raid na prova rainha de todo-o-terreno do próximo ano, o Rali Dakar. O trio de X3CC será co pilotado pelo Belga Jean-Marc Fortin, pelo alemão Andreas Schulz e pelo português Paulo Fiúza, respetivamente.

Peterhansel procura terceira vitória em Marrocos

Peterhansel e Cottret lutarão pela terceira vitória em Marrocos num espaço de sete anos – a dupla francesa venceu a prova igualmente em 2004. A dureza e a exigência da prova organizada pela NPO tornam óbvia a escolha do diretor Sven Quandt de incluí-la na preparação para o Dakar.

O terreno marroquino é inequivocamente intransigente para veículos de todo-o-terreno a a X-raid será capaz de testar os componentes dos motores, sistema de refrigeração, suspensões e transmissões, bem como pneus, no duro piso do deserto, pistas rochosas, dunas e atravessando áreas de difícil navegação, onde o papel do navegador é crucial para o sucesso da equipa. A equipa BMW X-raid providenciará uma sessão de testes e desenvolvimento de quatro dias antes do rali, em  que também participarão o piloto alemão Stephan Schott e o navegador Holm Schmidt, uma das cinco equipas já confirmadas do alinhamento da X-raid para o Rali Dakar 2011.

Percurso com muito deserto

O evento terá como base um bivouac central em Zagora, Marrocos, com a competição a ter início a nordeste da cidade com 320 km de setor seletivo na segunda-feira, 18 de Outubro. A segunda etapa de 261 km na terça-feira, 19 de Outubro, leva os participantes por um oceano de dunas e permite um teste rigoroso da equipa na preparação para o severo Deserto do Atacama na América do Sul no próximo ano.

O terceiro setor seletivo, com 281 km, cruza a região de Maharch e as equipas atravessarão o erg Chegaga mediante duas voltas competitivas de 160 km na quarta etapa, na quinta-feira, 21 de Outubro. No penúltimo setor seletivo de 249 km na sexta-feira 22 de Outubro os participantes transpõem as montanhas a este de Zagora na região ocupada pela tribo berbere Ait-Attas. O rally termina com um setor seletivo de 158 km no sábado, dia 23 de Outubro, com uma combinação de pequenas dunas, pistas rápidas e de navegação difícil, antes de terminar em Zagora.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado