Lista das principais medidas da FIA

Por a 12 Dezembro 2008 16:30

2009

Motor

Os motores devem durar o dobro. Cada piloto poderá usar um máximo de oito motores por época mais quatro para testes (20 no total). A regra de três corridas de duração irá continuar activa;

Motores limitados a 18.000 rpm;

Proibição de ajustes internos. Ajustes nas trompetas e injectores

Preço dos motores a equipas independentes serão reduzidos em 50% face a 2008;

Motor Renault poderá ser modificado para 2009. Todos os outros permanecerão inalterados.

Testes

Fim dos testes privados durante a temporada

Desenvolvimento aerodinâmico

Proibição do uso da escala superior a 60% no túnel de vento e limitação a 50 m/s;

Uma fórmula para equilibrar os túneis de vento será ainda encontrada

Fábrica

A fábrica será forçada a encerrar seis semanas por ano, de acordo com as leis locais

Fim-de-semana de corrida

Número de pessoas será reduzido em virtude de medidas como a partilha de informações dos pneus e combustível, eliminando os “spotters”

Espectáculo desportivo

Esta a ser conduzida uma pesquisa de mercado para analisar a reacção do público a um numero de novas ideias, tais como possíveis mudanças na qualificação e a substituição dos pontos por medalhas para os pilotos. As propostas serão entregues à FIA quando os resultados forem conhecidos.

Nota: Estas medidas irão permitir Às equipas poupar cerca de 30% dos seus orçamentos comparado com 2008, ao passo que as poupanças para os independentes serão ainda maior.

2010

Conjunto motor-transmissão

Os motores serão disponibilizados às equipas independentes por menos de 5 milhões de euros por ano. Estes poderão ser de um construtor independente ou de outro construtor já presente, com garantia de continuidade. Se for com um fornecedor independente, o acordo terá de ser assinado até 20 de Dezembro de 2008.

Este mesmo motor continuará a ser utilizado em 2011 e 2012;

Ainda sujeito a questões praticabilidade, a mesma transmissão será usada por todas as equipas.

Chassis

Uma lista de elementos do chassis será preparada e uma decisão tomada em respeito de cada elemento no que diz respeito a saber se continuará a ser um diferenciador de performance (elemento competitivo);

Alguns elementos diferenciadores de performance serão homologados para esta época;

Alguns elementos vão continuar a ser diferenciadores de performance mas com recurso a materiais mais baratos;

Elementos que não sejam diferenciadores de performance serão prescritos e obtidos ou construídos da maneira mais económica possível.

Fim-de-semana de corrida

Sistemas de rádio e telemetria estandardizados;

Fim das coberturas de aquecimento dos pneus;

Fim do reabastecimento

Possível redução da distancia de corrida ou duração (proposta de acordo com o estudo de mercado)

Fábrica

Mais restrições no desenvolvimento aerodinâmico;

Análise completa das instalações de cada fábrica

Longo termo

A FIA e a FOTA irão estudar a possibilidade de um conjunto motor-transmissão inteiramente novo para 2013, baseado na eficiência energética (obtendo mais potencia com menor energia consumida). As regras ainda terão de ser estabelecidas para assegurar que o desenvolvimento de tal conjunto contribui de forma decisiva para a eficiência energética dos transportes de estrada.

Um sistema KERS melhorado deverá tornar-se um elemento muito importante desse conjunto no futuro. A curto-prazo, o KERS faz parte dos regulamentos para 2009 mas não é obrigatório. Para 2010, a FIA está a considerar propostas para estandardizar o sistema KERS. A FIA aguarda propostas.

Uma série de outras medidas foram adoptadas para o regulamento técnico e desportivo de 2009 e 2010.

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