GP dos Países Baixos, F1: Lando Norris faz a pole | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP dos Países Baixos, F1: Lando Norris faz a pole

Fábio Mendes by Fábio Mendes
23 Agosto, 2026
in FÓRMULA 1
A A
GP dos Países Baixos, F1: Lando Norris faz a pole

Share on FacebookShare on Twitter

Lando Norris foi o mais rápido na qualificação do GP dos Países Baixos. O piloto da McLaren foi o mais rápido, mas não pareceu muito feliz, provavelmente com a noção que o ritmo de corrida da McLaren não ajudará na missão de tentar a segunda vitória consecutiva. George Russell ficou a 0,1 segundos da pole, à frente de Kimi Antonelli, com os dois Mercedes no top 3.

Oscar Piastri ficou com o quarto tempo e Lewis Hamilton completou o top 5. Charles Leclerc ficou atrás do colega de equipa e à frente de Max Verstappen, em sétimo. Liam Lawson conseguiu um excelente oitavo tempo, à frente de Gabriel Bortoleto, com Arvid Lindblad a completar o top 10.

LANDO NORRIS TAKES POLE AT ZANDVOORT 💪#F1 #DutchGP pic.twitter.com/cOF2r0aGdq

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

Q1

Oscar Piastri foi o mais rápido na Q1, seguido de Lewis Hamilton e Lando Norris. No extremo oposto, ficaram os pilotos da Cadillac, da Aston Martin, Oliver Bearman e Carlos Sainz.

Artigos relacionados

Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027

Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027

17 Outubro, 2026
F1: Oscar Piastri reage a rumores sobre Verstappen na McLaren

F1: Zak Brown destaca regresso de Oscar Piastri à melhor forma

17 Outubro, 2026

Depois da pole e do triunfo de George Russell na “secção” Sprint do GP dos Países Baixos, chegamos à qualificação para o GP neerlandês, com a meteorologia a ser novamente clemente e com a chuva a não apresentar sinais ameaçadores.

O trânsito na saída da via das boxes foi-se acumulando à medida que nos fomos aproximando do início da Q1, que teria um arranque movimentado.

🟢 GREEN LIGHT IN THE PIT LANE 🟢

Qualifying is GO at Zandvoort! 🙌#F1 #DutchGP pic.twitter.com/2HMPfIc1fo

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

Tal como ontem, as primeiras voltas foram mais exploratórias e de aquecimento de pneus. Os Racing Bulls, por seu lado, começaram a colocar voltas rápidas desde as primeiras voltas lançadas. Os Ferrari começaram a colocar tempos no segundo 13, mas ainda estávamos algo afastados dos tempos de referência que seriam esperados nesta Q1.

Oscar Piastri foi o primeiro a entrar no segundo 12, um tempo já mais aproximado do que era esperado no topo da tabela, seguido de George Russell e Lando Norris. A meio da sessão, era o homem da McLaren que liderava, enquanto na zona de despromoção tínhamos os dois Williams, os dois Cadillac, o Audi de Gabriel Bortoleto e Esteban Ocon. Na sua segunda tentativa, Lewis Hamilton queimou a travagem na curva 1 e teve de regressar às boxes para calçar pneus novos.

A dois minutos do fim da sessão, tínhamos os dois Cadillac, os dois Haas e o Audi de Bortoleto na zona de eliminação. Mas, no final da sessão, ficaram de fora da Q2 Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lance Stroll, Oliver Bearman, Valtteri Bottas e Sergio Pérez. Piastri, com o tempo de 1:12.610, foi o mais rápido da sessão, seguido de Lewis Hamilton e Lando Norris.

❌ ELIMINATED IN Q1 ❌

17: Sainz 📸
18: Alonso
19: Stroll
20: Bearman
21: Bottas
22: Perez#F1 #DutchGP pic.twitter.com/8eAbNMUcNa

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

Q2

O começo da Q2 também nos deu carros desde o começo da sessão, com os Mercedes a irem para a pista assim que a luz verde surgiu no final da via da boxes, tal como Max Verstappen, como habitualmente.

George Russell começou com vontade e iniciou a Q2 no segundo 11, bem à frente de Kimi Antonelli, mas Lando Norris tratou de tirar 0,05 segundos ao tempo referência do piloto Mercedes. Oscar Piastri tirou mais 0,026 segundos ao tempo do colega de equipa, com Leclerc a subir ao terceiro posto.

🟢 Q2 GREEN LIGHT 🟢

Off we go again! #F1 #DutchGP pic.twitter.com/ykV1TDIYRT

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

No final das primeiras tentativas, tínhamos na zona de eliminação Pierre Gasly, Yuli Tsunoda, Franco Colapinto, Nico Hülkenberg, Esteban Ocon e Alex Albon.

Depois dos carros terem passado brevemente pelas boxes, regressaram à pista para as derradeiras tentativas na Q2. Norris tratou de tirar 0,013 segundos ao tempo de Piastri, com Verstappen a ficar-se apenas pelo terceiro tempo.

No final da sessão, na zona de eliminação encontrávamos, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg, Franco Colapinto, Esteban Ocon e Alex Albon. Com o tempo de 11:11.628, Norris ficou com o melhor tempo, seguido de Piastri, Verstappen, Leclerc, Antonelli, Russell, Hamilton, Lawson, Bortoleto e Lindblad.

❌ ELIMINATED IN Q2 ❌

11: Gasly
12: Tsunoda
13: Hulkenberg
14: Colapinto 📸
15: Ocon
16: Albon#F1 #DutchGP pic.twitter.com/ErAqdoow4c

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

Q3

A decisiva Q3 começou movimentada na via das boxes, mas as lutas mais interessantes iriam acontecer em pista. Lando Norris começou no segundo 11, a 0,3 décimos do segundo 10, com a ameaça de chuva a começar a pairar sobre Zandvoort. Russell ficou a 0,1 segundo do tempo do McLaren, enquanto Piastri não conseguiu aproximar-se do seu colega de equipa.

🟢 Q3 GREEN LIGHT 🟢

The top 10 shootout is GO! 👊 Who's taking pole? #F1 #DutchGP pic.twitter.com/Q7AXjzQvNc

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

A meio da sessão, Norris tinha a pole provisória, seguido de Russell, Piastri, Leclerc, Antonelli, Verstappen, Lawson, Hamilton, Lindblad e Bortoleto. A seis minutos do fim, os carros regressaram à pista, sob ameaça iminente de chuva. Norris saiu na frente de Russell e não deixou o compatriota passar para a sua frente.

Com a chuva a começar a cair, seria difícil vermos melhorias nos tempos. Antonelli passou para o topo da tabela, mas foi destronado imediatamente por Lando Norris, com Russell a ficar em segundo, a 0,102 segundos do McLaren, e Kimi Antonelli em terceiro. Charles Leclerc tentou chegar ao pódio, mas não conseguiu melhor do que o quinto tempo, enquanto Hamilton apenas conseguiu fazer melhor do que o colega, roubando-lhe o quinto tempo.

No final da sessão, Lando Norris ficou com a pole, seguido da dupla da Mercedes, George Russell e Kimi Antonelli. Oscar Piastri ficou com o quarto tempo, à frente de Lewis Hamilton, que completou o top 5. Charles Leclerc, Max Verstappen, Liam Lawson, Gabriel Bortoleto e Arvid Lindblad completaram o top 10.

QUALIFYING TOP 10

Norris
Russell
Antonelli
Piastri
Hamilton
Leclerc
Verstappen
Lawson
Bortoleto
Lindblad#F1 #DutchGP pic.twitter.com/YXzIiVhSGS

— Formula 1 (@F1) August 22, 2026

Foto: MPSA

Tags: F1Fórmula 1GP dos Países BaixosLando Norris
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027
FÓRMULA 1

Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027

by José Luis Abreu
17 Outubro, 2026
F1: Oscar Piastri reage a rumores sobre Verstappen na McLaren
FÓRMULA 1

F1: Zak Brown destaca regresso de Oscar Piastri à melhor forma

by José Luis Abreu
17 Outubro, 2026
Next Post

GP Países Baixos F1, George Russell satisfeito com 2º lugar: “sinto-me eu mesmo, de novo”

GP Países Baixos F1, Kimi Antonelli foi 3º: “cometi um erro na Curva 1″

GP Países Baixos F1, Kimi Antonelli foi 3º: “cometi um erro na Curva 1"

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
3 Comentários
Guilherme Moreira
Guilherme Moreira
1 mês atrás

Boa qualificação, com grandes lutas entre colegas de equipa e diferenças minimas, Lando consegue a pole por 1 decima de segundo, num fim de semana onde a mclaren parece ser o carro mais rapido como nos 2 ultimos anos com uma mercedes fortissima no primeiro e terceiro setor onde tem a reta e zonas de aceleração onde a bateria e a parte eletrica e software da Mercedes ainda está um passo enorme à frente de toda a concorrencia, mas nas curvas lentas a Mclaren com os upgrades parece ser o carro mais rapido, mas veremos em ritmo de corrida se… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Guilherme Moreira
1 mês atrás

Se, na escola, não lhe ensinaram a fazer parágrafos, ainda está a tempo de aprender. O texto, como está, torna-se cansativo dfe ler.

Pity
Pity
1 mês atrás

Parece que a McLaren está mesmo de volta, pelo menos o Norris. Pole na Hungria, pole na Holanda. Piastri também fez uma boa qualificação. Russell a bater Antonelli em ambas as qualificações e na corrida sprint. Será que também ele está de volta? Amanhã saberemos. Os Ferrari não ficaram longe. Não esperava um Lawson tão perto do Verstappen. Ainda bem que não choveu, como eu receava. Bortoleto novamente a bater Hulkenberg e a chegar à Q3. Tsunoda não chegou à Q3, mas ficou a um décimo de Lindblad. Para quem conduziu este carro pela primeira vez este fim de semana,… Ler mais »

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Skoda Octavia estreia motorizações HEV

Skoda Octavia estreia motorizações HEV

17 Outubro, 2026
Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027

Teste no AIA em Portimão decisivo para Rafael Câmara garantir lugar na Haas F1 em 2027

17 Outubro, 2026
Cresswell e Gabbay dominam qualificações do GT4 European Series em Portimão

Cresswell e Gabbay dominam qualificações do GT4 European Series em Portimão

17 Outubro, 2026
Audi A3 completa 30 anos

Audi A3 completa 30 anos

17 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz