GP Azerbaijão F1: Max Verstappen e Red Bull na frente
Max Verstappen foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres do GP do Azerbaijão de F1, um treino com um resultado estranho, já que no rapidíssimo circuito de Baku, os dois mais rápidos… têm motor Renault, o terceiro Ferrari e o melhor Mercedes só surge em quinto. Apesar de ser curioso, não tem nada de muito estranho, pois as duas primeiras sessões de treinos livres poucas vezes espelham com exatidão o que se passa no resto do fim de semana pois as equipas começam sempre por experimentar diversas soluções de afinação o que adultera por completo os números. De resto, foram os pneus que determinaram as diferenças, entre quem utilizou supermacios ou macios. Max Verstappen registou 1m44.410s batendo Daniel Ricciardo por 0.470s com Sebastian Vettel um décimo mais atrás.
Parte da explicação do registo tem também a ver com o facto de Lewis Hamilton ter utilizado apenas pneus macios, ao invés dos super macios dos homens da frente, sendo que, quando os utilizou, não conseguiu uma volta limpa e por isso não chegou mais à frente. A sessão foi atribulada, não só devido à violenta saída de Sergio Perez na parte mais estreia e sinuosa do circuito, mas também Romain Grosjean, Vettel e Palmer, saíram de pista, com Valtteri Bottas a fazer também um pião na curva 12, terminando a sessão em sexto Ainda assim, Pérez foi quarto na frente de Hamilton. Esteban Ocon foi sétimo na frente de Felipe Massa mas Kimi Raikkonen apenas nono, a 1.590s do mais rápido em pista.
Os primeiros sinais ‘dizem’ que a Red Bull pode estar bem mais perto da frente, a Mercedes e a Ferrari ainda têm que mostrar melhor como estão, embora os sinais de Raikkonen não sejam bons. A Force India está novamente a dar sinais de grande competitividade, tal como sucedeu no Canadá…
Tempos
1 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | 1:44.410 |
2 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | +0.470s |
3 | Sebastian Vettel | FERRARI | +0.557s |
4 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +0.988s |
5 | Lewis Hamilton | MERCEDES | +1.087s |
6 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +1.327s |
7 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +1.342s |
8 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | +1.558s |
9 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +1.590s |
10 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | +2.207s |
11 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +2.239s |
12 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +2.311s |
13 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +2.427s |
14 | Nico Hulkenberg | RENAULT | +2.807s |
15 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +3.036s |
16 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | +3.091s |
17 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | +3.141s |
18 | Jolyon Palmer | RENAULT | +4.115s |
19 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | +4.638s |
20 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +5.527s |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não é nada estranho. Os Red Bull atingiram uma afinação perfeita por terem um bom chassis para a parte sinuosa e uma asa traseira nova, com pouco apoio aerodinâmico, para a “autoestrada”. Além de terem rodado com pneus super-macios, enquanto a Ferrari e a Mercedes – e não apenas o Hamilton, como certamente por lapso se diz no artigo – usaram os macios. Estes são apenas os primeiros treinos livres, mas pode muito bem acontecer que a Red Bull tenha um bom desempenho neste circuito.
O Horner criticava as “T-Wings”, mas a Red Bull lá acabou por aderir à nova moda. O Max tem estado em grande nível na tabela de tempos…aliado a isso…com as suas características partidas…ainda vamos ver o Vettel e o Hamilton na primeira curva a darem-lhe espaço que sobra ou a levantarem o pé, para não se sujeitarem a levar com ele em cima.