Testes de F1 terminam… Ferrari na frente!

Por a 4 Março 2016 17:51

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1, realizados no Circuito da Catalunha, chegaram hoje ao fim. Sebastian Vettel ‘deu’ à Ferrari o primeiro lugar na tabela de tempos esta sexta-feira. Com pneus médios no seu SF16-H, o alemão destronou Lewis Hamilton do primeiro lugar da tabela de tempos, ainda na parte da manhã. Vettel acabaria por vir a melhorar o seu tempo, após equipar o seu Ferrari com compostos super-macios, estabelecendo assim a marca de 1m22.852s, que acabou por não ser batida. O piloto da Ferrari foi o único piloto a rodar no segundo 22.

O mais próximo do alemão foi Carlos Sainz, que fez 1m23.134s, tempo conseguido com pneus ultra-macios. Destaque também para Felipe Massa que ficou no top 3 da tabela de tempos, após equipar o seu Williams com pneus super-macios. O melhor registo do brasileiro foi 1m23.644s. Quarto tempo para Sergio Pérez, 1m23.849s, alcançado com pneus super-macios. A fechar o lote dos cinco primeiros ficou Lewis Hamilton. Em meio dia – esteve em pista apenas na sessão da manhã – o britânico fez o tempo de 1m24.133s, marca alcançada com pneus médios. Um bom registo para Hamilton que foi apenas superado por alguns pilotos… que só o conseguiram recorrendo a compostos ‘bem’ mais macios.

O atual Campeão do Mundo de Fórmula 1 foi também o protagonista de uma das duas situações de bandeiras vermelhas do dia, ‘mostrando’ que o monolugar da Mercedes também ‘pode’ ter problemas. O W07 teve um problema de transmissão e ficou parado no traçado catalão, mesmo no final da sessão da manhã, antes da curva um. Com o melhor tempo entre os compostos macios ficou Daniel Ricciardo, com a marca de 1m24.427s, sendo o sexto mais rápido. Nota também para a segunda situação de bandeiras vermelhas do dia, protagonizada por Sérgio Perez, quando o seu Force India ficou parado na curva 10.

Nesta sexta-feira houve também duas equipas a colocarem os seus dois pilotos em pista. A Mercedes e a Haas F1 Team. Esteban Gutierrez, da Haas, rodou apenas na parte da tarde e foi quem menos voltas realizou 25, enquanto Vettel foi quem mais rodou, com 142.

Tempos finais:

1 Vettel Ferrari 1m22.852s (142) Super-macio

2 Sainz Toro Rosso 1m23.134s (133) Ultra-macio

3 Massa Williams 1m23.644s (129) Super-macio

4 Perez Force India 1m23.721s (60) Super-macio

5 Hamilton Mercedes 1m24.133s (69) Médio

6 Ricciardo Red Bull 1m24.427s (123) Macio

7 Button McLaren 1m24.714s (121) Ultra-macio

8 Palmer Renault 1m24.859s (90) Super-macio

9 Ericsson Sauber 1m25.031 (132) Macio

10 Grosjean Haas 1m25.255s (66) Macio

11 Gutierrez Haas 1m25.422s (25) Super-macio

12 Haryanto Manor 1m25.899s (58) Ultra-macio

13 Rosberg Mercedes 1m27.451s (70) Médio

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
8 anos atrás

Tudo parece indicar que a Ferrari, ou está na frente ou está lá muito perto. A grande questão para mim tem a ver com os pneus. Se a Pirelli fez os pneus desta ano a pensar acima de tudo nos Ferrari ( e não me custa nada acreditar nisso, ambas são italianas etc), então os adversários vão ter problemas – vão ter de fazer pela vida como se costuma dizer. E o que os dados parecem traduzir é isso mesmo – o Ferrari parece tirar um rendimento dos compostos da Pirelli que mais nenhum consegue. E isto num carro que… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  can-am
8 anos atrás

Ou isso ou, em vez da conspiração mafiosa italiana que você vê, simplesmente o que aconteceu foi que o James Allison voltou a conceber um carro que trata bem os pneus, como fez na Lotus. Claro que isto não lhe ocorreu porque não é tão bombástico, mas olhe que é bem mais provável.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
8 anos atrás

Uma conspiração parva. Lá porque são ambas italianas não quer dizer que andem aos beijinhos e aos abraços. Aliás, em 2013 a Pirelli fez um teste privado com a Mercedes durante 3 dias no Circuito da Catalunha, há até quem diga que aproveitaram para testar o motor turbo-híbrido que seria usado a partir de 2014, mas isso é outra história…

Fiumi
Fiumi
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Ele há cada um…!
Os ‘inventores’ das teorias da conspiração aqui do sítio deviam ter um lugar bem na frente da grelha de partida dos GPs de F1… (eficaz como o Shelltox)!

admiradordef1
admiradordef1
Reply to  can-am
8 anos atrás

Bastou a Ferrari ficar na frente para haver logo teorias da conspiração? Mas eu não vi essas teorias quando as notícias só falavam bem da Mercedes que fazia muitas voltas não vi essas teorias quando a Ferrari teve problemas não viesses teorias quando a Mercedes ficou com o melhor tempo não vi essas teorias quando o BOttas ficou com o melhor tempo nada só no dia em que a Mercedes teve problemas e a Ferrari não é a Ferrari foi a que deu mais voltas e fez o melhor tempo é que já há teorias da conspiração mas quando as… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Essa variedade toda de Macios, Super Macios e Ultra Macios é um pouco parva… qualquer dias vamos ter os “Hiper-Giga-Mega Macios V6 Turbo GTI 24V TDI Kompressor”…. ah… e vão esgotar as cores do arco-iris…
O que se pode deduzir dessa traquitana toda é que os Macios devem ser um pouco durinhos… aliás, nestes testes ninguém rodou com os Duros!

F.M.Cardoso
F.M.Cardoso
8 anos atrás

Testes não passam de testes. A Ferrari já ganhou muitos, no inverno quase sempre.
Durante o ano Alonso ficou farto de ser segundo.
Vou esperar, sentado, para ver o salvador, Vettel, ser terceiro.

bzinho
bzinho
8 anos atrás

Pronto, o campeonato da Ferrari já está ganho. Para o ano há mais, que dia 20 voltamos ao campeonato do mundo monomarca da Mercedes.

LeonardoM LM
LeonardoM LM
8 anos atrás

Escrevam o que eu digo, este ano o campeonato vai para a Ferrari, não porque tenham um bom carro, não porque o Mercedes ande menos, apenas porque a Ferrari tem de levar o caneco para casa por causa do contracto com a maFIA e o anãozinho tenebroso

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  LeonardoM LM
8 anos atrás

Oh meu caro, ainda bem que vim espreitar este artigo e os comentários!
Este artista não é o verdadeiro!
Eu sou adepto da Mercedes e Hamilton!!!!! Para que fique bem esclarecido!
Voce é um ridiculo

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  LeonardoM LM
8 anos atrás

Nem vale a pena responder a este comentário… só de saber que está a usar o nick de outra pessoa, já diz tudo.
Desaparece!

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

é ridículo o que se tem passado ultimamente. não é o primeiro caso que vejo aqui.
sei que nem vale a pena responder, mas a verdade é que fico frustrado com isto, ninguém gosta de ver a sua identidade roubada

danilo
danilo
8 anos atrás

Calma! É difícil dizer. Não seria ruim a Ferrari estar forte a ponto de disputar o título, mas a diferença nem é tão grande assim para a Mercedes. Não se pode esquecer que ainda é pré-temporada. Ano passado por exemplo Sauber e Williams viviam entre os melhores tempos e viu no que deu….

iloveformulaone
iloveformulaone
8 anos atrás

F1 in 2016: Analysing Mercedes & Ferrari’s race simulations in testing Tracking the race trials of Hamilton, Rosberg, Vettel and Raikkonen By William Esler in Barcelona Last Updated: 05/03/16 3:25pm As Mercedes and Ferrari carried out race simulations in the final test at Barcelona, we tracked the laps of Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Sebastian Vettel and Kimi Raikkonen to see how the fight at the front could look in 2016. All four drivers carried out three-stop strategies at the Circuit de Catalunya and only Raikkonen diverged from a soft-medium-medium-medium strategy by taking a hard tyre for his final stint. So… Ler mais »

danilo
danilo
8 anos atrás

Eu acho legal a Ferrari ficar na frente assim, mas nem tudo é o que parece, como diz este artigo
http://www.superdanilof1page.com.br/opniao/f1-pre-temporada.php

anotheruser
8 anos atrás

Hora da Mercedes arrepiar caminho, se quiser voltar a fazer uma temporada de passeio.
Se houver mais luta, para mim, tanto melhor.
Não fiquei com uma ideia da durabilidade de cada tipo de pneus testados (que tem novo método de construção e constituição), sejam eles médios, macios, super-macios, ultra-macios, extra-macios, gomas e chiclete.
Só falta saber se as condições de temperatura, asfalto e vento no tempo do Vettel se voltaram a repetir.
É que nem o próprio voltou a rodar lá perto e isto pode ser uma daquelas voltas canhão de condições perfeitas que é difícil replicar.

anotheruser
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Outra coisa que também não percebo é porque andam a fazer voltas e mais voltas com os Ultra-Macios, tendo todos os tipos de pneus tido alterações na sua constituição e sendo os Médios, Macios e Super-macios os mais usados durante a temporada e estando disponíveis para testar.
É que apenas em alguns, poucos, dos circuitos mais lentos se prevê uso de Ultra-macios.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Certamente estiveram a estudar o pneu. Quantas voltas dura, quando demora a aquecer etc.

anotheruser
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Certamente que sim.
Mas serão apenas 4,5 ou 6 corridas (Monaco, Montreal, Singapura, Abu-Dabi, Sochi e talvez Austria) aquelas em que os poderão usar (os ultra-macios) e talvez não seja “Prime” em qualquer delas.
Enfim, a verdade é que também serviram para pôr toda a gente a pensar e a fazer contas sobre a inovação do novo Ferrari e colocar a Mercedes de olhos bem abertos.
E portanto está tudo muito ansioso por Melbourne, o que é bom.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado