Sondagem da Semana: Que outro piloto da era híbrida poderia ter tanto sucesso quanto Lewis Hamilton?
A excelente prestação de George Russell no GP de Sakhir trouxe para a mesa um tema que surge de forma cíclica… o que é mais importante, o piloto ou a máquina? Lewis Hamilton conquistou seis títulos na era híbrida, muito graças à qualidade dos carros da Mercedes, sem menosprezar o seu enorme talento. O exercício que propomos é o de tentar perceber que outro piloto, na opinião do leitor, poderia ter tido tanto sucesso quanto Hamilton.
Iremos colocar a lista de todos os pilotos campeões ou que têm vitórias no seu currículo e que correram de 2014 a 2020, excluindo Nico Rosberg e Valtteri Bottas que pilotaram carros da Mercedes neste período, mas o leitor pode colocar outros nomes à discussão na caixa de comentários.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





joaopereira1696
8 Dezembro, 2020 at 19:05
Na minha opinião e devido aos corredores em questão, Alonso é a única resposta possível. Na minha opinião seria o único a ter até mais sucesso que o inglês pois acho que não perderia um campeonato para Rosberg, e da lista é o único que me dá certezas de vencer 2017 e 2018, que para mim foram os campeonatos mais difíceis para Hamilton. Vettel andaria muito perto do espanhol. Verstappen e Leclerc ainda não estiveram sob a pressão da luta por um campeonato, por isso é ainda uma incógnita se conseguiriam ter o sucesso de Hamilton.
Miguel Costa
8 Dezembro, 2020 at 19:14
Concordo consigo, apenas acrescento à lista de incógnitas o Ricciardo.
Leonardo Lewenhart
8 Dezembro, 2020 at 19:53
O meu raciocinio é muito semelhante ao seu, apenas discordo no que diz sobre Alonso não perder aquele campeonato de 2016 para Rosberg pois na minha opinião o fator sorte, nomeadamente aquela falha mecânica que o Hamilton sofreu em Singapura, mas houve mais azares para o inglês nessa época, deram uma enorme ajuda a Rosberg para ganhar esse campeonato e Alonso nada poderia fazer contra esse tipo de situações que fazem parte das corridas de F1.
De resto concordo plenamente com a sua opinião, e acrescento ainda na lista de incógnitas Ricciardo.
831AB0
9 Dezembro, 2020 at 15:45
Sim, porque o Alonso bateu claramente o Hamilton quando foram companheiros de equipa na McLaren…
Scb
8 Dezembro, 2020 at 19:43
Falta uma opção: “qualquer um excepto Botas”.
Se um miudo com 2 dias de treino faz o que faz com o W11, que fariam pilotos que têm conseguido pódios e até vitórias com latas?
Hamilton é bom mas para termos um carro tão superior temos de recuar ao McLaren de Senna e Prost. Nem a Ferrari dominou tanto com Schumacher, com um carro tão superior.
Leonardo Lewenhart
8 Dezembro, 2020 at 20:03
Bottas é inferior a Hamilton e na minha opinião Russell é um excelente piloto como existem poucos, mas dai a afirmar que qualquer piloto seria capaz de dominar “excepto Bottas” é colocar o finlandês num nível que não é o correcto nem justo. AFC que o diga pois correu contra Bottas e não teve hipótese contra o finlandês.
Fica aqui o link de um artigo publicado neste mesmo site que resume um pouco a carreira de Bottas até ser confirmado pela Mercedes para substituir Rosberg.
Sugiro a todos que leiam, e talvez este artigo ajude a entender o nível dos pilotos para chegarem a F1 e o porquê de serem tão poucos a conseguir atingir a categoria máxima do desporto.
Leonardo Lewenhart
8 Dezembro, 2020 at 20:05
https://www.autosport.pt/formula1/f1/memoria-valtteri-bottas-ao-longo-dos-tempos/
Scb
8 Dezembro, 2020 at 22:40
A própria poll do autosport coloca uma série de nomes em cima da mesa como pilotos que poderiam fazer o que Bottas não faz. São quase 80 GP com a Mercedes, não é uma má época, ou um momento.
Pity
8 Dezembro, 2020 at 20:41
O que é que o Maldonado faz nesta lista?
Cágado1
8 Dezembro, 2020 at 22:35
A mesma pergunta se poderia fazer quanto ao Button. Teve vitórias; pilotou na era híbrida, mas não teve nenhuma vitória na era híbrida.
Sr. Dr. HHister
8 Dezembro, 2020 at 23:06
Talvez porque ficou à frente de um certo Hamilton com maquinaria idêntica.
Pity
8 Dezembro, 2020 at 23:45
Mas foi campeão do mundo
Cágado1
9 Dezembro, 2020 at 9:54
O critério que eles anunciam na sondagem é vitórias e terem corrido entre 2014 e 2020. Tanto o Maldonado, como o Button, como o Raikkonen, como o Kubica, como até o próprio Alonso respondem a esse critério, mas têm nenhuma vitória no período em causa. Quando se põe um critério respeita-se o critério, não se fazem alterações individuais porque parece que determinado piloto não faz sentido, a votação demonstrará que não faz sentido.
Sr. Dr. HHister
9 Dezembro, 2020 at 10:13
Tem razão.
Sr. Dr. HHister
8 Dezembro, 2020 at 23:04
Há aqui um certo jornalista com os bolsos cheios de bolívares. Shhhh.
Pity
8 Dezembro, 2020 at 23:44
Não seja mauzinho.
Campos
8 Dezembro, 2020 at 22:39
A minha aposta vai para Ricciardo, mas podia ser noutro piloto, pois o que Russell fez no último fim de semana mostra que qualquer piloto do top 5 onde está incluído Hamilton podia fazer o que este fez ao volante desta Mercedes na era híbrida.
Sr. Dr. HHister
8 Dezembro, 2020 at 22:57
Pastor Maldonado obviamente!
Não me chateies
8 Dezembro, 2020 at 23:23
O Hamilton. Se fizessem a pergunta e se não houvesse Hamilton na Mercedes? Rosberg tinha ganho os títulos todos e claro que não teria se reformado.
nunofcmelogmail-com
8 Dezembro, 2020 at 23:51
O problema desta lista/sondagem é podermos apenas seleccionar um piloto…
Vejamos bem as coisas. Hamilton ganhou 6 títulos com a Mercedes porque tem tido desde o início da era híbrida sempre um carro muito superior à concorrência. Houve anos em que a Ferrari se aproximou e outros em que foi a Red Bull a fazer o mesmo. Mas nunca esteve em questão que seria a Mercedes a vencer tanto os títulos de construtores como um dos seus pilotos a vencer o respectivo mundial.
O mesmo poderá ser dito para Vettel nos anos de domínio da Red Bull ou Schumacher nos anos de ouro da Ferrari.
Em todos estes casos o adversário foi apenas um. O colega de equipa. No caso de Schumacher os colegas eram clara e declaradamente o nº2 pelo que nem havia discussão. Na Red Bull permitiram a luta entre Vettel e Weber e o alemão foi superior.
Na Mercedes Hamilton teve luta de Rosberg, que o conseguiu bater uma vez e saiu vergado pelo cansaço psicológico. Depois veio Bottas representar o papel de nº2 pois a Mercedes não quis mais lutas fratricidas. E Hamilton foi superior sempre que venceu o campeonato, sem dúvida.
Mas se Hamilton estivesse no Ferrari e Vettel na Mercedes, teria sido Vettel a bater os records de Schumacher. E o mesmo se tivesse sido Alonso na Mercedes (para mim o melhor piloto), ou Ricciardo, ou Verstappen, ou Leclerc. Ou Kubica nos seus tempos pré-acidente.
A única questão seria saber qual seria o colega de equipa. Se fosse Rosberg acredito, como ficou demonstrado, que desse luta. Se fosse Bottas, tem ficado demonstrado que não tem consistência. Tem muito pé frio e é um bom nº2 que faz o que lhe mandam…
Que outro piloto da era híbrida poderia ter tanto sucesso quanto Lewis Hamilton? Qualquer um que tivesse um Mercedes imensamente superior à concorrência e conseguisse pôr o colega de equipa em cheque…
FormulaTwo+1
9 Dezembro, 2020 at 0:19
Depois da razia Hamilton (o tal pior piloto do pelotão que a Mercedes teve a infelicidade de escolher…), seguir-se-à pela certa a razia Russell. Ora como só dá British, da lista optei por Button! Por isso, esperando pelo seu regresso, votei 3 vezes no inglês!
Cágado1
9 Dezembro, 2020 at 9:57
Votar 3 vezes!?… Se isso é possível estas sondagens não têm nenhum valor. Espero que o voto seguinte substitua o anterior.
jo baue
9 Dezembro, 2020 at 10:11
Só para chatear: Vettel . Os seus 4 títulos consecutivos apontam nessa direcção. E não esquecer: houve 1 deles em que nunca liderou o campeonato antes do último GP, ou 1 outro que que venceu com três pontos de vantagem.
Imagine-se entao com um carro de outra galáxia como têm sido todos os mercedes,que nem têm mostrado todo o seu potencial( ver abudhabi, ultima corrida em q já nao havia nenhum risco e onde abriram a torneira e fizeram VMR com pneus médios em fim de vida), e com uma equipa a apoiá-lo, já para nao falar do seu poder político (que envergonha o Desporto).
Será que o Vettel teria perdido aquele campeonato para o Rosberg? Essa é que é a questão.
831AB0
9 Dezembro, 2020 at 11:22
Claro que ninguém vai votar no Vettel. Esqueçamos a vitória com um Toro Rosso, o facto de ter começado a ganhar mal chegou a uma Red Bull que tinha um fabuloso currículo de dois pódios até então (na altura muitos disseram que a passagem para a Red Bull ia ser um passo atrás na carreira); esqueçamos também que, em 2015, acabado de chegar à Ferrari, ganhou três GPs com um carro que era essencialmente o mesmo da época anterior, considerado um dos piores Ferrari de sempre. Esqueçamos tudo isto e concentremo-nos apenas no GP da Alemanha de 2018, ou neste e naquele pião (muitos provocados por outros pilotos).
O meu caro não pode esperar que, num website onde toda a redacção reza pela bíblia do Alonso, haja muita gente a defender o Vettel. O que pode esperar é muita estultícia, que vai desde os que mentem para diminuir o mérito do piloto até aos racistas que adoptam o Vettel como favorito por oposição ao Hamilton, passando pelos que fingem amar pilotos que, supostamente, «humilharam» o Vettel (estes últimos nunca perceberão que o Vettel não está disposto a arriscar se não puder lutar por títulos).
NOTEAM
9 Dezembro, 2020 at 11:38
Mentir é dizer que o carro de 2015 era basicamente igual ao de 2014. Isso é feio e nem todos andamos por aqui a comer palha. Para quem tem o distintivo de provedor aqui do site, aconselho-o a informar-se
https://www.eurosport.com/formula-1/ferrari-s-first-turbo-hybrid-success_sto6458681/story.shtml
jo baue
9 Dezembro, 2020 at 15:06
Ou o que ele fez quando lhe “caiu no colo” o BMW do Kubica, a sensação da altura.
Não, aqui (sem fazer humor negro) já estamos vacinados há muito, essa originalidade, esse traço distintivo,detecta-se bem mesmo estando para lá da linha do horizonte.
NOTEAM
9 Dezembro, 2020 at 10:50
Uma coisa é bater Rosberg e Bottas, outra é vencer os campeonatos de 2017 e 2018 contra uma Ferrari bastante competitiva, quem sabe já na altura com os tais cavalinhos a mais? Aí a lista fica mais curta. Alonso e Ricciardo certamente! Max e Leclerc muito provavelmente, mas aqui estamos a falar de pilotos ainda em fase de crescimento, uma coisa é o Leclerc rookie, outra é o Leclerc actual. O Kubica de 2010, não o que tivemos após o seu grave acidente também conquistava o que o Hamilton conquistou. Não coloco as mãos no fogo no Button, Vettel e Pérez. Com a certeza absoluta que não chegavam lá o Gasly, Maldonado e Kimi. O Sainz está actualmente com 26 anos, foi mais ou menos com esta idade que o Hamilton chegou á Mercedes, também acredito que este carlos Sainz conseguiria andar lá perto, juntava-o á lista.