SONDAGEM DA SEMANA: QUE FUTURO PARA AS UNIDADES MOTRIZES? – RESULTADOS

Por a 9 Julho 2021 18:13

Esta semana quisemos saber, junto dos nossos leitores, se tivessem uma folha em branco, sem compromissos e com a oportunidade de desenhar a unidade motriz que pensariam ser a ideal para os próximos anos da F1, que ênfase escolheriam? Isto depois da reunião entre os líderes das companhias que fornecem unidades motrizes para a competição, para tentarem encontrar um entendimento sobre o futuro das mesmas depois de 2025.

A grande maioria dos leitores que votaram na sondagem estão de acordo com aquilo que parece ser o caminho da disciplina: um maior ênfase da componente elétrica nas unidades motrizes híbridas. 24.9% das 334 respostas obtidas na sondagem desta semana apontam esse caminho. 

Interessante é ver que, ao contrário do que pensamos quando lançamos a questão desta semana, a maioria dos nossos leitores não preferia ver de novo os motores de combustão nos monolugares, no entanto ocupa uma grande fatia das nossas respostas e essa opinião (como todas as que recebemos) não pode ser descartada. Realmente, existe uma grande franja de adeptos da Fórmula 1 que gostaria de ver os motores de combustão de regresso. Quem ainda não se arrepia com o barulho do V10 do McLaren MP4/5B a subir Goodwood como acontece neste fim de semana? 23.7% dos votos foram para esta opção na nossa sondagem.

As opções “Híbrido com mais ênfase na combustão” e “Hidrogénio”, somaram o mesmo percentil de votos: 20.4%. Votaram ainda 2.7% na opção de uma unidade motriz totalmente elétrica e 8.1% das respostas foram na opção para manter os motores como estão neste momento.

Vox Pop

Cágado1

“Os motores da F1 devem reflectir a tendência básica do mercado, ligeiramente à frente, para serem uma fonte de inovação. A actual tecnologia é muito interessante, som rendimentos fantásticos, mas infelizmente muito cara e talvez por isso não massificável. Gostaria de ver o hidrogénio, mas não estou suficientemente por dentro da sua possibilidade de produção/distribuição em larga escala para ter a certeza que é a solução melhor para o futuro.”

rogermartins0009gmail-com

“Penso que os motores devem continuar híbridos com motores elétricos mais potentes e talvez tração integral, como penso que acontecia em Le mans com os motores elétricos nas rodas da frente, ao mesmo tempo usar combustíveis sintéticos para a parte de combustão e testar a viabilidade do mesmo, talvez se o motor subisse de cilindrada para um 2.0l ou mesmo 1.8l fosse benéfico”.

Charutus GT

“Motores Híbridos com predominância a combustão e com utilização de combustíveis 100% sintéticos; não existe esta opção, porquê? tenho a sensação que teria muita aceitação por parte dos leitores do AS.”

F1 Forever

“Que raio de sondagem, nem tem a situação que a F1 vai realmente avançar. Combustíveis sintéticos e neutros em carbono + KERS. Esse é o meu voto e não existe nessa lista.”

Patucho10

“A F1 devia seguir com motores a Hidrogénio, isso era benéfico para os carros de estrada, pensar uma tecnologia a frente do elétrico, acredito que as marcas gostavam da ideia de desenvolver motores a Hidrogénio,.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Grande maioria??? foram 24,9%!!! Além disso ainda houve 23,7% a votar na combustão e ainda mais 20,4% a votar em cada uma de duas outras opções…
Ainda bem que não é o AS que supervisiona as eleições…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Sou a favor de eléctricos e híbridos. Mas desde quando é que 25% é uma maioria…? lol

zbranco
zbranco
2 anos atrás

A grande maioria dos leitores estao de acordo com o caminho da electrificação é no minimo uma interpretação simplista dos dados.

Se avaliarmos a tendencia temos:

47.8% a preferir o caminho da electrificação total ou parcial mas com mais ênfase nesta.
44.1% a preferir o caminho da combustão total ou parcial mas com mais ênfase nesta.

Se excluirmos os 8.1% que preferem manter tudo na mesma, ficamos com 48% para maior ênfase na combustao contra 52% para maior ênfase na electrificação.

Embora em vantagem a preferencia na electrificação esta muito longe da maioria anunciada.

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Eu não encontrei a opção que iria votar, que à opção que a F1 vai seguir em 2025.

RogerM
RogerM
2 anos atrás

Na próxima década, os Híbridos Plug-In, continuarão a ter grande expressão, uma vez que se adequam melhor ao perfil de utilização da larga maioria dos condutores. Usufruindo das vantagens dos EVs em carregar o carro na rede elétrica, com a ausência da ansiedade de autonomia, possibilidade de abastecer rapidamente, menos carga na rede elétrica, pack de baterias que requerem menos metais raros na sua produção, e maior período de vida útil. Dessa forma, a F1 poderia manter as unidades atuais com mais enfase na parte elétrica, recorrendo a capacitores de grande desempenho, ao invés de baterias.

Last edited 2 anos atrás by Roger M
Pitroleo
Pitroleo
2 anos atrás

Exelente ideia meter os F1a pilhas como os FE. Damm

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado