Sondagem da Semana: O que espera das corridas Sprint?

Por a 13 Julho 2021 15:00

Está a aproximar-se a tão falada estreia das corridas sprint de qualificação. Um novo formato de fim de semana que tem como objetivo apimentar as corridas e melhorar o espetáculo. Trata-se de uma mudança radical, algo que a F1 nunca viu, mas algo que está a ser encarado com relativa normalidade, sendo que o rótulo de “experiência” retira muita da pressão. Os responsáveis da F1 assumidamente olham para estes eventos como um teste para entender se é possível manter este formato no futuro.

Fazer experiências a meio de um campeonato não faz muito sentido, mas dado o calendário tão preenchido e a vontade de cortar nos custos da competição, é a única forma de fazer com que todas as equipas participem e talvez a melhor maneira de entender as verdadeiras implicações desta ideia.

Se por um lado este formato implica menos tempo de treino (o que aumenta sempre a imprevisibilidade) e uma corrida extra de curta duração, que se espera possa ser mais intensa, mudanças que podem de facto animar os fãs, por outro vemos a qualificação, considerada por muitos um dos pontos altos do fim de semana, a perder relevância, temos mais uma corrida, onde a tendência atual não deverá ser alterada e temos uma mudança de conceito que vai contra a tradição da F1. A questão para esta semana é , inevitavelmente. o que espera deste formato das corridas sprint? Para muitos esta questão deveria ser respondida apenas depois do fim de semana , mas o exercício pretende comparar a taxa de aceitação antes e depois da prova. A caixa de comentários pode e deve servir para complementar a opinião.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joaolima
joaolima
2 anos atrás

Prefiro ver primeiro, sem ideias preconcebidas, e depois analisar 🙂

eroni_americo
eroni_americo
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Somos dois!

Zacspeed
Zacspeed
2 anos atrás

Pelo menos vamos ver uma verdadeira corrida de F1, embora que curta.
As actuais com tanta estratégia, poupar pneus e paragens, mais parecem corridas de resistência em ponto pequeno do que corridas de sprint

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Zacspeed
2 anos atrás

Mas na fórmula nunca se poupou nos pneus ou no combustível?

Isso para mim é conversa de pseudo especialista da fórmula um.

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Os pneus eram feitos para durar a corrida toda e não para durarem só 10 voltas.
Como deram liberdade à aerodinâmica e os carros não conseguem curvar perto do que vai à frente, começaram a criar soluções para haver ultrapassagens, ou melhor, troca de posições.T

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Zacspeed
2 anos atrás

Sabe qual é a corrida que Fangio deu um baile enorme aos outros?? Sabe?

Dou uma pista. Foi na Alemanha.
Aliás dou duas pistas. Durante a corrida bateu o record da pista mais que uma vez.

Aliás três pistas. Parou para trocar de pneus. Veja se. Coisa que você diz que no “antigamente” não acontecia.

Volto a dizer pseudo especialistas de fórmula um.

Sempre mas sempre mesmo houve preocupações com pneus e combustível.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Uma farsa. O importante não é terem corridas mais curtas ( porque, parece, os jovenzinhos não aguentam ver 1.30h seguidas) mas sim mais interessantes. 20 pilotos que vão “lutar” somente para definir a posição da grelha no dia seguinte, e sendo que só 3 marcam pontos. Conclusão, a única coisa que valia nesta Fórmula Aborrecida ainda era a qualificação, mas até isso se encarregaram de eliminar. E então se colidem uns 4 ou 5? E se puxam demasiado pelo carro numa volta, ou o “estragam” numa ultrapassagem? Mas pronto, dizem-nos eles que é uma corrida sprint. Criem regras simples, fáceis… Ler mais »

Cágado1
2 anos atrás

Estou convencido que a maioria dos pilotos não irá arriscar, como se esperaria num sprint, sendo os ganhos apenas a uns míseros pontinhos e algumas posições para a verdadeira corrida. Apenas um piloto a quem tenha corrido muito mal a qualificação irá arriscar. Adicionalmente, com prováveis apostas em pneus mais macios, mesmo para 30 min., terá de haver uma gestão de pneus. Por outro lado, já comentei várias vezes, que a F1 tem de aumentar os treinos, para facilitar a adaptação de pilotos novos, de forma a promover a rotação e acabar com as carreiras que se eternizam. Este é… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Concordo com a parte dos treinos. Mas não também não percebo porque é que mesmo assim pilotos novatos não dão voltas e voltas nem que sejam em pneus duros.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Agora que ao fim de tantos anos a velhinha “Aranha” da Ferrari vai para a reforma e será substituída pelo novo e revolucionário simulador, finalmente já poderemos ter esperanças que os testes em pista vão regressar.

luis.medeiros martins
luis.medeiros martins
2 anos atrás

Gostava de corridas sem entradas nas boxes, velocidade do princípio ao fim!

jmc
jmc
2 anos atrás

já sigo a formula 1 desde há muitos anos (1968 ) e não vejo melhoras sempre para piorar que está feito ,mas enfim estamos noutros tempos e o circo tem que continuar , estou com medo de ter que me juntar aos milhares que já deixaram de seguir a Formula 1 . Medo muito Medo

Cágado1
Reply to  jmc
2 anos atrás

Engraçado, começámos a ver no mesmo ano.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Vai ser uma corrida como as outras, mas sem o factor estratégia (pneus/paragens boxes) mas mais curta. Esta mudança é como ter o motor a fazer um barulho estranho e por isso por o rádio a tocar mais alto.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado