Sondagem da Semana: O que espera das corridas Sprint?
Está a aproximar-se a tão falada estreia das corridas sprint de qualificação. Um novo formato de fim de semana que tem como objetivo apimentar as corridas e melhorar o espetáculo. Trata-se de uma mudança radical, algo que a F1 nunca viu, mas algo que está a ser encarado com relativa normalidade, sendo que o rótulo de “experiência” retira muita da pressão. Os responsáveis da F1 assumidamente olham para estes eventos como um teste para entender se é possível manter este formato no futuro.
Fazer experiências a meio de um campeonato não faz muito sentido, mas dado o calendário tão preenchido e a vontade de cortar nos custos da competição, é a única forma de fazer com que todas as equipas participem e talvez a melhor maneira de entender as verdadeiras implicações desta ideia.
Se por um lado este formato implica menos tempo de treino (o que aumenta sempre a imprevisibilidade) e uma corrida extra de curta duração, que se espera possa ser mais intensa, mudanças que podem de facto animar os fãs, por outro vemos a qualificação, considerada por muitos um dos pontos altos do fim de semana, a perder relevância, temos mais uma corrida, onde a tendência atual não deverá ser alterada e temos uma mudança de conceito que vai contra a tradição da F1. A questão para esta semana é , inevitavelmente. o que espera deste formato das corridas sprint? Para muitos esta questão deveria ser respondida apenas depois do fim de semana , mas o exercício pretende comparar a taxa de aceitação antes e depois da prova. A caixa de comentários pode e deve servir para complementar a opinião.
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Prefiro ver primeiro, sem ideias preconcebidas, e depois analisar 🙂
Somos dois!
Pelo menos vamos ver uma verdadeira corrida de F1, embora que curta.
As actuais com tanta estratégia, poupar pneus e paragens, mais parecem corridas de resistência em ponto pequeno do que corridas de sprint
Mas na fórmula nunca se poupou nos pneus ou no combustível?
Isso para mim é conversa de pseudo especialista da fórmula um.
Os pneus eram feitos para durar a corrida toda e não para durarem só 10 voltas.
Como deram liberdade à aerodinâmica e os carros não conseguem curvar perto do que vai à frente, começaram a criar soluções para haver ultrapassagens, ou melhor, troca de posições.T
Sabe qual é a corrida que Fangio deu um baile enorme aos outros?? Sabe?
Dou uma pista. Foi na Alemanha.
Aliás dou duas pistas. Durante a corrida bateu o record da pista mais que uma vez.
Aliás três pistas. Parou para trocar de pneus. Veja se. Coisa que você diz que no “antigamente” não acontecia.
Volto a dizer pseudo especialistas de fórmula um.
Sempre mas sempre mesmo houve preocupações com pneus e combustível.
Uma farsa. O importante não é terem corridas mais curtas ( porque, parece, os jovenzinhos não aguentam ver 1.30h seguidas) mas sim mais interessantes. 20 pilotos que vão “lutar” somente para definir a posição da grelha no dia seguinte, e sendo que só 3 marcam pontos. Conclusão, a única coisa que valia nesta Fórmula Aborrecida ainda era a qualificação, mas até isso se encarregaram de eliminar. E então se colidem uns 4 ou 5? E se puxam demasiado pelo carro numa volta, ou o “estragam” numa ultrapassagem? Mas pronto, dizem-nos eles que é uma corrida sprint. Criem regras simples, fáceis… Ler mais »
Estou convencido que a maioria dos pilotos não irá arriscar, como se esperaria num sprint, sendo os ganhos apenas a uns míseros pontinhos e algumas posições para a verdadeira corrida. Apenas um piloto a quem tenha corrido muito mal a qualificação irá arriscar. Adicionalmente, com prováveis apostas em pneus mais macios, mesmo para 30 min., terá de haver uma gestão de pneus. Por outro lado, já comentei várias vezes, que a F1 tem de aumentar os treinos, para facilitar a adaptação de pilotos novos, de forma a promover a rotação e acabar com as carreiras que se eternizam. Este é… Ler mais »
Concordo com a parte dos treinos. Mas não também não percebo porque é que mesmo assim pilotos novatos não dão voltas e voltas nem que sejam em pneus duros.
Agora que ao fim de tantos anos a velhinha “Aranha” da Ferrari vai para a reforma e será substituída pelo novo e revolucionário simulador, finalmente já poderemos ter esperanças que os testes em pista vão regressar.
Gostava de corridas sem entradas nas boxes, velocidade do princípio ao fim!
já sigo a formula 1 desde há muitos anos (1968 ) e não vejo melhoras sempre para piorar que está feito ,mas enfim estamos noutros tempos e o circo tem que continuar , estou com medo de ter que me juntar aos milhares que já deixaram de seguir a Formula 1 . Medo muito Medo
Engraçado, começámos a ver no mesmo ano.
Vai ser uma corrida como as outras, mas sem o factor estratégia (pneus/paragens boxes) mas mais curta. Esta mudança é como ter o motor a fazer um barulho estranho e por isso por o rádio a tocar mais alto.