Sondagem da Semana – Deve o complexo Eau Rouge/Raidillon ser alterado?

Por a 3 Agosto 2021 16:30

As 24h de Spa ficaram novamente marcadas por um incidente no topo da curva Raidillon, uma das secções mais emblemáticas do circuito de Spa-Francorchamps. É sem duvida um dos complexos mais admirados pelos fãs e pilotos e uma secção que define a pista belga. Além do desafio técnico para carros e pilotos é também uma curva onde a coragem e determinação dos pilotos é realçada. Mas esta zona tem visto acidentes severos e por vezes com consequências graves para os pilotos envolvidos nos incidentes.

Não iremos aqui relembrar a lista de acidentes nesta parte do traçado de Spa, mas o número de casos nos últimos anos começa já levar responsáveis a ponderar mudanças. Kevin Estre, reconhecido piloto de GT e um dos envolvidos no incidente disse o seguinte nas suas redes sociais:

“Esta é provavelmente a curva mais bonita do mundo! Já há muito tempo que não pensava tanto num acidente como este. O que poderia eu ter feito de diferente? E se isto ou aquilo? Para ser honesto, penso que faria exatamente o mesmo se chegasse a esta situação mais uma vez. Eau Rouge faz parte de Spa e eu, pessoalmente, nunca quereria qualquer mudança para esta curva. Todos nós conhecemos o risco de, ao nos sentarmos no carro a 240km/h e subirmos a colina. A única coisa que nos poderia ter ajudado era a gravilha do lado esquerdo. Se substituirmos o asfalto por gravilha, cada piloto será 2-3 km/h mais lento. Neste momento, todos nós conduzimos no limite ou mesmo por cima dele, sabendo que se tiver um problema, basta ultrapassar os limites de pista. Nos tempos modernos, não temos medo de bater, temos medo de ser penalizados por causa dos limites de pista!”

Fica claro que o tema de possíveis mudanças naquela zona da pista ganhará ainda mais força nos próximos tempos. Assim, aproveitamos esta sondagem para pedir a opinião aos nossos leitores. O que deve acontecer ao complexo Eau Rouge/Raidillon? Devem ser introduzidas medidas de segurança extra (o que olhando à topologia daquela zona parece ser complicado)? Deve o traçado do complexo ser alterado para bem da segurança dos pilotos (sabendo que esta zona já teve várias configurações). Deve-se deixar tudo como está? Diga-nos o que acha na caixa de comentários.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

E não há outras alternativas senhores jornalistas?
Das duas uma, ou metem uma caixas de areia de um lado e do outro, ou alargam a escapatória.
Eu sei que eles dizem que não há espaço para alargar, mas se há países a roubarem terra ao mar, com certeza é possível colocar terra onde ela não existe!
O problema é os carros baterem e serem recambiados directamente para a pista.
Tem que haver escapatórias maiores porque em alguns sítios a areia, por si só, não impede os carros de regressarem à pista.

Scb2
Scb2
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Estou de acordo. O problema desta secção é dos carros fazerem ricochete e serem atingidos por outros a alta velocidade. As alterações têm de ser feitas de modo a impedir que os carros regressem à pista. Alterar o traçado é matar Spa.

Osmane
Osmane
2 anos atrás

Uma chicane antes da colina resolveria o problema de uma vez por todas!!!🤔😬🙄😄

Last edited 2 anos atrás by Osmane Damianse
#99
#99
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Talvez um semáforo lol.

#99
#99
2 anos atrás

Não não mudem nada, aquilo é para quem os tem no sítio, a fundo a fundo e sempre a fundo! Perdoem-me as Senhoras, mas muitas delas também o fazem a fundo.

anotheruser
2 anos atrás

Começa a ser óbvia e tardia a necessidade de intervir. Todavia não creio que se deva alterar o traçado da pista. O problema é o esforço financeiro que a o circuito já faz actualmente para se manter a funcionar, situação agravada com situação pandémica. Não haverá grande margem para grandes obras. Outro problema reside no que torna este circuito num dos mais bonitos do mundo: está situado no meio de uma floresta e alargamento de escapatórias irá implicar abate de muitas árvores de ambos os lados da pista e todos os condicionalismos ambientais necessários. A intervenção parece ser mais urgente… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Não se pode meter nada porque sempre alguém se vai queixar. Logo o melhor é pedir ao Tilke que faça uma pista nova aborrecida. Spa é demasiado excitante e os pilotos “podem arriscar demais” que o Jackie Stewart não gosta. hahahaha

917/30
2 anos atrás

A par de Suzuka é o meu circuito preferido mas tem havido muitos acidentes graves naquela zona. Ė urgente alterar o circuito de modo a que passe lá mais devagar. No GP de 94 alteraram o traçado no Eau Rouge com esse objectivo (por ter sido o ano que foi e por causa do acidente do Zanardi em 93), pelo que não seria nada de novo ou muito difícil de fazer, a vida dos pilotos vale mais que as corridas!

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
can-am
can-am
2 anos atrás

Se por cada vez que sucede um acidente mudam uma pista…fechem tudo e vão para casa…de preferência para a cama, se acontecer alguma coisa estão quentinhos !

917/30
Reply to  can-am
2 anos atrás

Um acidente? Pelos vistos não deve ver endurance/F2 etc. Já agora não quer ir dizer isso à família do Hubert? Ou ao Correa, Aitken, P. Fittipaldi entre outros.

zbranco
zbranco
2 anos atrás

Axo que o Kevin tocou na questão “Nos tempos modernos, não temos medo de bater, temos medo de ser penalizados por causa dos limites de pista”
Isto faz com que os próprios pilotos percam um pouco a noção do perigo e dos limites da pista, do carro e deles mesmos.

917/30
2 anos atrás

A solução pode ser mais ou menos esta. Gosto? Não! Mas gosto menos de ver pilotos a morrer ou ir parar ao hospital!
comment image

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Se calhar acabar com aquela escapatória à direita, de onde aparecem os carros saídos da box das corridas de resistência. Assim, ao menos, ninguém bateria ali de frente.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado