Sauber com futuro incerto na Fórmula 1? 

Por a 9 Março 2016 10:55

É uma das incógnitas do momento – Terá a Sauber capacidade financeira para realizar a temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1?

A equipa passa a imagem de que sim, mas a situação que se vive ‘entre portas’, com atrasos nos pagamentos aos funcionários em Hinwil, levanta dúvidas a esse respeito, segundo revela o jornal suíço ‘Tages Anzeiger’, que afirma que a continuidade da Sauber na modalidade é “extremamente incerta”. Certo é que a equipa vai estar presente no Grande Prémio da Austrália, primeira ronda do ano, a 20 de março. Daí para a frente… não se sabe!

Depois da época desastrosa de 2014, em que não marcou qualquer ponto em 19 corridas, a Sauber mostrou recuperar em 2015. Porém, 2016 não está a começar da melhor maneira. A Sauber apresentou-se na primeira fase de testes de pré-temporada com o monolugar do ano passado, o C34, apresentando apenas a 29 de fevereiro o novo, o C35. Na altura foi alegado que tal não significava um atraso no desenvolvimento do monolugar e sim um sinal de protesto pela antecipação do calendário. Inicialmente estava prevista que a primeira corrida do ano se realizasse em abril, para as equipas poderem ter mais margem para desenvolver os seus monolugares. No entanto, Bernie Ecclestone decidiu antecipar o começo de época, para haver espaço para as férias de verão.

Quanto aos atrasos nos pagamentos, a chefe da equipa, Monisha Kaltenborn, admitiu que havia salários em atraso a cerca de 300 funcionários em Hinwil. O motivo prendia-se com o envio do dinheiro por parte dos patrocinadores de Inglaterra e Suíça. A questão surgiu no jornal suíço ‘Blick’ e foi confirmada por Kaltenborn, que alertou que o problema não era o pagamento em si, mas sim a transferência. “Sim, isso está certo. Parte dos salários de fevereiro estão ainda pendentes. Arrependo-me imensamente disso. É uma pena. Com a transferência de uma grande quantidade de dinheiro de patrocínios vindos de fora, houve alguns problemas técnicos no envio. Vamos resolver isso. Vamos controlar os problemas atuais e sair desta situação infeliz. Lutaremos e sairemos disso, assim como nos últimos anos.”

Várias ‘pontas soltas’ que podem ser apenas isso… mas que juntas podem significar algo mais. A fragilidade económica da Sauber existe, resta saber até que ponto. Irá a equipa conseguir superar esta fase conturbada? Irá terminará a época? Marcus Ericsson e Felipe Nasr têm mais experiência na Fórmula 1, mas não irá ser fácil evoluir o C35 com tanta falta de dinheiro. Se o dinheiro de novos patrocinadores teimar em não aparecer, é mais uma equipa que se arriscar a desaparecer…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM CM
MVM CM
8 anos atrás

Equipas geridas por mulheres dá nisto

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  MVM CM
8 anos atrás

Claro… atè agora todas as equipas de F1 que faliram eram geridas por mulheres.

Pity
Pity
Reply to  Miguelgaspar
8 anos atrás

Bem dito!

bzinho
bzinho
Reply to  MVM CM
8 anos atrás

Feliz dia da mulher <3
Agora a sério: esse comentário foi sarcástico, não foi?

Miguelgaspar
Miguelgaspar
8 anos atrás

Desta vez a Monisha não teve um holandes para entrar com o dinheiro à frente…

bzinho
bzinho
Reply to  Miguelgaspar
8 anos atrás

Lol

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Esta equipa desde que o Peter Sauber saiu é uma mancada atrás de outra…

Pity
Pity
8 anos atrás

A Monisha pode até ser boa advogada, mas já provou que não é grande gestora. E o Peter Sauber também provou que não tem muito jeito para escolher os gestores da sua equipa.
Se a Sauber desaparecer, tenho pena, por causa do Peter Sauber, porque ele criou a equipa por amor ao desporto, não por esperar enriquecer. Infelizmente, nos nossos dias, é o dinheiro que comanda a vida, não o sonho.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado