Romain Grosjean critica postura da F1 face às redes sociais 

Por a 28 Fevereiro 2016 16:26

Ao longo dos últimos anos a Fórmula 1 tem-se debatido contra a perda de audiências televisivas, mas os responsáveis da modalidade parecem querer continuar a estar ‘fechados’ ao mundo de possibilidades que a internet lhe oferece.

Agora as críticas surgiram não do lado dos adeptos, mas sim de um piloto, Romain Grosjean. O suíço partilhou no seu Facebook dois vídeos – um do dia de filmagens da Haas F1 Team e outro dele próprio – mas a FOM obrigou o piloto a retirar ambas as publicações. Cada uma tinha mais de um milhão de visualizações.

Esta postura mereceu as críticas do piloto. “A Fórmula 1 é muito tacanha. Nós dizemos que perdemos adeptos mas, hoje em dia, as redes sociais têm tantos milhões de pessoas no mundo – e não nos é permitido tirar o máximo proveito disso. Eu acho que os vídeos são ótimos e permitem que as pessoas vejam como é a Fórmula 1 por dentro, nos bastidores, mas não temos permissão”, lamentou o piloto.

Este ‘fechamento’ da Fórmula 1 é quase anacrónico nos nossos dias. Num pólo totalmente oposto, o mais recente caso de sucesso neste campo é a Fórmula E. Em oposição à Fórmula 1, a modalidade está totalmente virada para o mundo virtual, com o FanBoost a ser, provavelmente, o expoente máximo em termos de interação adeptos/corridas. Recordando as palavras do seu diretor-executivo, Alejandro Agag, aquando da realização do primeiro evento da história da competição, em Beijing, China, em 2014: “A Fórmula E é um complemento da Fórmula 1 e, ao mesmo tempo, difere muito dela. Nós temos o objetivo, não apenas da competição, mas também de entretenimento e, mais importante, de estimular e promover as tecnologias para o desenvolvimento de carros elétricos. Virámo-nos para uma audiência jovem, mais habituada a ‘brincar’ com smartphones do que a ficar quase duas horas a ver televisão, e queremos torná-los uma parte ativa do nosso espetáculo”.

O WRC é outro caso do bom usufruto dos novos meios, difundido vídeos de momentos e pilotos históricos da modalidade, assim como as melhores imagens, etapa a etapa, onboards de todos os troços e de todos os pilotos em cada um dos ralis. Mais recentemente, o promotor da modalidade fez um acordo com a empresa DJI – especializada em drones e imagens aéreas – para as 14 provas da temporada de 2016. Tudo medidas para proporcionar aos adeptos uma melhor cobertura e divulgação da disciplina. Face a isto, irá Bernie Ecclestone continuar a ‘fechar’ a modalidade ou mundo, ou esta é uma tendência que tem os seus dias contados a curto prazo?

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
TotoPimba
TotoPimba
8 anos atrás

A FOM é como a Coreia do Norte, qualquer merdinha de vídeo e já têm que tirar do ar, e não venham com isso de direitos autoriais e bla bla, então ele faz um vídeo a mostrar os bastidores da Haas e a FOM manda tirar do ar? O que o velho do caralh pensa que é?

Armando
Armando
8 anos atrás

Mudou de nacionalidade o Grosjean? Ia jurar que era Francês

Claude
Claude
Reply to  Armando
8 anos atrás

Grosjean nasceu na Suiça, mas tem nacionalidade francesa. Geralmente é apelidado de franco-suíço.

Claude
Claude
8 anos atrás

Grosjean tem razão. A FOM se é que pode proibir alguma coisa, será videos das corridas, mais nada, tudo o mais é falta de visão.

Nuz18T
Nuz18T
8 anos atrás

Certamente nao é falta de visao da FOM, é mas é ganancia. Gestores de outra geracao. o Bernie nao é tao mau como o pintam, e acho um grande business man, mas devia dar lugar a outro com uma visao mais actual!

Frenando_Afondo
Frenando_Afondo
8 anos atrás

A FOM e a FIA como não conseguem controlar certos meios (grandes sites de redes sociais) então têm este tipo de atitudes… Enfim, depois queixam-se que não captam novos adeptos e blá blá blá.

Macedo
Macedo
8 anos atrás

Reina a demagogia e a falta de visão de mercado no comando da Fórmula 1. Exige-se uma mudança de filosofia imediata de forma a assegurar o futuro da modalidade.

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Os direitos de imagem da F1 pertencem a alguém.
Esse alguém vendeu bem caro a transmissão de vídeo a alguns canais de televisão.
É natural que esses canais de televisão queiram manter a exclusividade pela qual pagaram bem caro.

Bem vindo à F1, Grosjean, onde o dinheiro é o mais importante, mais até que qualquer piloto, equipa ou até que a gasolina.
É o “showbusiness”: de “show” pode ter muito pouco, mas o “business” está lá todo.
Ainda teve sorte em não ter que pagar uma multa pela infracção…mas continue a falar que isso também se arranja.

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Pois perde e acaba de perder mais um. Fórmula 1 paga na eurosport, com corridas semana sim semana não. Assinei a Sport tV Internacional por 10€, 2 canais HD, SPTV2 e SPTV3, 6 jogos da Premier League, campeonato espanhol, Russo, Francês todas as semanas. Liga dos Campeões durante a semana, Jogos olímpicos e… Moto GP as 3 corridas e também Nascar. Quando comparo com os 6 € que fazem pagar por 1 canal do eurosport, que transmite sempre o mesmo que o canal livre durante a semana. F1 passo a ver as corridas na RTL via satélite e ninguém se… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado