Q&A com Franz Tost: “Acho que o Daniil (Kvyat) merece outra oportunidade…”

Por a 11 Fevereiro 2019 16:25

Quais são os fatores chave da próxima temporada?

Franz Tost (Diretor da Equipa): Eu poderia resumi-los em

três pontos principais: A equipa, o carro e os pilotos. O objetivo é sempre

melhorar para competir ao nível mais alto possível e neste inverno temos

trabalhado intensamente para trazer algumas mudanças organizacionais, o que

esperamos que ajude a suavizar algumas questões menos positivas que vivemos no

passado.

Analisámos todos os procedimentos internos de forma a otimizar os nossos pontos

fortes e minimizar os nossos pontos fracos.

Em comparação com outras equipas, a Toro Rosso conta com um menor número de

pessoas, mas as sinergias com a Red Bull Technology para as peças ‘não listadas’,

agora que a Aston Martin Red Bull Racing também será equipada com o motor Honda,

deixarão mais tempo para os nossos grupos de trabalho técnicos se concentrarem nos

detalhes. A atenção ao detalhe faz a diferença, e isso traduz-se em mais

desempenho…

Agora que a Red Bull Racing estará equipada com o mesmo motor Honda, haverá a possibilidade de realizar o projeto de sinergias que a Red Bull sempre se esforçou para ter? Pode explicar com maior detalhe a que se refere o projeto de sinergias e quais as vantagens que vê?

FT: Mateschitz decidiu comprar nossa equipa com a ideia de

educar os jovens pilotos do programa de jovens pilotos da Red Bull, e usar um

centro de tecnologia para fornecer experiência e peças para duas equipas.

E, na verdade, essa é a filosofia que seguimos até 2010, altura em que os

outros concorrentes no campeonato votaram por uma mudança de regras, que pôs

fim a esse projeto.

Na sequência desta decisão, a Scuderia Toro Rosso foi obrigada a criar as infraestruturas

necessárias para se tornar uma equipa de fábrica, capaz de conceber todas as

peças em sua casa.

Tivemos de contratar muito mais pessoas e, de cerca de 100 colaboradores na

altura.

Podemos agora contar com aproximadamente 400 pessoas, divididas entre as

fábricas de Faenza e Bicester (300/100). O projeto Sinergias vai permitir-nos

dar um passo em frente no desempenho, sem aumentar o número de pessoas; vamos

comprar algumas peças e ter mais ‘mentes’ e ‘mãos’ para desenhar e produzir

todas as outras.

Isto significa que a Red Bull Technology vai fornecer à Scuderia Toro Rosso exatamente as mesmas especificações usadas pela Aston Martin Red Bull Racing nesta época?

FT: Os componentes relativos à unidade motriz serão a mesma

especificação da Aston Martin Red Bull Racing, que vamos usar dentro dos

regulamentos.

A maioria das peças restantes que recebemos da Red Bull Technology serão

especificações do ano passado.

A Scuderia Toro Rosso, sendo uma equipa menor, não pode acompanhar o rápido

processo de desenvolvimento e produção que uma equipa maior consegue suportar.

Falando sobre o carro, você vê o STR14 como um passo à frente?

FT: Eu vejo. Temos pessoal técnico muito bom para acompanhar

o design interno, e a fiabilidade das peças do projeto de sinergia do ano

passado irá colocar-nos numa situação mais favorável para desenvolvermos mais

rapidamente durante a época.

Um elemento importante do carro é o motor. Como você avalia o progresso que a Honda fez durante o ano de 2018, e o que espera deles este ano?

FT: Foi uma grande decisão mudar para a Honda no ano passado

e a cooperação com eles tem sido incrível.

O passo em frente que deram em apenas um ano, reflete o enorme compromisso que

colocaram no projeto connosco.

O facto de também a Aston Martin Red Bull Racing ter concordado em ser

fornecida por eles dará um impulso adicional para melhorar ainda mais.

E agora os pilotos. O Daniil Kvyat de volta à equipa e o jovem Alex Albon estreia-se na Fórmula 1…

FT: Digo sempre que um jovem piloto precisa de dois a três

anos para compreender e apresentar resultados no complicado mundo da F1, mas o

Daniil mostrou a sua velocidade natural desde o início.

Quando a contingência exigiu a sua mudança para a Red Bull Racing, parecia que

ele podia estar pronto para o desafio.

Ele realizou algumas performances muito boas, mas o desempenho sob pressão é

sempre um desafio, agora podemos dizer que, em retrospetiva, era demasiado

cedo. Ele teve de viver um momento difícil quando se juntou a nós novamente em

2016 – foi psicologicamente difícil, mas nunca ninguém duvidou das suas

capacidades de pilotagem.

Acredito firmemente que ele merece outra oportunidade na Fórmula 1 e sinto que

o melhor ainda está para vir, da sua parte.

Ter tido tempo para amadurecer como pessoa longe das corridas vai ajudá-lo a

mostrar as suas inegáveis capacidades em pista, bem como a apoiar o Alex no seu

desenvolvimento como jovem piloto.

Alex terá muito que aprender, como qualquer estreante na Fórmula 1, mas

certamente provou estar nas categorias mais baixas como a Fórmula 3, GP3 e

especialmente na Fórmula 2, onde foi capaz de vencer corridas. Na segunda

metade do Campeonato de F2 do ano passado, ele impressionou com muitas manobras

de ultrapassagem e foi isso que nos convenceu, de que é o piloto certo para a

nossa equipa.

Com o Daniil do outro lado da boxe, tem um piloto experiente na F1 com quem vai

aprender muito, juntamente com o apoio da equipa que o rodeia. A Scuderia Toro

Rosso está ansiosa por 2019, já que com o Daniil e o Alex temos dois pilotos

jovens e competitivos.

Quais são as suas expectativas para 2019?

FT: Em relação ao nosso desempenho, como é sempre o caso

antes do início de uma época, é demasiado cedo para dizer, e não queremos

definir um objetivo específico, pelo menos agora. Tudo considerado, a qualidade

das sinergias com a Red Bull Technology, a crença no nosso alto nível de

conhecimento técnico interno, a impressionante trajetória de desenvolvimento

que a Honda tem mostrado até agora, e os dois jovens pilotos fortes que temos

disponíveis fazem-me sentir confiante de que vamos colocar-nos numa posição

forte, no meio do plantel, no campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado