Q&A, Charles Leclerc: “Mónaco é o Grande Prémio que me fez sonhar em ser piloto de F1” 

Por a 27 Maio 2024 11:20

Charles Leclerc cumpriu um sonho de menino, desde pequeno que imaginava poder fazer o que concretizou este fim de semana, o triunfo no GP do Mónaco, ele que é monegasco. Tendo em conta que nos anos anteriores, sempre lhe sucedeu qualquer coisa quando esteve bem posicionado para o conseguir, este ano tudo correu bem e conseguiu finalmente vencer o GP do Mónaco de F1.

Fez um excelente arranque, conseguiu mudar os pneus durante a bandeira vermelha e, assim, conseguiu chegar à meta sem ter de ir às boxes. Teve de controlar o seu ritmo, rodando por vezes lentamente à medida que as batalhas táticas se desenrolavam, mas foi ‘libertado’ perto do final para criar uma diferença considerável e cruzar a linha de meta como um vencedor mais destacado.

A pole do GP do Mónaco é cerca de 90% da vitória, mas há 78 voltas pela frente e para quem sai na frente uma corrida que por vezes é fácil de perder pois é muito fácil acontecer qualquer coisa no Mónaco. Há tantos, mas tantos exemplos disso.

Mas desta feita tudo correu bem e foi um alívio para Charles Leclerc, pois merecia ter esta história para um dia contar aos netos… 

Charles, pela primeira vez com sorte aqui no Mónaco, o teu sonho de infância. Esta é a vitória mais doce da tua carreira na Fórmula 1?

“Acho que sim. Obviamente, Monza em 2019 foi extremamente especial. Mas o Mónaco é o Grande Prémio que me fez sonhar em ser piloto de Fórmula 1. Sim, lembro-me de ser tão jovem e ver a corrida com os meus amigos, obviamente com o meu pai, que fez absolutamente tudo para que eu chegasse onde estou hoje, e sinto que não só realizo um sonho meu hoje, mas também um dele.

E sim, é um fim de semana muito especial no geral. É uma pista citadina, é uma pista muito difícil de organizar, desde o TL1 à qualificação e depois a todas as voltas que temos de fazer na corrida.

E finalmente conseguir fazê-lo em frente de toda a minha família e dos meus amigos que estavam a assistir em toda a pista é uma sensação muito, muito, muito especial.”

Qual foi o teu grau de emoção no pódio?

“Acho que o que mais me custou a conter as minhas emoções foram as últimas 10 voltas da corrida. Mais do que no pódio. A duas voltas do fim, apercebi-me de que estava a ter dificuldades em ver para fora do túnel, porque tinha lágrimas nos olhos. E pensei: ‘caramba, Charles, não podes fazer isso agora. Ainda tens duas voltas para terminar”. E, especialmente numa pista como o Mónaco, temos de estar atentos até ao fim. Foi muito difícil conter as emoções, voltar a pensar nas pessoas que me ajudaram a chegar onde estou hoje. É apenas uma vitória. A época ainda é muito, muito longa. São 25 pontos como quaisquer outras vitórias.

No entanto, emocionalmente, esta tem um significado muito grande. E penso que o facto de termos largado duas vezes na pole position no passado e não termos conseguido a vitória por uma razão ou outra, que não podíamos controlar, que não estava sob o nosso controlo, torna esta ainda mais especial.”

#16 Charles Leclerc (mco) Scuderia Ferrari (ita) Ferrari SF-243, during the 2024 Formula 1 Monaco Grand Prix, 8th round of the 2024 Formula 1 World Championship from May 20 to 23, 2024 at the Monaco Circuit.

Dizes que são apenas 25 pontos, mas já passaram quase dois anos desde a sua última vitória na Fórmula 1. Achas que esta pode ser o catalisador de muitas outras?

“Acho que o ponto de viragem da época já aconteceu há algumas corridas. Não tínhamos o carro ideal para ganhar uma corrida nas últimas provas. No entanto, ganhámos aqui e eu sabia que tinha de aproveitar a oportunidade, e foi o que fiz. Por isso, fizemos um trabalho muito bom.

Tive duas qualificações em que tive dificuldades no início da época, mas, a partir daí, trabalhei no meu ritmo de qualificação e, desde então, estou extremamente satisfeito com o trabalho que estamos a fazer. Por isso, sim, estou muito contente com a forma como as coisas estão a correr e espero que isto nos leve a muitas mais vitórias.

Não nos devemos deixar levar pelo facto de o Mónaco ser uma pista muito específica e penso que tínhamos um carro muito bom este fim de semana. Não quer dizer que se mantenha assim até ao final do ano, mas olhando para as primeiras corridas da época, penso que fizemos um ótimo trabalho ao maximizar todas as corridas que fizemos e, sim, vamos continuar assim.

E agora são apenas 31 pontos que o separam do Max no campeonato…

“Para já, não penso no campeonato e ainda é muito cedo na época. Penso que as atualizações que trouxemos para Imola, ainda temos de ver se funcionam bem e onde nos vão levar. E depois é tudo uma questão de maximizar todos os fins de semana e, com sorte, pouco a pouco, vamos lá chegar.”

Podium 2024 Formula 1 Monaco Grand Prix, 8th round of the 2024 Formula 1 World Championship from May 20 to 23, 2024 at the Monaco Circuit.

WINNER : #16 Charles Leclerc (mco) Scuderia Ferrari (ita) Ferrari SF-243 making selfie with Frederic Vasseur team manager & John Elkann (ITA) Stellantis president @ #55 Carlos Sainz (esp) Scuderia Ferrari (ita) Ferrari SF-243

Houve algum momento durante a corrida em que pensaste que ela te poderia escapar? Alguns pilotos dizem que ouvem barulhos estranhos quando a pressão está alta e, obviamente, com o que aconteceu nos anos anteriores. E também, reparaste na tentativa de ultrapassagem do Oscar que ele mencionou na curva 8 no início da corrida?

“Sim, eu vi isso. Era otimista! Mas eu estava a gerir como um louco. Não sei, estávamos provavelmente a três segundos do ritmo normal, a três segundos e meio. Por isso, sabia que tinha de esforçar-me um pouco mais. O que eu não sabia era quanto é que o Oscar estava disposto a forçar neste momento da corrida, sabendo que ainda faltavam 70 voltas.

Por isso, assim que vi isso, pensei: “Está bem, se calhar não vou ter tanta calma na parte lenta”, para não estar sob muita pressão. Mas depois disso, senti que tínhamos tudo sob controlo. O ritmo do carro era espetacular. Os pneus estavam muito, muito bons. Mesmo nas últimas voltas, senti que podia fazer outra corrida. Houve muita gestão dos pneus, obviamente, no início.

Portanto, senti-me muito, muito bem. Como disse, acho que foram mais os pensamentos nas últimas 15 voltas que foram muito difíceis de gerir e muito mais do que no passado da minha carreira. Mas nada de pensamentos negativos. Foi mais, mais uma vez, sobre o… Sim, tudo o que aconteceu até agora, mas bons momentos no karting e o sonho de lá chegar e a maioria desses momentos, mas nenhum dos maus momentos dos últimos anos.”

Esta vitória está a ser planeada há muito tempo. E penso que sempre que vimos ao Mónaco, falamos da maldição Leclerc ou do azar que existe nestas ruas. Parecia-te que ainda faltava muito para conseguires finalmente esta vitória? 

“Nunca acreditei na maldição. No entanto, foi sempre muito difícil nas duas ocasiões em que estive perto de ganhar aqui. Numa delas, nem sequer consegui começar a corrida. Na segunda, acho que não fizemos a escolha certa. Por isso, foi muito, muito frustrante perder essas vitórias.

O que se passa é que, como piloto, nunca sabemos realmente quando será a próxima oportunidade de ganhar e, especialmente, quando é a nossa corrida em casa e, mais ainda, quando a nossa corrida em casa é no Mónaco, que é uma pista tão especial, tão difícil e um fim de semana tão difícil de dominar e de fazer tudo na perfeição, o que nós fizemos.

Por isso, sabia que hoje era outra oportunidade. Sabia como me tinha sentido nas duas últimas vezes em que estive nesta posição, mas é óbvio que queria muito conseguir a vitória hoje, por isso há um pouco de tensão. Mas, como já disse, assim que ponho o capacete e entro no carro já não sinto nada.

E depois é tudo uma questão de tentar maximizar o carro que temos, pensar nos pneus e pensar em tudo o que tenho de pensar para gerir esta corrida da melhor forma possível. Portanto, são mais os momentos antes da corrida e antes de colocar o capacete.”

É uma vitória especial porque é a tua corrida em casa, claro, mas também uma vitória do teu ídolo Ayrton Senna, que tem o recorde aqui. É muito especial ver o seu nome ao lado do nome do Ayrton Senna como vencedor no Mónaco? 

“Quero dizer, o Ayrton sempre foi o meu ídolo e foi incrivelmente especial no Mónaco. E acho que, provavelmente, a primeira vez que o meu pai me falou do Ayrton, disse-me para ir ver um vídeo dele a conduzir nas ruas do Mónaco e eu pensei: “Meu Deus, isso é de loucos! E a partir desse dia, obviamente, fui crescendo e sabendo cada vez mais sobre o Ayrton, o que se juntou ao facto de ele se estar a tornar cada vez mais o meu ídolo. Mas o facto de ele ter sido tão especial no Mónaco foi incrível de se ver. Ganhar no Mónaco agora, também eu, é fantástico.”

Houve alguns momentos complicados a meio da corrida, por exemplo, com os intervalos a abrirem-se para outros carros atrás. E, a certa altura, a equipa sugeriu: “oh, talvez tenhas de abrandar”. Não me pareceu que fosse necessariamente uma boa ideia do seu ponto de vista. O que é que se passava ali? E o que vos preocupava?

“Sim, acho que tínhamos um objetivo com o Russell que não queríamos abrir muito e eu não estava muito interessado nisso, porque sentia que estava muito fora do ritmo e o que eu não queria era que o Oscar começasse a pressionar logo e depois não tivéssemos referências.

Eu estava a ir tão devagar a meio da corrida que, se começamos a pressionar, não sabemos bem onde travar e é aí que os erros podem acontecer.

Por isso, só queria entrar no ritmo e começar a forçar um pouco mais. Mas, obviamente, a equipa dizia-me para abrandar, abrandar, abrandar. Por isso, estava a abrandar, mas não foi o momento mais agradável da corrida. Depois, nas últimas 15 voltas, pude acelerar um pouco mais e sentir um pouco mais o carro. E aí, gostei muito mais. Mas sim, eu sabia que tinha de fazer essas coisas para conseguir a vitória ou, pelo menos, para garantir todos os cenários possíveis. E por muito que não acredite na sorte, queria ter a certeza de que estava a cobrir todos os cenários possíveis.”

Esta é a terceira vitória da Ferrari sob o comando de Fred Vasseur. Qual foi a diferença que ele fez na equipa? E achas que ele tem todas as peças certas no lugar para a Ferrari se tornar novamente candidata ao título? 

Não tenho dúvidas. Penso que, desde o primeiro dia em que entrou, ele tem tudo para levar a equipa de volta ao seu lugar e isso significa um campeonato do mundo. Ele tem uma visão muito clara do que quer alcançar e de como o fazer. Não perde tempo e esse é definitivamente o seu ponto forte e penso que a sua visão é muito boa. Partilhamos muitas vezes a mesma visão sobre a forma como ele quer atingir os objetivos. Sempre estive completamente de acordo com a forma como ele quer mudar as coisas para chegarmos onde queremos chegar. Não tenho dúvidas de que ele é a pessoa certa e que está a ajudar a equipa a chegar lá.”

Mencionaste o teu pai várias vezes. Qula é a tua primeira recordação com ele nesta corrida?

“Estava muito presente na minha mente. Como já disse, acho que em todas as corridas que fiz, não houve uma única corrida em que estivesse a pensar neste tipo de coisas pessoais dentro do carro, porque temos de nos manter nele. Talvez em Baku, em 2017.

Obviamente, tudo ainda estava muito fresco para mim, por isso foi difícil de gerir mentalmente.

No entanto, foi provavelmente a primeira vez na minha carreira que aconteceu de novo enquanto estava a conduzir, em que temos estes flashbacks de todos os momentos que passámos juntos, todos os sacrifícios que ele fez para eu chegar onde estou.

E, como disse há pouco, não é apenas o meu sonho, mas era o sonho de ambos chegarmos lá.

E, obviamente, toda a minha família estava a apoiar e a sonhar com este momento, o que o torna ainda mais especial. Mas sim, foi, mais uma vez, como disse anteriormente, provavelmente o momento mais difícil de gerir hoje.”

Vimos o Príncipe Alberto II em lágrimas. O que é que ele disse e o que é que sentiste?

“Sim, o Príncipe estava muito emocionado. Conhecemo-nos há muito tempo. Na verdade, lembro-me que quando tinha 12 ou 13 anos, fomos ao palácio pela primeira vez com o meu pai para tentar obter algum apoio para a minha carreira que estava a começar a ser um pouco mais séria.

E, desde então, ele sempre acompanhou a minha carreira, sempre me apoiou, sempre teve palavras bonitas em momentos muito bons, mas também em momentos muito mais difíceis, e acho que o facto de ele me ter visto crescer e todo o apoio que me deu ao longo dos anos tornou tudo muito emotivo para mim e também para ele.”

Houve alguma mudança na abordagem deste fim de semana em relação ao ano anterior? Podemos ver pelo exterior que estavas mais concentrado, concentrado em obter desempenho e resultados.

Alguma coisa mudou na vossa abordagem neste fim de semana, na corrida em casa?“

Não, de todo. E penso que a perceção do exterior por vezes pode mudar, mas no final o que tento fazer e o que faço é tentar manter as coisas o mais estáveis possível e sempre que entro num fim de semana tento fazer exatamente a mesma coisa que fiz no fim de semana anterior, aprendendo com os erros, obviamente sempre a tentar melhorar e melhorar, mas é sempre uma afinação e muito poucas mudanças na abordagem que temos, e penso que não é específico do Mónaco em comparação com outros. Quero dizer, há uma abordagem diferente nos treinos livres, mas apenas porque é uma pista de rua.

Mas, sim, não sinto que tenha feito nada de muito diferente em comparação com o passado.”

FOTO Phillipe Nanchino/MPSA

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Só tens que ter um carro ganhador… até ao fim.

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