Portimão: 12 segundos de diferença entre um F1 e um Hipercarro

Por a 15 Junho 2021 12:15

Com o Autódromo Internacional do Algarve a ser palco de tantas provas internacionais este ano – poucos palcos por esse Mundo fora têm esse privilégio – é óbvio que se faz uma comparação de ritmo de qualificação entre as várias modalidades.

Surge logo a comparação entre um F1 e um Hipercarro. São pouco mais de 12 segundos de diferença (F1: 1:18.348s – Hipercarro: 1:30.364s) na volta de qualificação, que espantará muita gente. É óbvio, que com uma nova regulamentação no WEC para a categoria maior da competição, ainda estamos para perceber quem levanta o pé e quem não o faz, – o mesmo nos disse Romain Dumas em Portimão – mas coloca-se a questão que é uma enorme diferença.

Outro pormenor, é pouca a diferença entre os hipercarros e os LMP2 (1:31.210s), algo que já tínhamos visto na primeira jornada do campeonato em Spa, quando os LMP2 foram mais rápidos nos treinos.

O traçado da F1 e o WEC era exatamente igual, – exceção feita às condições atmosféricas, temperatura de pista, etc. – já o MotoGP o traçado foi cerca de 60 metros mais curto. Ainda assim, cerca de 20 segundos mais que um F1 (1:38.862s), parece pouco para quem conduz um veículo de apenas duas rodas, num circuito cheio de altos e baixos e curvas “cegas”.

Para além deste exercício, importa realçar que isso só é possível, graças ao excelente palco que as competições encontram no AIA. Ninguém fica indiferente ao circuito, o que normalmente o que ouvimos da boca de quem interessa para o assunto, os pilotos, é que é um circuito “old school”, desafiante.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

Normal, porque um F1 é sempre mais rápido que um carro de sport ou outro – é uma das leis do motorsport. Apenas no final dos 60s, inicio dos 70s, os sport-protótipos de 5 lt, tipo Porsche 917, chegaram a fazer tempos iguais ou perto dos F1, que tinham contudo motores de “apenas” 3 lt.Os carros da Can Am dessa época também faziam tempos semelhantes aos F1. Note-se que nessa época os carros mais velozes nem sequer eram os F1 mas os formulas USAC, vulgo Indy Car, sendo mais pesados tinham o dobro da potência – (500 cv F1,1000 cv… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
abarth69
abarth69
Reply to  can-am
2 anos atrás

e que tal comparar com o FABULOSO “919 Tribute”, aí sim…queria ver!!!!

ruimcrodriguessapo-pt
ruimcrodriguessapo-pt
2 anos atrás

Alguém me pode esclarecer o que é um hipercarro?🤔

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado