Photo Finish: GP de Espanha de 1981 (21 de junho)

Por a 18 Dezembro 2022 19:00


Um grande duelo! Cinco pilotos em 1,24s não é nenhum recorde – dez anos antes, também cinco pilotos tinham ficado em 0,61s em Monza. Mas a prova espanhola valeu pelo intenso duelo entre todos, com destaque para a espetacularidade da pilotagem de Gilles Villeneuve, que acabou por ganhar, com Laffite, Watson, Reutemann e De Angelis em estreito ‘comboio’, atrás de si. Esse foi um dia anormalmente quente em Jarama, nos arredores de Madrid. No arranque, Jones e Reutemann saltaram para a frente, enquanto Laffite, que tinha feito a ‘pole’, perdeu vários lugares. Que nem uma bala, Villeneuve veio lá do seu 7º lugar na grelha, até ao 3º, passando no caminho por cima da asa dianteira do Renault de Prost, que se atrasou de forma irremediável. Sozinho na frente da corrida, Jones começou a cavar uma distância de segurança para Villeneuve, que chegou a 10s, antes de sair de pista, na volta 14. Isso deixou Villeneuve e Reutemann em luta, permitindo a aproximação de Watson, Laffite e De Angelis. Reutemann começou então a ter problemas com a caixa de velocidades e isso foi aproveitado por Laffite e Watson para o passarem, ficando assim todos os cinco em luta cerrada nas voltas finais da corrida. Com Villeneuve a afastar-se nas retas, o espetáculo era dado nas curvas, que ele fazia em derrapagem perfeitamente controlada pelo acelerador, nunca permitindo a nenhum deles que ousasse passá-lo e ganhando assim a corrida, com 0,211s de avanço para Laffite.

1981_01

PÓDIO 1º Gilles Villeneuve (Ferrari), 80 voltas em 1h46m35,01s; 2º Jacques Laffite (Ligier/Matra), a 0,211s; 3º John Watson (McLaren/Ford), a 0,58s; [4º Carlos Reutemann (Williams/Ford), a 1,01s; 5º Elio de Angelis (Lotus/Ford), a 1,24s]

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lemans1969
lemans1969
7 anos atrás

Tive o prazer de ver este Grande Prémio de Espanha ao vivo em Jarama onde fui com mais dois amigos meus. Eles viram a corrida da bancada central na recta da meta enquanto que eu estive numa bancada situada no Peão A, na saída da curva Farina, entre as curvas Le Mans e a subida para a rampa Pégaso. Foi um Grande Prémio memorável por vários motivos: 1º – Porque, como é referido no artigo, os 5 primeiros terminaram a prova separados por menos de 2 segundos o que só por si diz bem do quanto disputado este GP foi,… Ler mais »

tnteam
tnteam
7 anos atrás

A foto é do Ferrari 126C2 de 1982 e não do 126CK de 1981 que participou nesta corrida…

can-am
can-am
7 anos atrás

Nesta época havia as celebérrimas lutas entre as equipas inglesas da FOCA e os construtores ditos legalistas (Ferrari, Alfa e Renault) da FISA. Nesse ano,se bem me lembro ,o efeito de solo foi mitigado – proibiram as saias móveis e meteram uma altura mínima ao solo ( para favorecer os construtores da FISA que não tinham engenho nem arte para rivalizar com os teams ingleses). Mas estes inventaram as suspensões móveis que, quando o carro saia das boxes, baixavam tudo fazendo as saias funcionarem melhor, e quando o carro regressava voltavam a subir. Depois a FISA também acabou por proibir… Ler mais »

F1 FOR FUN
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1 ano atrás

Vou ver o resumo da corrida na F1TV, in review 59’45”.

F1 FOR FUN
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1 ano atrás

Não houve muitas ultrapassagens, quando as houve, o realizador não as apanhou em câmara. Quem gosta de F1 prefere estas lutas do que ultrapassagens sem nenhum esforço com o DRS. Parecia que o Alan Jones ia ganhar a corrida por larga margem até que foi “cavar” batatas. Depois o Prost em 3º estava a apanhar os 2 primeiros e também foi arar o terreno. Pironi também ficou no mesmo sítio, mas com problemas de turbo. Piquet também foi às ervas quando estava a aproximar-se da frente, Acabou a corrida com um comboio não de DRS, não de Trulli, mas de… Ler mais »

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