OPINIÃO, comentários da F1, cada vez mais parecidos com os do futebol: E se parássemos com isso?

Por a 2 Agosto 2021 11:57

Há uns anos congratulava-me com a enorme diferença entre o que era o comentário nas redes sociais associado ao futebol, e os desportos motorizados em geral, Fórmula 1 em particular. É e continua a ser grande essa diferença, mas cada vez mais está a esbater-se.

Ainda há dias dei os parabéns, por ser a pessoa que é, a uma personalidade de um determinado clube, assumindo claramente sou do ‘outro’, e mesmo assim rapidamente tentaram descortinar ironia e mau fair play no meu comentário. As caixas de comentários do futebol são um nojo, um ‘local’ nada recomendável, mas quando olho para o que foram as últimas semanas de comentário no nosso site e redes sociais, sinto que cada vez mais as posições estão extremadas, e pouca ou nenhuma diferença se encontra entre os comentários da F1 e do futebol.

Há, na cabeça das pessoas sempre a borbulhar, teorias da conspiração, uma simples aplicação de regras que existem há décadas, são alvo de ‘ataque’, é impressionante o número de pessoas que, quando lemos os comentários ficamos a achar que “esta pessoa não pode estar boa da cabeça” e o mais dramático disto tudo é que estas pessoas andam por aí na nossa sociedade e embora saibamos que são só ‘heróis do teclado’, a verdade é que esta grosseria, burrice e imbecilidade é cada vez mais visível.

Já não é um ou outro, aqui e ali, está a generalizar-se, e isso é que é grave.

É tão bom poder olhar para o que tem acontecido na F1 com um distanciamento que não é só ‘determinado’ pela conduta jornalística, e que vem da forma como sempre vi F1.

Estou perfeitamente a marimbar-me se ganha este, ou ganha aquele piloto, aquela ou outra equipa qualquer, o meu clube é o ‘espetáculo’, quanto mais, melhor, quanto maior a incerteza do resultado ou o ‘show’ dado em pista por este ou aquele piloto, melhor, e por isso tenho pena de muitos comentários que leio, de gente que nunca conseguirá olhar para as coisas com distanciamento e perceber o que ganha com isso.

Era tão bom que as pessoas fossem assim ‘interventivas’ para com os políticos dos respetivos países. Provavelmente, tínhamos todos vidas bem mais fáceis…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
43 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joaolima
joaolima
2 anos atrás

Muito bem escrito este artigo, focando tudo da melhor maneira!
Muitas vezes apetece-me contribuir com algum comentário, de alguém que segue a F1 há 50 anos e que sempre respeitei todos os intervenientes, mas acabo por não colocar nada pois não estou para levar com respostas de quem não respeita nada e vive num mundo de teorias de conspiração mirabolantes.
Desde que um comentador mandou-me parar de zurrar porque não tive a mesma opinião que a sua que evito comentar. Com a idade, passei a ter muito mais paciência para o que conta e nada para o resto!

hellrun
hellrun
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Somos dois (eu só sigo há 40 :)). Mas de vez em quando tenho uma “recaida”, e meto um ou outro no lugar, desses que educadamente chama de “comentadores”, mas não passam de jumentos com um teclado.

hellrun
hellrun
2 anos atrás

Tema oportuno. Na verdade, a razão é bem simples. Estes foruns de desportos motorizados estão a ser invadidos pelo tipo de “adeptos”, que não gosta de despostos motorizados. Não gostam de F1 ou WRC. Na verdade, não pescam um carapau do tema. Gostam do piloto A ou B, e, em casos já mais sofisticados, gostam da equipa B ou C. E ficam-se por aí. Mas é o mesmo fenomeno do futebol, a diferença é que no futebol o fenomeno já leva uns anos de avanço (na verdade, recuo), e o volume, é muito maior. 80% dos adeptos, diria eu, não… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Obrigado pelo artigo. É uma apelação importante. Sou participante deste fórum há pouco tempo. Diria uns 3 anos. Sempre tive uma grande paixão pela fórmula 1, seguindo a modalidade há mais de 30 anos, e é para mim um prazer e um privilégio aprender a ler comentários e ter pequenas discussões com pessoas que sinto que realmente percebem a modalidade a fundo. Sinto que essas pessoas são escassas por cá, e gostaria que fossem cada vez menos escassas. Espero que este apelo, e medidas de controlo de verdadeira falta de educação por parte do Autosport.pt, façam estes experts se manterem… Ler mais »

necax007
necax007
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Caro Daniel, essas pessoas não são escassas. São pessoas como eu que pouco comentam porque não querem ser insultadas ou meterem-se em discussões parvas com fanáticos.

Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

Concordo, mas isto é a deriva das ferramentas de interacção, o acesso a todos. Os próprios média permitem, incentivam muitas vezes. Ao abrir a porta ao comentário livre mas independente e sabedor, permite que entrem uns quantos arruaceiros.

Mdovbs
Mdovbs
2 anos atrás

Completamente de acordo.
Os comentários e os comentadores da eleven, são de fugir.

neno
neno
2 anos atrás

Muito oportuno e bem escrito. Os que se manifestam através do fígado estão afastando os apreciadores do desporto, infelizmente, com a ajuda de quem deveria lutar contra isto, leia-se, alguns dirigentes de equipa. Tristes tempos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Muito bom texto, obrigado por o fazerem.

Agora falta ter moderadores por aqui. Visto que meia volta andam aqui insultos e comentários racistas e o Autosport demora horas até retirar essas faltas de respeito.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Mas não te esqueças que se houvesse os tais moderadores de que falas, tu já tinhas sido expulso há muito tempo!
Principalmente quando andaste por aqui a copiar nicks de outros foristas…

Cumprimentos

necax007
necax007
2 anos atrás

Caro JLA, como colega de profissão, de certeza que percebe o quanto eu me revejo nas suas palavras.
Mas pergunto mesmo assim. Então e a nossa culpa? A busca incessante por cliques e vizualizações? Por jornalismo intrusivo?

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

A ditadura chegou a este site, permitem ofensas quando damos a nossa opinião, mas vêm censurar quando damos a nossa opinião, são livres de não concordar com ela, mas para mim é a fórmula 1 que chegou ao nível nojento do futebol. Eu sempre gostei de ver F1 e via tudo, estas semanas perdi o gosto pela F1, tal como depois da morte do Senna em Imola. Finalmente tinha uma época equilibrada e vejo nestes dois fins de semana os azares de “alguns” só afectarem os “outros”, e depois vejo os jornalistas a copiarem literalmente o comentário de “alguns” para… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Ainda não cancelaram a minha conta? Eu quero sair. Eu nunca faltei ao respeito a ninguém e nunca ofendi ninguém (se faltei foi por que fui ofendido e ninguém o repreendeu), mas este artigo resolveu misturar aqueles que ofendem quem diz mal das vacas sagradas. Eu como pelos vistos acredito em teorias da conspiração, devia ser banido de comentar, mas aqueles que chamam a quem não gosta do piloto A ou B de fdp ou maluco etc, não há mão. Acabo por me sentir ofendido pelo próprio autor do artigo, que me chama de maluco (com as mesmas palavras com… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
MiguelCosta
MiguelCosta
2 anos atrás

Bom artigo, muito em jeito de desabafo, mas pertinente. O principal factor da chegada a este estado de “Violência” está na sociedade (a evolução da espécie??), na minha opinião, vive-se num estado do politicamente correcto, em que existe apenas uma verdade (… e ainda se fala mal do tempo do fascismo…) para a maior parte das pessoas, tudo o que seja diferente, ou divergente, é atacado como se da peste negra se tratasse. Os “heróis do teclado” como tão bem o forista 831ABO os retrata, são a “lepra” de websites desportivos, aqui raramente interajo com outros foristas (com excepção do… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  MiguelCosta
2 anos atrás

Queira permitir-me completar que o que me parece é que vivemos numa sociedade em que existe um conflito direto entre liberdade de expressão, ética e individualismo. A combinação destes três factores é o que faz com que alguém se sinta no direito de tratar mal uma outra pessoa. Sim um direito. Porque sente que tem o direito a exprimir-se, não coloca a ética acima dessa expressão porque cada uma dessas pessoas se sente distante do outro. É um problema geral da sociedade. Depois também há uma outra questão: confunde-se democracia com anarquia. Como vivemos num país democrático, em que todos… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado