OPINIÃO, comentários da F1, cada vez mais parecidos com os do futebol: E se parássemos com isso?

Por a 2 Agosto 2021 11:57

Há uns anos congratulava-me com a enorme diferença entre o que era o comentário nas redes sociais associado ao futebol, e os desportos motorizados em geral, Fórmula 1 em particular. É e continua a ser grande essa diferença, mas cada vez mais está a esbater-se.

Ainda há dias dei os parabéns, por ser a pessoa que é, a uma personalidade de um determinado clube, assumindo claramente sou do ‘outro’, e mesmo assim rapidamente tentaram descortinar ironia e mau fair play no meu comentário. As caixas de comentários do futebol são um nojo, um ‘local’ nada recomendável, mas quando olho para o que foram as últimas semanas de comentário no nosso site e redes sociais, sinto que cada vez mais as posições estão extremadas, e pouca ou nenhuma diferença se encontra entre os comentários da F1 e do futebol.

Há, na cabeça das pessoas sempre a borbulhar, teorias da conspiração, uma simples aplicação de regras que existem há décadas, são alvo de ‘ataque’, é impressionante o número de pessoas que, quando lemos os comentários ficamos a achar que “esta pessoa não pode estar boa da cabeça” e o mais dramático disto tudo é que estas pessoas andam por aí na nossa sociedade e embora saibamos que são só ‘heróis do teclado’, a verdade é que esta grosseria, burrice e imbecilidade é cada vez mais visível.

Já não é um ou outro, aqui e ali, está a generalizar-se, e isso é que é grave.

É tão bom poder olhar para o que tem acontecido na F1 com um distanciamento que não é só ‘determinado’ pela conduta jornalística, e que vem da forma como sempre vi F1.

Estou perfeitamente a marimbar-me se ganha este, ou ganha aquele piloto, aquela ou outra equipa qualquer, o meu clube é o ‘espetáculo’, quanto mais, melhor, quanto maior a incerteza do resultado ou o ‘show’ dado em pista por este ou aquele piloto, melhor, e por isso tenho pena de muitos comentários que leio, de gente que nunca conseguirá olhar para as coisas com distanciamento e perceber o que ganha com isso.

Era tão bom que as pessoas fossem assim ‘interventivas’ para com os políticos dos respetivos países. Provavelmente, tínhamos todos vidas bem mais fáceis…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
43 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Bem vindo ao mundo da Internet, onde os complexados descarregam as suas frustrações sobre tudo e todos a coberto do anonimato. Escondidos atrás de um monitor, os cobardes fazem-se heróis, os medrosos perdem as inibições e os tolos têm voz. O José Luís Abreu acha isto «um nojo»? Tem razão. É o que acontece quando algumas pessoas se sentem livres para deixar à solta a besta que trazem dentro delas. E isto está a extravasar da Internet e a contagiar as relações sociais não virtuais. Permita-me, já agora, um desabafo em jeito de «carta aberta»: o autosport.pt também tem a… Ler mais »

jo16061702
jo16061702
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Nem mais.

hellrun
hellrun
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Olha, subscrevo esta ideia do filtro por IP. Fight fire with fire, já diz o Hetfield. Já não concordo tanto com a existência de “favoritos” por parte do jornal. Ha opiniões com as quais não concordamos, e podemos dizê-lo aqui. Convém e não começar a discordia por “os seus camelos…ou pior”. E é isso que vejo muitas vezes. Mas concordo de um modo geral.

no-team
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Tão bom ver o Hetfield mencionado aqui pelo fórum…

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
2 anos atrás

O filtro do ip não me parece uma boa solução porque é possível mudar mais rápido de ip do que de e-mail. O que faz sentido é moderar os comentários de novos usuarios, ou usuarios antigos “com cadastro”, ou então todos os comentários serem alvo de uma revisão antes de serem publicados. Acredito que aqui haja custos financeiros porque é preciso provavelmente uma pessoa a tempo inteiro a ler os comentários todo o dia.

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Tem tanta “graça” ver um hater a dar uma de puro e são. Espelhos precisam-se.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Um dos comentários mais irónicos de sempre. 😂

samC
samC
2 anos atrás

Isso tudo é muito bonito!
Mas quando ganha sempre o mesmo e da maneira pouco competitiva que era hibrida tem sido, cabe aos espectadores exigirem mais da maneira que acharem mais efectiva.
Já agora, sem querer mudar de todo o tópico, o mesmo se aplica aos políticos, etc. Afinal de contas eles são “alguém” porque lhes damos atenção e “SOMOS NÓS QUE LHE PAGAMOS O ORDENADO”.

gtman
gtman
Reply to  samC
2 anos atrás

Meu caro não culpe a era híbrida. Todas as eras tiveram um dominador. O problema quando se está a atingir algum equilíbrio mudam a fórmula e alguém descobre a melhor solução criando um novo desequilibro.
Aqui o problema é diferente, porque apesar do maior equilíbrio que existe agora em relação ao inicio da regulamentação, a banderna e a falta de educação sobem a pique.
Leva-me a crer tratar-se dum problema geracional.

hellrun
hellrun
Reply to  gtman
2 anos atrás

Não creio que seja “geracional” Gtman. Eu, que ja tenho uns anitos, ja vi varios gerações, e todas tiveram os seus anormais, badalhocos, mal educados. O que não tinham era estas ferramentas, para darem livre curso à sua mal formação, e principalmente, o anonimato fornecido pelas mesmas. Ir fazer uma manifestação à frente da policia de choque não é para todos. Vir aqui insultar tudo e todos, é nem mais facil. Qualquer “valente” está à altura.

gtman
gtman
2 anos atrás

Isso não é de agora. Está algo pior. Dou-lhe duas soluções; 1) Acabar com o anonimato fazendo login com o Cartão de Cidadão como se faz para assuntos realmente sérios. 2) Evitar, por parte dos jornalistas, publicar artigos incendiários de cariz nitidamente faccioso na tentativa de obter um maior número de comentários. Isso não leva a um maior número de leituras e a quantidade raramente rima com qualidade. .

hellrun
hellrun
Reply to  gtman
2 anos atrás

Concordo com a necessidade de eliminar o “jornalismo CM TV”: grandes titulos, para a audiencia aqui vir ver (neste caso, ler e comentar). 100% de acordo, repito. Não tenho detectado muitos casos, mas não tenho vida para estar muito em cima.

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

Bla Bla Bla Bla, estamos no tempo do vale tudo. Nas corridas e nos comentários. O desporto no geral em vez de unir as pessoas cada vez mais as divide. Porquê? Dinheiro muito dinheiro, milhões. Enquanto o comum dos mortais luta todos os dias por algumas centenas de Euros. Depois temos aqueles que têm a mania que são ricos mas a bolsa é de pobre e a mentalidade ainda é pior, enquanto assim for caminharemos numa direcção que nem o GPS mais avançado do mundo nos dará o rumo.
Cumprimentos

Pity
Pity
2 anos atrás

Foi por tudo o que refere que o site perdeu “comentaristas” de referência, como o Mits650, o poleman, e tantos outros que nos deliciavam com a sua sabedoria nos tempos do extinto “Fórum”.

Lisboa
2 anos atrás

Estou neste espaço, inicialmente inscrito devido ao extinto fórum AutoSport, desde 2005. Se por um lado, havia uma certa camaradagem ao ponto de se ter organizado inclusive encontros para fazermos corridas de kart, também é verdade que havia uns quantos arruaceiros, entre os quais o Vacas, Piscinas e o provocador mór, Juxpot, que não perdiam oportunidade de ofender com tamanha soberba seja quem fosse. Se hoje temos quem odeie o Hamilton, são todos eles meninos ao lado do ódio que o seu amigo Juxpot tinha ao Senna. E sim, digo amigo, pois ele até à redação do AutoSport chegou a… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Acho que os comentários racistas já estão a ser banidos, pelo menos desde há 2 ou 3 dias, pelo que escreveu o JLA num artigo onde alguém se “esticou”. Esperemos que assim continue.
Quanto ao resto do seu comentário, acrescente o PZM63 à sua lista. Do Vacas, não me lembro.

Lisboa
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Vacas e o Piscinas eram desgraçados, vai lá vai… Pior que muitos hoje.

O Vacas “extinguiu-se” ainda em 2004/2005.

O refugiado suíço (Piscinas) ainda por aqui andou mais uns aninhos, ainda tentou promover a “carreira” do filho na Fórmula BMW, mas como o AS não lhe prestou cartão, refugiou-se de vez.

Desses tempos, o único que de facto deixou verdadeiras saudades, foi o “Le Mans” e os seus relatórios da Nação.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Ai você acusa outros de atacar, mas você vai sempre atacar quem você acha estar errado, rebaixando-se ao nível deles.
Parabéns a essa sua lógica brilhante.

Cágado1
2 anos atrás

Totalmente de acordo, até porque no desporto automóvel gosto de practimente todas as equipas. O comentário automóvel tem se degenerado, mas se for há muitos anos atrás, aos princípio do fórum AS, vai ver que já na altura havia foristas (de quem sou grande amigo) que se referiam aos admiradores de um grande piloto falecido, como ‘as viúvas’. Infelizmente o fenómeno não é novo, só se tem extremado. Do poucos desportos que parece ainda escapar a este fenómeno é o Rugby. Realmente gostava que fossemos mais capazes de discutir opiniões com apreço pelo outro, sem rivalidades ou picardias escusadas, com… Ler mais »

jcf
jcf
2 anos atrás

É mesmo José Luís Abreu e para quem é adepto desde os 1970s o contraste entre essa época e agora, é significativo. No que se refere às “redes sociais” e à “internet”, não deveria ser permitido acessos em anonimato, todos os acessos a sites de jornais, notícias, etc, deveriam ser autenticados por cartão de cidadão para depois facilmente se poder responsabilizar e castigar quem tem esses comportamentos nojentos, como refere e bem.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Atirar com adversários para fora pode ser um espetáculo…no wrestling. Na F1 querem-se as lutas em pista, não no hospital.

hellrun
hellrun
Reply to  Scb2
2 anos atrás

E agora eu dava exemplos dos ultimos 30 anos da F1, nenhum deles sendo o caso que está a apontar, de situações onde isso aconteceu mesmo, de modo mais claro, e alguns casos até a darem titulos de campeão. Mesmo que isso fosse verdade, dá direito a vir para aqui ofender tudo e todos ? Acho que não.

Scb2
Scb2
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Ainda bem que o Hellrun não está à frente da F1 (nem de outra coisa qualquer): está tudo bem porque há 30 exemplos. Imagino-o nos anos 80 e 90 da F1: “mais um acidente mortal? Posso dar 30 exemplos. Siga.”

no-team
2 anos atrás

Completamente de acordo com artigo. Mas é-me também impossível ilibar o comportamento dos líderes da RB e do seu piloto #33, principais obreiros de uma campanha de ódio contra a Mercedes/Hamilton, sem cabimento, até amadora, com os resultados que estão à vista. Não sou fã da Mercedes, nunca fui o fã nº1 do Hamilton, acho que o comportamento dos responsáveis da RB foi muito rasteiro e contribuiu decisivamente para manchar este campeonato, aconteça o que acontecer.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado