Opinião: A Azia de Max Verstappen

Por a 3 Maio 2021 17:29

Max Verstappen chegou ao fim da corrida desapontado com o resultado obtido. Ainda não foi desta que o neerlandês terminou um fim de semana na liderança do campeonato. Na teoria os Red Bull eram os favoritos, mas com o decorrer do fim de semana português, ficou claro que esse favoritismo não passou para a realidade.

Verstappen teceu comentários menos positivos no final da prova, realçando a pouca vontade de regressar a Portimão, que não apresentou os níveis de aderência que o #33 desejava. É certo que o asfalto de Portimão não está ainda nas condições ideais, pois ainda teve poucas provas, nem o tempo cumpriu ainda o seu papel, mas chegar ao fim de afirmar categoricamente que espera que a F1 não regresse a Portugal, porque a pista não tinha aderência suficiente não deixa de ser sinal de alguma… azia.

O AIA proporciona imagens fantásticas e ao contrário do que vemos noutras pistas exige mais dos pilotos. Com a particularidade de permitir várias trajetórias, o AIA é uma descoberta constante para os pilotos e para as equipas. Foi esse desafio que correu melhor a uns do que a outros. Não foi uma corrida entusiasmante mas foi longe de ser uma corrida desinteressante.

E a azia no final, pode ser sinal que esta vitória de Hamilton afetou o piloto da Red Bull. Se calhar não foi a falta de aderência (igual para todos os pilotos), nem os limites de pista que incomodaram Verstappen, mas sim a falta de argumentos para levar a melhor sobre Hamilton que mais uma vez mostrou porque é sete vezes campeão do mundo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
53 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ferrari17
ferrari17
2 anos atrás

Tem de crescer e ser mais humilde

ricardopita
ricardopita
Reply to  ferrari17
2 anos atrás

Ou ser hipócrita como o LH

ferrari17
ferrari17
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

Se gosta ou não o Hamilton está ao nível dos antigos campeões e eu não sou fã dele

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

Ou como tu.

Cross_Road
Cross_Road
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

Epah não é para defender o Hamilton ou ninguém, que o considero um excelente piloto.. mas hoje em dia quem não é Hipócrita?
Até mesmo nós somos hipócritas connosco mesmos em comparação com o nosso “eu” no passado.. afinal nunca mudou de ideias passado anos? ou será que fico estanque e estagnado no tempo? Esse é um argumento inválido a todos os níveis, desculpe pelo reparo.

ricardopita
ricardopita
2 anos atrás

Fazer um artigo mais tendencioso que este é difícil…

Pity
Pity
Reply to  ricardopita
2 anos atrás

“Opinião”, sabe o que é? Os jornalistas também têm direito a ter opinião, desde que avisem que o que escreveram é a sua opinião. Foi o que o Fábio Mendes fez.

mindgamesracing
mindgamesracing
Reply to  Pity
2 anos atrás

E os pilotos também

hellrun
hellrun
Reply to  mindgamesracing
2 anos atrás

Correctissimo. Não concordo com o Verstpappen, mas não o critico. Não tem de participar “no andor” ao nosso circuito. Diz o que acha, siga.

917/30
2 anos atrás

Azia? Nunca devem ter visto a cara do Senna quando perdia para o Prost…Isso sim, Senna ficava louco. Isto do Max é só um desabafo de um míudo de 23 anos que pensava ter um carro superior e afinal não tem…

ferrari17
ferrari17
Reply to  917/30
2 anos atrás

Muito bem dito

dxico
dxico
Reply to  917/30
2 anos atrás

Tocou num ponto que daria muito por onde discutir…além da competitividade entre Senna e prost, Senna deixava tudo na pista em que ou ganhava ou quebrava e o baixinho ia ter com o seu conterrâneo Balestre quando as coisas não corriam bem para as converter em seu favor (Japão 89 por exemplo) claro que deixaria azia a QQ um. Agora o Max sim aziou e entendo porque percebe que afinal não tem o melhor carro em corrida e isso gera frustração. Daqui a pouco começa o Horner a ir ter com a FIA para investigar a Mercedes…ou seja… Azia é… Ler mais »

ZecaPower
ZecaPower
2 anos atrás

Por estas atitudes se vê que pode nunca vir a ser campeão. Reparem na postura dele e de pilotos como Lando ou Charles. È muito bom piloto sem duvidas mas falta humildade para se culpar a ele e não a outros. Uma vez é os limites, outra vez é o motor, depois o tempo, pneus, etc… As condições foram iguais para todos.
E atenção que não tenho nada contra ele muito pelo contrário.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  ZecaPower
2 anos atrás

Claro que nunca pode ser campeão. O Hamilton não era diferente e já tem quantos títulos?

ferrari17
ferrari17
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Nunca o Hamilton foi como o Verstappen

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  ferrari17
2 anos atrás

O Hamilton teve um carro dominador em 2007 e igual ao Ferrari em 2008, a partir daí ficou na mesma situação que o Verstappen tem na Red Bull, ganhava sempre umas corridas todos os anos. Teve de ficar 5 anos a ver os outros a ganhar.

MurrayWalker
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Dominador em 2007?!
Tanto 2007 e 2008 teve um carro ligeiramente inferior ao Ferrari no cômputo geral.
Existia uma variação de pista para pista. Mas no geral, tudo o que eram pistas aero dependentes, eram Ferrari. Pistas citadinas, ou para arranca, tipo Montreal, eram McLaren.

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

“2007 e 2008 teve um carro ligeiramente inferior ao Ferrari” pois, pois…também começou por dizer o mesmo de Mercedes Red Bull 2018 mas depois bem vistas as coisas até aceitou o 10-10…Em 2007/8 entre Mclaren e Ferrari é demasiado equiparado para se dizer que um ou outro foi superior ainda que ligeiramente, a não ser que se queira louvar ainda mais os feitos do LH….

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Não é uma questão de louvar os feitos de LH. Tivessem trocado as duplas de pilotos de carro em 2007 e o título de pilotos tinha sido para Hamilton ou Alonso bem antes da última prova. Fazendo uma analogia a esta época. Seria o mesmo que colocarmos O Max e o Lewis na mesma equipa e na outra equipa, colocarmos Bottas e Perez. Quer Max e LH fizessem dupla na Mercedes ou na Redbull. Seria sempre um deles o campeão. Ainda relativo à nossa discussão de 2018. Vou ter que voltar atrás na Hungria. Os meus apontamentos da altura é… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
garantia4
garantia4
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

F1 Forever o Hamilton teve uma cópia – obtida criminosamente- de um Ferrari em 2008. Mesmo assim foi batido pelo Kimi.

hamiltoncosta97gmail-com
hamiltoncosta97gmail-com
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Como foi batido pelo kimi se em 2008 o Hamilton foi campeão, Kimi venceu em 2007.

garantia4
garantia4
Reply to  hamiltoncosta97gmail-com
2 anos atrás

Tens toda a razão. Foi em 2007 .
De qualquer maneira, em 2008 correu com um Ferrari-B, e pode dar graças ao Timo, indo a Fátima e a Lourdes, não ter sido batido por um piloto do nível do Massa que tinha um Ferrari.

MurrayWalker
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Criminoso foi o que o Commendatore Max Mosley fez à McLaren, sem existir uma única prova que os documentos tivessem entrado em Woking.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  ZecaPower
2 anos atrás

Soa um bocado a Alonso. Nunca saberemos o que tem o Red Bull que lixa os 2ºs pilotos todos.

no-team
2 anos atrás

O Max assumiu-se como fã do circuito, disse que o traçado é mesmo um dos seus favoritos, mas simplesmente não tem um asfalto ao nível da F1. Ele foi o mais directo, mas não foi o único a abordar a questão, nenhum piloto estava particularmente feliz com a falta de aderência. O Hamilton, que venceu na Turquia no ano passado, também foi bastante duro na altura, afirmou que se gastaram milhões num asfalto terrível, quando o antigo era óptimo. Se queremos o AIA um circuito melhor, se calhar não é má ideia ouvir o que os pilotos têm a dizer… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  no-team
2 anos atrás

Também não será má ideia dar tempo a que o asfalto melhore.

no-team
Reply to  Pity
2 anos atrás

Esperemos que seja uma questão de tempo e não de falta de qualidade do asfalto. Em todo o caso, é provável que a F1 não reapareça tão cedo no calendário.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  no-team
2 anos atrás

Sabe, há muitas formas de falar. Dizer que espera não mais voltar a Portimão, toca um pouco a falta de respeito.

no-team
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

É a opinião do Max, não fiquei ofendido por isso. Ele é que pilotou por lá, tem termos de comparação com outros circuitos. Encaro-o como um alerta e não como um insulto, até porque o Max já deixou claro que adora o traçado.

can-am
can-am
2 anos atrás

O Max não tem potência no Red Bull para fazer jogo igual com o Mercedes do Hamilton. Ve-se claramente nas ultrapassagens.Nem com DRS lá consegue ir. O carro do Hamilton continua a ser superior em tudo ao Red Bull.E contra isso nada há a fazer. Milagres não há.
O Hamilton é o super nº1 Mercedes e a FIA fecha-lhe os olhos a muita coisa, nas questões de limites de pista e outras. etc. São factos.
Que seja bom para a diversidade na F1 que um piloto como ele ganhe,OK .
Encomende-se a taça já ..

Last edited 2 anos atrás by Speedway
RedDevil
RedDevil
Reply to  can-am
2 anos atrás

LOL…
O Hamilton ultrapassou o Max porque aproveitou um erro de Max… mas depois não cometeu nenhum que desse margem para o Max tentar ultrapassar… Não foi DRS nenhum, nem potências nem nada parecido… foi apenas um desempenho perfeito depois de ultrapassar Max…. e foi isso que levou o Rosberg a dizer o que disse…

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
2 anos atrás

Mas que atrevimento não endeusar o HAM aqui, logo o provavelmente seu maior clube a nível mundial em % ( estamos mesmo a falar a sério) ! Foi mais que evidente que contra o Super- Motor do mercedes não há nada a fazer: nem com o efeito aspiração e o DRS o Max conseguia passar o Bottas….. E vamos então agora fingir q não nos lembramos da Caça às Bruxas a partir do dia 6/9/19 quando o HAM não conseguia passar o “Predestinado” Leclerc com o “motor dopado”no rettifilo de Monza? Plenamente de acordo com o Fábio Mendes quanto à… Ler mais »

GetInThe8Lewis
Reply to  garantia4
2 anos atrás

fds és uma perola daquelas.
tou sem palavras

garantia4
garantia4
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

Poli-nicks, olha:
comment image

GetInThe8Lewis
Reply to  garantia4
2 anos atrás

poly quem? não tenho 10 anos amigo.
dá mais azia o rosberg ao verstappen que a mim ou ao hamilton pelos vistos.
mas seja bem vindo perola do autosport já estávamos com saudades

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

A dor nas articulações, nomeadamente a de cotovelo é tramada…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

O asfalto foi igual para todos. Assim que embora perceba que esteja chateado que não ganhou, a realidade é que o asfalto não mudava para menos aderente quando ele passava.

Mas se calhar como sabe que a vantagem do RB é a maior aderência nas curvas, ainda mais agora que a Mercedes está “coxa” com as regras, deve ter doído ter sido batido por um monolugar/piloto que supostamente não devia ser tão rápido.

Mas ele que se concentre na próxima corrida e nas seguintes que faltam, um campeonato ganha-se em todas, não em uma ou duas (ou três).

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
Joselobato2021_divertel_pt
Joselobato2021_divertel_pt
2 anos atrás

Pelo vistos Max Verstappen, não reparou que Lewis Hamilton esteve na mesma pista na mesma hora e minuto que ele. Alguma diferença deve haver, mas é sempre mais facil apontar o dedo aos outros (mau peder) falta de humildade, Seria certamente bom o Max Verstappen ver videos de Ayrton Senna Nelson Piquet Nigel Mansell ou Gill Villeneuve por exemplo.

Patucho10
Patucho10
2 anos atrás

Graças a esta falta de aderência é que ouve incerteza até ao fim, e devia haver mais pistas assim pois tornava tudo muito mais animado, para o publico que é apaixonado pela modalidade são lutas destas, na pista, no braço que queremos assistir, é por essa razão que me faz pagar pela Eleven Sport, e não para assistir a corridas monótonas, que ninguém passa ninguém, e este comportamento do Max só demonstra que ainda lhe falta muito para ser um grande campeão, mesmo que ganhe este ano,..

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado