Opinião: A Azia de Max Verstappen

Por a 3 Maio 2021 17:29

Max Verstappen chegou ao fim da corrida desapontado com o resultado obtido. Ainda não foi desta que o neerlandês terminou um fim de semana na liderança do campeonato. Na teoria os Red Bull eram os favoritos, mas com o decorrer do fim de semana português, ficou claro que esse favoritismo não passou para a realidade.

Verstappen teceu comentários menos positivos no final da prova, realçando a pouca vontade de regressar a Portimão, que não apresentou os níveis de aderência que o #33 desejava. É certo que o asfalto de Portimão não está ainda nas condições ideais, pois ainda teve poucas provas, nem o tempo cumpriu ainda o seu papel, mas chegar ao fim de afirmar categoricamente que espera que a F1 não regresse a Portugal, porque a pista não tinha aderência suficiente não deixa de ser sinal de alguma… azia.

O AIA proporciona imagens fantásticas e ao contrário do que vemos noutras pistas exige mais dos pilotos. Com a particularidade de permitir várias trajetórias, o AIA é uma descoberta constante para os pilotos e para as equipas. Foi esse desafio que correu melhor a uns do que a outros. Não foi uma corrida entusiasmante mas foi longe de ser uma corrida desinteressante.

E a azia no final, pode ser sinal que esta vitória de Hamilton afetou o piloto da Red Bull. Se calhar não foi a falta de aderência (igual para todos os pilotos), nem os limites de pista que incomodaram Verstappen, mas sim a falta de argumentos para levar a melhor sobre Hamilton que mais uma vez mostrou porque é sete vezes campeão do mundo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
53 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pecamisto
Pecamisto
2 anos atrás

O talento em excesso não apaga a falta de pessoa, que um piloto pode ter. Treinou demasiado a pilotagem e descuidou a sua própria formação. Não há de ser o último, muito menos foi o primeiro.
Um campeão a sério, antes de o ser, tem de ser gente…

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

A Azia é normal, como alguém disse ao ver a cara do Senna quando perdia diz tudo. Mas o que me atormenta é a velocidade apresentada pelos Mercedes na reta da meta. Impressionante se fosse Vermelho o que não diriam. Com software próprio para a complexidade destas unidades motrizes. A FIA fica a ver Navios.

hellrun
hellrun
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Discurso exactamente igual ao do Verstappen. Os outros andam mais, logo estão ilegais. Olha, versejei.

filano
filano
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Azia é o que se vê por fora que por dentro é falta de caracter e honestidade desafiar o óbvio não se pode…

Patucho10
Patucho10
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

A Mercedes apostou claramente em mais velocidade na reta e foi bem visível que o max conseguia aproximar-se bem dos mercedes nas zonas mais lentas, mas quando chegava a reta ficava para trás, não se pode ter tudo,..

Jorge
Jorge
2 anos atrás

Alguém pode meter um link para as palavras originais?

Génesis
Génesis
2 anos atrás

Olé, excelente artigo.

icebergemchamas
icebergemchamas
2 anos atrás

É por estas e por outras que nunca chegará aos calcanhares de um Hamilton, Schumacher ou Senna! Os Grandes Pilotos adaptam-se ao que lhes aparece, os outros… fazem choradinhos e arranjam desculpas!
Aposto que se o Max vencer no Mónaco, ainda vai dizer que o ideal era o Campeonato ter mais 22 provas semelhantes ao circuito de Monte Carlo.
Cresce e aparece…

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Quando não se sabe dançar é o chão que é torto…
Quando não se tem “mãozinhas” a culpa é do circuito…
Tá certo!

filano
filano
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

nem mais… 100%

filano
filano
2 anos atrás

Não queria a luta com Hamilton???? Como português e adepto da modalidade é deplorável as declarações que já não é de agora , nunca gostei deste “gajo”.., A pista estava com falta de aderência só para ele???? que culpa tem a pista quando foi batido de uma forma tão evidente, já está a ver a classe de Hamilton??? o Mercedes andava sozinho???? Vers e a sua equipa tem que rever a forma que se apresentam porque não tem a noção do ridículo com declarações infelizes e de nada abonam para a F1 muito menos para eles próprios… Todos os pilotos… Ler mais »

samC
samC
2 anos atrás

Analisando friamente, sem levar em conta que queremos todos F1 em Portugal, dos 2 GP em Portimão, há algo que sobressai.
O nível de intensidade e interesse vai decaindo ao longo da corrida. Seja culpa de pneus que Pirelli escolheu, a falta de aderência que falam todos, não só o Max, estratégias ou até mais um momento ” Valtteri it´s james…” que pode ter até passado despercebido, o GP foi monótono até nas lutas mais atrás.
Mas mais importante que tudo parabens à organização e pode ser que para o ano o circo da F1 volte.

MurrayWalker
Reply to  samC
2 anos atrás

LOL. Só a título de esclarecimento. Aquela ultrapassagem de Alonso ao Sainz que foi tirada a papel químico da seu momento “Valteri it’s James…” também foi o Vowles que entrou nas comunicações da Ferrari? ou terá sido o Rei Juan Carlos no exilio que fez uma chamada com o seu telefone vermelho?

samC
samC
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

O argumento do comentario era apenas que o GP em Portimão pode apresentar um padrão que o pode “desconsiderar” no futuro face a outros circuitos. Só achei fraquinho para o Bottas. Tal como vacilou com o Max aliás. Piadas foleiras á parte , “devia” ser capaz de mais num carro igual ao do campeão. E para clarificar objectivo do comentario. creio que teria sido mais interessante para narrativa o Bottas ganhar o GP e termos luta entre o Ham e o Max, nem que fosse só para audiências. Chegamos lá ou só interessa ganhar o mesmo de sempre.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado