O que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

O que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media?

José Luis Abreu by José Luis Abreu
28 Março, 2024
in Autosport Exclusivo, F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
O que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media?

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

20 Junho, 2026

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

20 Junho, 2026

A oferta da Liberty Media para comprar a Dorna, promotora do MotoGP e do World Superbike, parece neste momento ser um negócio fechado. A Liberty Media e a Dorna terão finalizado o acordo de compra há semanas, por um valor superior a 4 mil milhões de euros, sendo que o anúncio oficial pode estar iminente, e possivelmente será feito antes da próxima corrida de MotoGP (Grande Prémio das Américas em 12-14 de abril). Inicialmente, houve relatos de ofertas concorrentes de outras organizações, mas a Liberty Media parece ter prevalecido.
Quanto à Fórmula 1, estamos conversados, a disciplina tem crescido a olhos vistos nos últimos anos, mas o que pode ganhar o MotoGP com a aquisição pela Liberty Media?
Em primeiro lugar, claramente o aumento do investimento e dos recursos.
A Liberty Media tem um historial de investimento significativo na F1 e poderá trazer essa mesma abordagem para o MotoGP e isso pode levar a grandes alterações no modelo seguido pelo MotoGP, que já de si, é uma competição fortíssima, mas claramente com potencial para chegar ainda mais longe.
Não nos podemos esquecer que está posicionada onde está, mesmo sendo uma competição muito centrada entre Espanha e Itália, pois em 22 pilotos, 10 são espanhóis e 6 italianos, em termos de equipas o figurino não muda muito, mas o alcance que a competição tem é brutal, só fica atrás da F1, ultrapassa facilmente NASCAR, WRC, WEC, IndyCar, IMSA, etc.
Com o know how da Liberty Media, a médio prazo certamente haverá desenvolvimento das equipas, mais recursos para estas desenvolverem as suas motos e competirem a um nível ainda mais elevado.
Os salários dos pilotos não devem demorar a aumentar, sendo ainda mais possível atrair e reter os melhores talentos, e ainda e fundamentalmente exposição e crescimento globais.
A experiência e as ligações da Liberty Media podem aumentar significativamente a audiência global do MotoGP com melhores acordos de transmissão, chegar a novos mercados e aumentar ainda mais o número de espectadores, melhoria da presença digital, com conteúdo online mais forte e estratégias de envolvimento dos fãs, e aí podem logo começar pelos preços das subscrições online que são ‘pornográficos’. O calendário já é bem mundial, mas pode facilmente ser mais expandido e incluir novos destinos e aumentar a presença do desporto em mais e novos países.
Uma estrutura de gestão unificada com a F1 poderá conduzir a operações mais eficientes, partilha de recursos e conhecimentos entre as duas séries, melhoria da gestão de eventos pois com a utilização de conhecimentos combinados isso pode criar uma melhor experiência para os fãs e participantes.
O potencial de marketing e patrocínios já é grande no MotoGP, mas pode elevar-se a níveis bastante maiores.
A combinação dos esforços de marketing do MotoGP e da F1 pode ser uma grande vantagem, pois são claramente as duas disciplinas ‘motorizadas’ que melhor engajamento têm nas redes sociais.
Tudo junto isso pode atrair mais e maiores patrocinadores: uma maior audiência combinada seria muito atrativa para potenciais patrocinadores, aumentando as receitas do desporto.
Isto levaria a acordos de patrocínio mais lucrativos pois o poder de negociação da Liberty seria significativamente reforçado quando se lida com patrocinadores interessados em ambas as séries.
Mas nem tudo são rosas, pois há também algumas considerações a ter em conta.
Em primeiro lugar, basta olhar para onde está a F1, para perceber que do ponto de vista da Liberty Media dificilmente esta deixaria o MotoGP ‘morder os calcanhares’ à F1.
É óbvio que isso está muito longe de acontecer, não se vislumbra, sequer a médio prazo, mas estando ambos nas mãos da mesma empresa, será muito mais difícil que isso suceda naturalmente.
é importante manter a identidade do MotoGP pois é claro que existe a preocupação de que o carácter único e as tradições do MotoGP possam ser ofuscados pela F1 e aqui será importante encontrar um equilíbrio entre a colaboração e a preservação das identidades distintas.
Por fim, há ainda obstáculos regulamentares, pois a regulamentação anti-trust poderá ter de ser abordada.
Globalmente, a aquisição pela Liberty Media representa uma oportunidade significativa para o MotoGP crescer e prosperar. Com uma gestão cuidadosa, a Liberty poderá conduzir a um futuro mais risonho para o desporto, mas esta mudança monumental na gestão e promoção do MotoGP, em paralelo com a ambição mais ampla da Liberty Media de reproduzir o seu modelo de sucesso da Fórmula 1 no mundo do motociclismo, não é fácil de alcançar.

Tags: DornaF1Liberty MediaMotoGP
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues
Destaque Homepage

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

by Fábio Mendes
20 Junho, 2026
Newsletter

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

by Fábio Mendes
20 Junho, 2026
Next Post

VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP

GP de Espanha: Quem foi o melhor piloto do dia (MPD)?

F1, Toto Wolff definiu prioridade #1: Max Verstappen, sem descartar outros

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

Rali Castelo Branco: Terceira vitória de Rúben Rodrigues

20 Junho, 2026
Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

Rali Castelo Branco, PEC11: Rúben Rodrigues com o triunfo praticamente garantido

20 Junho, 2026

F4 Spain, Aragão: Mais uma excelente recuperação de Noah Monteiro

20 Junho, 2026

Fórmula E: Comissários não revertem penalização a Félix da Costa, uma das dez aplicadas durante a corrida

20 Junho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright