Niki Lauda vai suceder a Bernie Ecclestone

Por a 10 Janeiro 2016 13:56

Na edição do Autosport desta semana, que, recordamos, passa a ir para as bancas às terças-feiras, Luis Vasconcelos publica um interessante trabalho que explica os meandros da passagem de testemunho entre Bernie Ecclestone e Niki Lauda à frente dos destinos da Fórmula 1, numa transição que se fará de forma progressiva. Luis Vasconcelos explica como Ecclestone aceita Lauda e o que pretende fazer durante este processo. Um trabalho a não perder no próximo Autosport, na 3ª Feira.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
SpeedyM
SpeedyM
8 anos atrás

Sei que sou o único português a pensar assim e que vou ser criticado pelo que vou dizer, mas preferia o Dr. Helmut Marko. É um jurista, o que decerto facilitaria a compreensão e resolução de algumas questões, é absolutamente intransigente quando sabe que tem razão e pertence a uma organização que é inovadora e sabe o que é espectáculo como nenhuma outra. Com alguém como ele ficaria muito mais tranquilo. Niki Lauda não é decerto um corrupto, mas faz-me suspeitar que serviria os interesses da Mercedes.

Fdxulla
Fdxulla
Reply to  SpeedyM
8 anos atrás

Sim e acima de tudo não tens s mínima noção decruem é o Marko

SpeedyM
SpeedyM
Reply to  Fdxulla
8 anos atrás

Então explique-me lá quem é o Marko, ó entendido…

Iceman
Iceman
Reply to  SpeedyM
8 anos atrás

Helmut Marko? Os portugueses seriam banidos da F1 eternamente, nem podiam sentar sequer num carro, nem dar uma voltinha.

SpeedyM
SpeedyM
Reply to  Iceman
8 anos atrás

Você tem consciência de que foi graças à Red Bull – da qual Marko é consultor – que o Kimi Räikkönen chegou à F1? com a Sauber, cujo patrocinador era então a Red Bull?
E, entre um português mediano e um estrangeiro brilhante, tenha lá paciência mas prefiro o estrangeiro. Nem que seja russo.

pity
pity
Reply to  SpeedyM
8 anos atrás

E o Helmut não zelaria pelos interesses da Red Bull? E se fosse o Montezemolo, favoreceria a Ferrari, alguém ligado à McLaren, idem, idem, aspas, aspas. Até o Bernie tem as suas preferências, a diferença é que, como qualquer catavento, muda de direcção conforme lhe convém.
É muito difícil, para não dizer impossível, encontrar alguém verdadeiramente independente.

SpeedyM
SpeedyM
Reply to  pity
8 anos atrás

Esqueci-me de referir um argumento a favor de Helmut Marko: ele é também um campeão da segurança no desporto motorizado, tal como Jackie Stewart. No seu tempo, fazia-se ouvir alto e bom som contra as condições de certas corridas, como a Targa Florio (da qual é, curiosamente, o recordista da melhor volta). É uma ironia enorme que tenha ficado cego de um olho numa prova de F1. Quanto à independência, não deixa de ter razão. Simplesmente, parece-me que Helmut Marko seria menos vulnerável a pressões que Niki Lauda – mas claro que não posso pôr as mãos no fogo por… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Grande notícia! Não pela pessoa em si, mas pela saída de Ecclestone. Já era tempo.
Concordo que a passagem de testemunho seja aos poucos, afinal, gerir a F1 não é tarefa simples.
Lauda será a pessoa indicada? Não sei, mas, pelo menos, é uma pessoa séria e do meio.

bzzz
bzzz
Reply to  Pity
8 anos atrás

Pessoa séria? Garante-la?… Quanto a ser «do meio», com toda a certeza que tens razão: ele é mesmo do meio da Mercedes!
Ora, ainda bem que «não sabes»… Vê lá tu no imbroglio em que te metias…

jcf
jcf
8 anos atrás

Parece-me uma boa escolha. 1º Deu quase toda a sua vida a este Desporto, inclusivamente quase deu a própria vida; 2º Sempre foi um hábil e astuto homem de negócios, inclusive na forma como negociou a sua entrada na F1 como piloto pagante e posteriormente o seu regresso em 1982. Foi graças a ele que os pilotos deram um tremendo salto salarial, já que ele regressou à F1 obrigando Ron Dennis a pagar-lhe o quíntuplo do que então se pagava a um piloto top; 3º Descendente de experientes banqueiros, nunca usou essas benesses e construiu toda a sua vida apenas… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jcf
8 anos atrás

Pois a questão dos negócios é que me preocupa. Não sei se ele é assim tão bom nos negócios… Afinal a Lauda air faliu…
Quanto aos outros predicados, concordo em absoluto.

Iceman
Iceman
Reply to  Pity
8 anos atrás

A Lauda Air tornou-se uma subsidiária da Austrian Airlines em 2000, creio que não faliu.

Pity
Pity
Reply to  Iceman
8 anos atrás

Eu tenho ideia de que faliu algum tempo depois da queda do Boeing 767, pois lembro-me de ter associado os dois factos, mas… a Wikipédia dá-lhe razão, embora dando o encerramento em 2013.
Possivelmente a associação entre as duas companhias foi mal noticiada na altura, o que me levou a achar que tinha falido.

Luciano Auer
Luciano Auer
8 anos atrás

Amigos estamos falando de um tricampeão mundial ex piloto que conhece a fórmula 1 como ninguém e sabe o que é necessário para o campeonato. Bernie foi bom se olharmos o lado financeiro,entretanto nos últimos anos vem matando a fórmula 1 por esquecer os lados mecânicos, históricos e tradicionais do maior campeonato de corrida de mubd

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

Concordo em pleno com o comentário de JCF! Para suceder a Bernie prefiro Lauda. Helmut Markko é demasiado interesseiro para ser isento, e obter entendimentos. Como já comentei há muito tempo, mais facilmente seria Mateschitz, mas como comprador dos interesses de Bernie, nunca como seu sucessor, e defensor dos interesses de Bernie. A ser verdade o nome de Lauda, prevejo mais umas birras da Red Bull…

mario melo
8 anos atrás

porquê não alguem mais novo e fazer uma revolução para criar mais interesse na Formula 1. Uma questão porquê os maiores construtores não terem um terceiro piloto jovem para aumentar o paddock e criar um troféu ovem a pilotos sub23 por exemplo. Mereciam estar na formula 1 este ano vandoorne, ocon, wehrlein, rowland,todos eles campeões em diferentes categorias. Mercedes, Ferrari,Red Bull, MacLaren e Renault podiam ter um terceiro piloto jovem mas a classificação das equipas este 3º piloto era contabilizado só numa categoria jovem, não menciono mais equipas porque as outras não suportariam um 3º carro. Tinhamos assim 27 carros.… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  mario melo
8 anos atrás

Eu respondo-lhe porquê: custos. Ter um terceiro carro, não implica só mais um carro e um piloto, implica mais engenheiros, mais mecânicos, mais peças sobresselentes, mais logística… tudo isso implica custos. Quanto ao campeão de GP2 ter de ir imediatamente para a F1…bem, era preciso que essa fosse a única competição de acesso e, que lá estivessem mesmo só bons pilotos. Agora pilotos que estão vários anos lá, até conseguirem ser campeões, como o Palmer ou o Pantano (este último não valia mesmo nada), não abona muito a favor da GP2. Concordo que deviam acabar com os pagantes sem talento,… Ler mais »

Luis gaspar
Luis gaspar
8 anos atrás

…Lauda…Marku..já se lembraram do Sr. Domingos Piedade?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado