Morreu Paulo Pinheiro

Por a 10 Julho 2024 19:21

Paulo Pinheiro, um dos nomes mais influentes do desporto motorizado nacional, faleceu. Responsável pelo Autódromo Internacional do Algarve, sem dúvidas uma das estruturas mais modernas e espetaculares do desporto motorizado mundial, deixa um legado incomparável.

Paulo Pinheiro, engenheiro mecânico e fã de desporto motorizado, idealizou a criação do Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, inaugurado a 2 de novembro de 2008. O autódromo é a primeira parte do projeto Algarve Motor Park, iniciado em 2001. Em 2004, Pinheiro fundou e dirigiu a Parkalgar Racing Team, que competiu no Campeonato do Mundo de Motociclismo em parceria com a Honda. Este projeto terminou em 2011, após conquistar 12 vitórias e 2 vice-campeonatos mundiais.

A sua contribuição no desporto motorizado nacional continuou também nas quatro rodas, correndo várias vezes em competições nacionais. Esteve também envolvido no reerguer do principal campeonato de velocidade nacional, depois da regulamentação TCR ter caído por terra. Ao lado de Pedro Marreiros, revitalizaram a competição e lançaram as bases para o que é agora o CPV.

Foi ele também um dos grandes responsáveis por trazer de volta a F1 a Portugal, mais de duas décadas depois da última visita, num contexto muito complexo e pandemia, numa tarefa cumprida com sucesso. O MotoGP foi também visita regular ao nosso país e o AIA foi palco de momentos inesquecíveis, que ficam para a história do desporto nacional e internacional.

Paulo Pinheiro dedicou a sua vida ao desenvolvimento do desporto motorizado em Portugal e à afirmação do Algarve e do País como um dos grandes palcos internacionais deste desporto, ao mesmo tempo que contribuía para o crescimento da economia nacional e regional, deixando um legado único em Portugal.

Fica o seu legado, a sua vontade de fazer sempre mais e melhor pelo motorsport e uma estrutura fantástica, considerada por muitos uma das melhores pistas do mundo, palco das melhores competições nacionais e internacionais.

Aos familiares, amigos o AutoSport endereça as mais sentidas condolências, neste momento de luto para a comunidade do desporto motorizado nacional.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
strakarevo
14 dias atrás

R.I.P.

Scb
Scb
14 dias atrás

Bolas!
Condolências à família.

917/30
14 dias atrás

Notícia muito triste, que descanse em paz.

christopher-shean
christopher-shean
14 dias atrás

DEP! (Maldito cancro…) Obrigado p’la tua grande obra. Condolências á familia.

Last edited 14 dias atrás by [email protected]
Billy Bob
Billy Bob
14 dias atrás

Fiquei estupefato. Como a maior parte, tb não sabia da sua doença.
E com a idade que tinha, custa bastante.
Um empreendedor, que nos deixou uma obra incrível que iremos desfrutar por muito tempo.
Condolências aos familiares e amigos.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
13 dias atrás

Péssima notícia, ainda era um jovem. Vamos sentir a sua falta sem ele vai ser mais difícil trazer eventos internacionais para o AIA.

#99
#99
13 dias atrás

Muita tristeza, muita mágoa com esta notícia.
Obrigado Paulo Pinheiro pela sua obra e emoções proporcionadas.
Descanse em paz.
Sentidas condolências a família.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado