Liam Lawson (Red Bull) é um dos rookies na F1: conheça a sua história

Por a 24 Fevereiro 2025 15:32

Liam Lawson estreou-se na Fórmula 1 quando Daniel Ricciardo se lesionou durante os treinos para o Grande Prémio dos Países Baixos de 2023. De imediato deixou boa impressão e tudo o que fez a seguir foi suficiente para a equipa o preferir colocar ao lado de Max Verstappen na Red Bull, do que Yuki Tsunoda, que parecia mais bem colocado.

Duas aparições no top 10 e muita coragem em pista, foi o que a Red Bull precisou para o escolher…

Provavelmente, com expectativas bem mais baixas do que Sergio Pérez, vão permitir ao neozelandês não se deixar intimidar pela valia de Verstappen e fazer o seu trabalho sem se preocupar com o neerlandês.

Vai ter algum tempo de ‘paciência’, provavelmente o ano todo, e se for melhorando aos poucos, ganha o lugar…

Liam Lawson surgiu no cenário mundial quando menos se esperava, mas com a intensidade de quem nasceu para brilhar. Vencedor em praticamente todas as categorias júnior do automobilismo e protagonista nos campeonatos altamente competitivos de F3 e F2, Lawson aguardava pacientemente a sua chance como piloto reserva da Red Bull.

O destino, porém, tem caminhos curiosos – foi com a fratura na mão de Daniel Ricciardo durante os treinos do GP dos Países Baixos de 2023 que a porta para seus sonhos se abriu repentinamente.

Inspirado desde criança pelo personagem Relâmpago McQueen do filme “Carros” da Disney, Lawson estava pronto para mostrar o seu próprio relâmpago na pista.

Após um batismo de fogo sob a chuva implacável de Zandvoort, foi em Singapura, no meio da humidade sufocante, que o paddock inteiro virou a cabeça para observá-lo. A vida, no entanto, tem o seu próprio ritmo. Mesmo após a sua boa performance sob as luzes de Marina Bay, a Red Bull informou a Lawson que não haveria espaço para ele em 2024. A equipa RB, rebatizada, optaria pela combinação de experiência e juventude com Ricciardo e Yuki Tsunoda.

Mas Lawson já havia enfrentado deceções antes.

Demonstrou o seu talento aos chefes da Red Bull no momento mais crucial e precisava apenas aguardar a próxima oportunidade. E ela veio, ironicamente, em Singapura novamente – o mesmo palco do seu brilho anterior.

Ricciardo estava fora, e Lawson de volta, enquanto a Red Bull tentava compreender o “panorama maior” para suas formações de pilotos para 2025 e além.

Esta foi a oportunidade dourada para Lawson não apenas se firmar nas cores da RB, mas também bater à porta de uma promoção para a Red Bull – exatamente o que aconteceu quando foi anunciado como substituto de Sergio Pérez e novo companheiro de equipa de Max Verstappen para 2025.

A sua carreira na F1 tem sido um turbilhão de emoções e reviravoltas. E somente o tempo dirá onde esta aventura levará Liam Lawson a seguir. Agora, o neozelandês tem que aprender a transformar as oportunidades em talento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Danny Ric Fan Club

    24 Fevereiro, 2025 at 18:29

    Eu não tenho a certeza de que se pode chamar «rookie» (=caloiro) a um piloto que já competiu em duas épocas, mesmo se não o fez com um programa integral.

    • Fast Turtle

      25 Fevereiro, 2025 at 7:54

      Rookie nao é de certeza.

      Jornalismo do “alto” nivel do AutoSport.

      Nao tenho a certeza mas penso que a fia so consideraria o Lawson rookie se ele so tivesse feito 3 provas no maximo. E ele fez bem mais. O Bearman por exemplo acho quenpode ser considerado rookie. O lawson nao

    • F1 FOR FUN

      25 Fevereiro, 2025 at 20:31

      É Rookie enquanto não completar o número de corridas que corresponde a uma época.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado