Grande Prémio dos EUA de F1/2º pelotão: Lando Norris teve menos contrariedades

Por a 24 Outubro 2022 16:53

Três pilotos poderiam ter vencido a batalha pela primazia no Segundo Pelotão no Grande Prémio dos Estados Unidos da América, e qualquer um deles fez por o merecer, mas acabou por ser Lando Norris a levar a melhor, beneficiando de não ter tido grandes contrariedades para suplantar Fernando Alonso e Sebastian Vettel.

Desde os treinos-livres que iam aparecendo evidências de que a Alpine poderia estar um passo à frente da sua concorrência no Circuit of the Americas, sobretudo através do espanhol, ao passo que a McLaren se mostrava em dificuldades, contrastando com a Aston Martin que evidenciava performance no traçado situado nos arredores de Austin.

A qualificação confirmou as expectativas verificadas durante os treinos-livres com Lance Stroll a assegurar o 7º posto à frente de Norris e de Alonso, que não maximizou o potencial do seu monolugar na Q3, ao passo que Esteban Ocon nem sequer saiu da Q1, tal como Daniel Ricciardo. Vettel estava também desapontado com a sua prestação, ao ficar em 12º.

A grelha de partida para a prova de domingo sofreria ainda diversas alterações, dado inúmeros pilotos terem trocado componentes das respetivas unidades de potência, um dos quais o espanhol da Alpine, o que promoveu o canadiano a 5º, seguido do inglês da McLaren, ao passo que o alemão alinhava em 10º e o piloto da Alpine e, 14º.

Stroll estava em vantagem e aproveitou bem a confusão com o pião de Carlos Sainz provocado pelo toque de George Russell para concluir a primeira volta em 3º, ao passo que Vettel ascendia a 5º, com Norris no seu encalço. Alonso era 12º e era o único entre estes protagonistas a escolher pneus duros – os restantes tinham elegido os médios para começar – apostando num primeiro ‘stint’ mais longo.

Depois de Sérgio Pérez, que fora um dos penalizados, ter subido a 4º, Stroll, que já se tinha vergado a Russell, e Vettel rodavam separados por menos de 2s, sem que fossem acompanhados por Norris, que fora até suplantado por Pierre Gasly, na luta pelo 8º posto.

Já Fernando Alonso, apesar dos pneus duros, menos performantes, mas mais duradouros, ia ganhando posições, chegando a 10º quando a primeira ronda de paragens nas boxes começara, longe dos dois pilotos da Aston Martin, mas assumindo-se como uma forte ameaça ao inglês da McLaren, o seu alvo mais importante, dada a luta entre as duas equipas pelo 4ª lugar no Campeonato de Construtores.

Norris foi o primeiro a parar, 14ª volta, caindo muito na classificação, sendo seguido por Stroll, que ficava atrás de Alonso, mas com pneus mais frescos.

No entanto, na 18ª volta a prova destes dois pilotos sofria um revés, com a saída de pista de Valtteri Bottas a provocar a entrada em pista do Safety-Car, pela primeira vez desde 2016, o que permitiu a Vettel e a Alonso realizarem uma troca de pneus em muito menos tempo.

Resultado, o alemão passava o seu colega de equipa e Alonso suplantava Norris durante a operação, ficando ainda no encalço de Gasly, mas agora tinha pneus médios, contra duros da generalidade dos pilotos à sua volta, o que lhe dava vantagem, pelo menos nas primeiras voltas, enquanto a maior durabilidade das borrachas marcadas a branco não se impusesse.

Alonso rapidamente se desenvencilhou do francês, lançando-se na perseguição do seu colega de equipa em 2023.

No entanto, quando Alonso se preparava para realizar a ultrapassagem na reta oposta, Stroll guinou para a esquerda e o toque entre os dois carros foi inevitável, lançando o Alpine para um voo e o Aston Martin para uma série de piões, que acabou com a corrida deste.

Miraculosamente, o espanhol conseguiu prosseguir, com muitos danos no seu monolugar, trocando a asa dianteira depois de uma paragem nas boxes.

O bicampeão mundial caía para último, 17º, e com um carro muito debilitado, tendo ainda que terminar a corrida, 30 voltas, com um jogo de pneus duros.

Tal como acontecera já em outras ocasiões, Alonso, numa prestação notável, foi galgando posições e na 40ª volta estava já em 8º, apenas com Kevin Magnussen à sua frente, para além de Vettel, que tinha mais de 20s de vantagem.

No entanto, a segunda paragem do alemão foi catastrófica, tendo caído para 13º, a quase 11s segundos do espanhol.

Alonso, com o seu carro bastante debilitado, passou Magnussen na 48ª volta, mas agora a ameaça era Norris, que, depois de trocar de pneus, na 34ª volta, era mais rápido que o piloto da Alpine, que tinha borrachas doze voltas mais velhas.

O inglês foi ganhando posições, aproximando-se consistentemente de Alonso, encostando no carro azul a quatro voltas do fim. O espanhol foi-se defendendo, mas na penúltima volta, os seus pneus não davam para mais, vendo-se suplantando pelo inglês, que seguiu para o triunfo entre os protagonistas do Segundo Pelotão.

Vettel por seu lado, depois da falha nas boxes da sua equipa, lançou-se para uma recuperação notável até ao 8º posto ao ultrapassar Magnussen na última volta depois de um intenso duelo com o dinamarquês.

Após a corrida, Alonso seria penalizado com 30s por ter sido considerado perigoso continuar em pista sem um dos espelhos do seu carro, o que o atirou para o 15º lugar.

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