GP Qatar, F1: Uma zona de DRS e poucos pontos de ultrapassagem

Por a 17 Novembro 2021 17:48

Com uma reta da meta com pouco mais de um quilómetro de comprimento, o Circuito Internacional de Losail terá apenas uma zona de DRS para a estreia no calendário da Fórmula 1. Seria difícil ter mais que uma zona, já que o restante traçado é composto por uma sucessão rápida de 16 curvas, esperando-se que obrigue os pneus Pirelli a “trabalharem” arduamente. Como tal, espera-se um grau de degradação razoavelmente elevado na corrida que fecha um ciclo de três provas consecutivas. Com curvas muito rápidas e encadeadas, a travagem para a curva 1 deverá ser o ponto de ultrapassagem preferencial dos pilotos.

A pista ainda tem o asfalto original de 2004, que oferece bastante aderência, mas que se tornou bastante abrasivo com o tempo. Apesar da presença de relva artificial estrategicamente colocada à volta do circuito para manter a areia do deserto afastada do asfalto, este pode ainda ficar coberto de poeira, afetando assim a aderência dos monolugares. 

Em Losail, o complexo de curvas entre a 12 e a 14, lembra ligeiramente a famosa curva 8 na Turquia, na direção oposta, e que deverá produzir uma força lateral de 5.2g. Sendo uma corrida noturna, a temperatura da pista ao longo da corrida do GP deverá ser bantante mais baixa que a que se vai sentir nos treinos livres 1 e 3, que se realizarão durante o dia, por isso apenas o segundo treino livre e qualificação fornecerão alguns dados sobre as condições prováveis durante as 57 voltas da corrida de domingo. 

Não havendo nenhuma série de apoio no Qatar, vai faltar um pouco de borracha no piso, para além de a areia poder fazer o mesmo que a chuva, ou seja, limpar a borracha que vai ficando no asfalto. 

2021 representa a primeira vez que o Qatar acolhe o Mundial de Fórmula 1, com o país a assinar um acordo adicional de 10 anos para acolher a disciplina a partir de 2023.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

O layout é pista RB 100%. Aquelas curvas todas são um mimo para o RB com a sua aerodinâmica superior deste ano.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

“Monolugar Inferior, monolugar inferior, monolugar inferior…”

Cumprimentos

RedDevil
RedDevil
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A tua argumentação já enjoa…
Não sou fã, nem do Hamilton, nem do Max… mas prefiro que o Hamilton ganhe… no entanto… começo a ter uma “razão” muito forte para mudar…
PS- ainda não percebeste que essa tua “teoria” desvaloriza completamente o próprio Hamilton… ou seja… o Hamilton também só ganhou quando teve o melhor carro…

Osmane
Osmane
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Só falou a verdade!!! Rb é melhor em curvas!!!👍

NSimao
NSimao
2 anos atrás

Ontem ouvi o Albon a falar da esperiencia dele no simulador sobre esta pista. Parece que e tao ampla nas curvas que ele as vezes se questionava onde e que ele estava. E acrescentou ainda que ha varios itenerarios e diferentes formas de abordar o circuito.
Aquele asfaslto tao abrasivo vai ser um mimo para os pneus, por isso acho que vai ser um GP muito interessante.
Mercedes e Red Bull parecem ter carros equiparaveis para este GP, por isso acho que sera uma questao de estrategia a ditar a vitoria aqui.

NSimao
NSimao
Reply to  NSimao
2 anos atrás

Experiencia*

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado