GP Portugal F1: Para Alonso, depois de Portimão Spa é “piece of cake”

Por a 27 Julho 2020 17:22

Quem dos atuais pilotos do Mundial de Fórmula 1 já andou no Autódromo do Algarve e o que alguns dizem sobre a pista? 24 anos depois, Portugal vai voltar a ter um Grande Prémio de Fórmula 1 e a pista, de 4.6 km que já teve testes de Fórmula 1 em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, com a Ferrari, McLaren, Renault, Williams, Toyota e Toro Rosso a marcar presença vai agora receber as 10 equipas do Mundial de F1 ao mesmo tempo.

Curiosamente, o único piloto da atual grelha de Fórmula 1, que já rodou com um F1 em Portimão é Lewis Hamilton, o Campeão em título. Mas há outros pilotos do atual plantel que já ali correram: Sergio Pérez (GP2), Daniel Ricciardo (Renault 3.5/F3 inglesa), Valtteri Bottas (F3 inglesa). Alex Albon, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi, George Russell e Lance Stroll correram ali na F3 em 2015.

Em conversa com Paulo Pinheiro, mais umas curiosidades: “De todos os pilotos de F1 com quem falei, todos adoraram a pista à exceção de um. Lembro-me quando tivemos cá a McLaren a testar com o Hamilton e com o Kovalainen, que o Hamilton disse que a curva de entrada da reta da meta era de facto fenomenal e que a direita a seguir a torre Vip era das curvas que mais gostava. O único piloto que não gostou foi o Luca Badoer que dizia que a pista tinha muitas curvas cegas e isso o deixava desconfortável.

De resto Felipe Massa, Fernando Alonso, Lewis Hamilton Heikki Kovalainen, todos os pilotos que passaram por aqui felizmente adoraram a pista, inclusive os últimos testes da Toyota (ndr, para o Mundial de Endurance, com o Toyota TS050 Hybrid LMP1), o Alonso numa entrevista que fez à comunicação social internacional disse que depois de andar à noite em Portimão, Spa ia ser “piece of cake”, porque isto à noite às escuras faz alguma impressão…”, disse.

Vejo o vídeo do Autosport, e comprove-o…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Mas a opinião do Hamilton do Massa ou do Alonso valem alguma coisa? A única opinião que importa é a do grande, enorme, fabuloso, pluricampeão Luca Badoer!

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Pity
3 anos atrás

Sim! Sim! Esse só não foi um grande campeão por causa dos circuitos que não se coadunavam com o seu “enorme” talento e que pelos vistos eram todos! Faz lembrar o pessoal que não sabe dançar e que depois diz que é o chão que está torto…

futre
futre
Reply to  Homem_do_Leme
3 anos atrás

o problema está nos sapatos…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
3 anos atrás

Está a ser lucabadoerista.

alexname
alexname
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pity, o Luca só disse que se sentia desconfortável não, não criticou o circuito. Fundamentamemte apenas assumiu aa suas limitações.

pedro_speed
pedro_speed
3 anos atrás

Este video é o teste que a Toyota fez no AIA com o Alonso ao volante, em 20/fev/2018 na sequência de ter perdido as 24h de Le Mans em 2 anos consecutivos (2016 e 2017). A seguir ganhou a famosa corrida com o Espanhol em 2018 e 2019.
De referir que a equipa Japonesa tem sede na Alemanha (Colónia) mas não escolheu nenhum outro circuito Europeu para o referido teste, tendo preferido o AIA. Daqui se depreende a qualidade do circuito Algarvio.

Last edited 3 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
*RPMS*™
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

E, corrija-me se eu estiver errado, Alonso também acaba por vencer em Spa em 2018 e 2019 pela Toyota!

Cumprimentos

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Efetivamente, Alonso ganhou em Spa 2018 e 2019, Le Mans 2018 e 2019 e Sebring 2019, sagrando-se campeão mundial da “super season” 2018/2019 do WEC.

Ver link:
https://en.wikipedia.org/wiki/2018%E2%80%9319_FIA_World_Endurance_Championship

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Não há duvida que os pilotos, com raras exceçoes, adoram o traçado de Portimão,
Porém, da parte dos entusiastas estrangeiros do automobilismo nota-se- tal como sucede em relaçao a Mugello, pista igualmente com subidas e descidas- algum cepticismo por não verem onde os F1 podem ultrapassar além da recta da meta. E nós portugueses temos q aceitar opinioes diversas, críticas, que parece que nao é o caso, ver pe.e os negativos a uma simples opiniao do can_am.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O que faz a pista de Portimão ser interessante é exactamente os desníveis que a pista aproveitou do cenário onde foi construída. Tal como aconteceu com o Estoril, Spa, Mugello, Suzuka… Enfim, muitas outras que são icónicas por não ser só esquerda/direita/esquerda/direita/recta/esquerda/direita/seca/seca/seca.

3 anos atrás

Claro que Alonso acha SPA “a piece of cake”!… Basta ver o extraordinário conjunto de resultados do espanhol em SPA enquanto piloto de F1… O seu número de vitórias só é aí comparável às conseguidas por Senna e Schumacher!!!… Não é por acaso que se diz que é em SPA que se vê quem são os grandes pilotos de F1!
(para os mais distraídos: Senna e Schumacher são plurivencedores em SPA… Alonso nunca ganhou… Será azar…)

Cumprimentos

no-team
Reply to 
3 anos atrás

Por acaso Spa representa um dos circuitos mais importantes na carreira do Alonso. Com apenas 18 anos de idade, o Alonso chegou à última corrida da temporada, precisamente em Spa e alagou a concorrência. Venceu a corrida com uma margem de 15s em relação ao 2º classificado, volta mais rápida e ainda pole no dia anterior. Aquela performance, só ao alcance dos grandes pilotos, deixou toda a gente impressionada com o seu talento e no ano seguinte estava a pilotar pela Minardi na F1 com 19 anos de idade, na altura o mais jovem de sempre. Mas realmente Spa não… Ler mais »

Reply to  no-team
3 anos atrás

De acordo, meu caro. Mas fala-se de F1, e aí a concorrência é outra!

Cumprimentos

no-team
Reply to 
3 anos atrás

Meu caro amigo, colega, companheiro, palhaço. Ao nível da concorrência na F1, não existem muitos que tivessem assustado o Alonso, em Spa ou noutro circuito qualquer.

Reply to  no-team
3 anos atrás

Meu caro, poderemos ter opiniões diferentes. Mas em SPA F1 está fácil de ver que muitos o terão assustado, ou as vitórias do espanhol teriam sido mais do que zero!… Quanto ao resto, basta ver como um rookie como Hamilton o assustou em 2007, estando ambos na mesma equipa… Quanto ao palhaço, era dispensável – por aqui ninguém o insultou. Mas já que fala, o palhaço tem-a grande… Se quiser experimentar…

Cumprimentos

no-team
Reply to 
3 anos atrás

Palhaço nunca é mal aplicado a alguém que clona nicks alheios. Em 2007 se bem se recorda, o Alonso terminou a corrida no pódio, logo na frente do Hamilton. Portanto, não me parece que o Alonso tivesse tão assustado assim durante a prova belga. Por falar em susto, lembra-se do arranque dessa corrida? Reveja, faz bem refrescar a memória às vezes…

Reply to  no-team
3 anos atrás

Mas o Alonso ganhou mesmo em SPA F1, ou há um campeonato mundial de arranques que desconhecemos, que o Alonso disputou, e a que se refere? É que se assim for, pode juntar- lhe ao epíteto de “grande afinador” o de “grande arrancador”!!!… E quanto ao susto, tem de concordar que foi enorme o que Alonso apanhou em todo o 2007 – era a isso que me referia, caso lhe tenha escapado! Foi tão grande que até marcou o resto da carreira do ás de Oviedo até à sua reforma… Não é por acaso que a partir daí ele começou… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by *RPMS*
no-team
Reply to 
3 anos atrás

Não aceito o seu “palhaço” enorme porque sou hetero, terá de procurar quem jogue na sua liga, mas obrigado pela oferta. O Hamilton não levou ninguém à reforma, muito menos o Alonso que tem uma carreira e um prestígio só colocado em causa por gente traumatizada que nada percebe de F1. E relação às dores dos outros não se trata disso, trata-se de um princípio péssimo, uma infantilidade que se for adoptada por outros imbecis tornará este espaço insuportável. Os poucos que por aqui andam que ainda têm algo de interessante a dizer vão acabar por se fartar destas palhaçadas… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by NOTEAM
Reply to  no-team
3 anos atrás

Como acaba de demostrar, pode expor o seu ponto de vista sem ofender ninguém! E portanto o ponto positivo que acaba de ter é o meu!

PS – E sim, concordo, ha imbecis ( e pior…) a comentar há demasiado tempo neste fórum. Só não concordo com a v/ complacência com uns e irritação com outros… Têm que perceber que todos são nocivos para quem gosta deste desporto e aturar em conformidade!… Veja o caso do imbecil do meu clone… entre outros…

Last edited 3 anos atrás by *RPMS*
*RPMS*™
Reply to  no-team
3 anos atrás

Prezado forista no-team, está a perder o seu tempo e, pior ainda, está a dar “tempo de antena” as palhaçadas do frenando_afondo…
Felizmente, pelo que tenho visto aqui ultimamente, já muita gente percebeu o palhaço/idiota/pateta que o afondo, efectivamente, é!

Cumprimentos

Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Frenando? Não! Pela centésima vez não! Mas burro velho não aprende mesmo! Embora acuse de imediato o toque quando o apelidam de imbecil, certo Frenanda ? Mas convenhamos que o RPMS/Frenanda/Alfonso/etc etc (os nicks são mais que muitos) já está muito habituado aos toques…É um velho hábito… Por educação até me vou abster de dizer quais…

Cumprimentos

Last edited 3 anos atrás by *RPMS*
no-team
Reply to  no-team
3 anos atrás

* Última temporada da Fórmula 3000

Reply to  no-team
3 anos atrás

Sim, sem dúvida… Talvez ressuscitando a F3000 e arranjando um lugar ao Alonso para correr contra iniciados, ele pudesse voltar a ganhar uma corridita!… Quem sabe! Haja esperança…

Cumprimentos

Reply to  no-team
3 anos atrás

Muitíssimo bem escrito

Cumprimentos

Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
3 anos atrás

O “piece of cake” pode ser em Spa, mas a cereja no topo do bolo foi mesmo em Oviedo…
Que o diga o meu “afilhado”, da família dos Afondo, quando era pequenino 🤫🤔🤫

Osmane
Osmane
3 anos atrás

As curvas cegas na corrida realmente serão um grande desafio e talvez surpreenda com ultrapassagens inesperadas, é lindo o traçado mas faltou uma curva lenta para a formula 1 especificamente!!! Estou curioso pra ver como vai ser!!!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado