GP Portugal F1: Destaques da corrida

Por a 2 Maio 2021 17:20

Lewis Hamilton venceu uma corrida muito estratégica, animada, mas que certamente não foi a melhor do ano até agora.

O piloto britânico não festejou a pole nº100 como teria desejado, mas repetiu o triunfo em Portugal e curiosamente da mesma forma que vimos em 2020. Depois de uma qualificação em que Valtteri Bottas foi superior (por pouco), na corrida Hamilton foi mais forte e depois das primeiras voltas com um ritmo abaixo de Max Verstappen e Bottas, recuperou, passou Verstappen, Bottas e instalou-se na liderança, que nunca mais foi questionada. Uma vitória merecida do melhor piloto do dia.

Max Verstappen foi segundo, sem argumentos para contrariar a Mercedes, especialmente no segundo stint com pneus duros. Verstappen fez também uma excelente corrida e deu tudo, mas ficou a sensação que o Red Bull hoje não tinha andamento para superar os Mercedes. Tentou a volta mais rápida no final e conseguiu… por breves instantes, pois tal como na qualificação, a volta foi anulada por desrespeito aos limites de pista.

Valtteri Bottas deu meia resposta à má prestação de Ímola. O primeiro stint não lhe correu bem e não conseguiu colocar os médios a funcionar da mesma forma que Hamilton. Foi inteligente no recomeço após Safety Car, mas foi provavelmente o melhor momento, pois após as primeiras voltas perdeu ritmo. Só reapareceu no segundo stint, mas já era tarde demais para tentar a vitória, pois perdeu o segundo lugar para Verstappen depois de um undercut bem sucedido da Red Bull. Foi um resultado positivo, mas não foi o resultado que queria, nem que afasta a nuvem negra que se instalou após Ímola. Como prémio de consolação ficou com a volta mais rápida.

Sergio Pérez cumpriu a sua missão. Mais uma vez a sua mestria na gestão de pneus foi clara e apresentou um ritmo bom o suficiente para garantir o quarto lugar. Espera-se mais de Pérez, mas será injusto exigir isso nesta fase.

Lando Norris voltou a ser a estrela do segundo pelotão. Uma corrida fantástica, com grandes manobras, um ritmo muito bom e um quinto lugar mais que merecido. Chegou a andar em quarto, mas terá cedido o lugar de volta a Pérez (não é claro se abriu a porta ou se a velocidade de ponta do Red Bull foi muito superior) depois do mexicano se ter queixado da legalidade da ultrapassagem do #4 da McLaren. O que Norris fez foi a confirmação do seu excelente momento de forma, em mais uma prestação inteligente, madura e um ritmo muito bom.

Charles Leclerc parecia ser personagem secundária no filme português, depois de Carlos Sainz ter sido o protagonista da equipa na qualificação. Mas em corrida Leclerc foi melhor que o colega de equipa e conseguiu o sexto lugar, embora tenha ficado mais uma vez atrás de Norris.

A Alpine fez a melhor corrida do ano até agora, depois de um arranque menos conseguido. Bahrein foi para esquecer, Ímola trouxe um pouco mais de esperança, mas em Portugal a equipa francesa fez uma boa operação. Sétimo e oitavo foi um bom resultado para Esteban Ocon, que fez uma boa corrida, e Fernando Alonso. O espanhol não esteve tão bem na qualificação mas fez uma grande recuperação, de 13º até ao 8º. Já foi o Alonso que todos conhecem e o Alonso que a Alpine espera ter daqui para a frente.

Daniel Ricciardo apontava para o sétimo lugar no início da corrida, mas conseguiu um nono posto, depois de largar de 16º. A primeira parte da sua corrida foi boa, conseguindo subir aos pontos logo nessa fase. Chegou a andar em quinto, fruto das paragens nas boxes, mas parecia que podia mesmo terminar em sétimo, ou até almejar algo mais. Mas a segunda metade da corrida não foi tão boa, perdeu algum andamento e ficou-se pelo nono.

Pierre Gasly fechou o top 10 com a corrida possível, numa pista que não pareceu adequar-se ao Alpha Tauri, provavelmente por causa do vento. No ano passado Gasly esteve brilhante em Portimão, mas este ano foi bem mais discreto.

Carlos Sainz teve uma corrida para esquecer. Até começou bem e parecia que estaria na luta com Norris pelos melhores lugares do segundo pelotão mas, especialmente na segunda metade, perdeu ritmo, foi caindo na tabela e ficou fora dos pontos. Uma tarde frustrante para o espanhol.

A Alfa Romeo mostrou um ritmo interessante e não fosse o erro de Kimi Raikkonen no início que ia deitando tudo a perder, talvez a equipa pudesse ter sonhado com mais. Mas Antonio Giovinazzi fez 12º, num resultado menos mau para a Alfa. A Aston Martin voltou a desiludir e nem Sebastian Vettel, que ainda lutou por um lugar no top10 conseguiu pontuar. Lance Stroll nem se viu e o alemão foi caindo até ficar em 13º.

Yuki Tsunoda passou ao lado da prova, os Williams tiveram muitas dificuldades, com o carro a ficar muito difícil de guiar no trafego e Mick Schumacher merece destaque por ter ficado mais uma vez à frente do seu colega de equipa e de Nicholas Latifi. Nikita Mazepin continua a ganhar “amigos” e aquela manobra a Pérez, quando este liderava era completamente desnecessária. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado