GP Mónaco F1: Porque perdeu a Ferrari?
É simples a explicação para a derrota da Ferrari. Em primeiro lugar, o grande erro da Scuderia foi menosprezar o que valiam em tempo os pneus intermédios, numa pista a secar
rapidamente. Sergio Perez foi às boxes na volta 16, colocar intermédios, e Charles Leclerc só o fez uma volta depois, o suficiente para o mexicano passar para a frente da corrida, pois os intermédios nessa volta fizeram toda a diferença.
A Ferrari perdeu Charles Leclerc na luta da frente, mas ainda tinha Carlos Sainz que quando saiu das boxes com pneus slicks apanhou Nicholas Latifi, perdeu algum tempo até passar o piloto canadiano e esses breves momentos foram muito significativos no facto da Ferrari perder a corrida, tal como explicou Sainz: “tomamos a decisão certa em trocar para os slicks, mas na minha volta de saída fiquei atrás de um carro atrasado, que me custou a corrida. Conseguem entender a frustração porque uma volta de saída limpa teria conseguido a vitória hoje, mas às vezes é desapontante”, explicou Sainz.
Depois dele e Pérez irem às boxes era o mexicano que liderava, o ‘undercut’ tinha sido feito.
Com dois carros bem colocados na grelha de partida, a Ferrari ‘conseguiu’ perder esta corrida.
Contudo, não se pode atribuir somente a isso, pois Pérez fez uma ‘in-lap’, depois de ter trocado de pneus, fantástica. Viu-se na frente e logo ali se percebeu que iria vencer.
Se há alguém que se sabe defender bem, é ‘Checo’ Pérez, ainda mais no Mónaco.
houve outro pormenor que não ajudou a Ferrari: os homens da Scuderia pensavam ter tempo para trocar pneus a ambos os pilotos na mesma volta, para não ter de atrasar Leclerc, mas Sainz tinha pneus tão maus que o seu tempo foi alto o suficiente para tornar essa manobra possível sem perdas. Quando avisaram Leclerc, já era tarde demais.
Portanto, havendo razões, também houve azar a mais…
Bastava que Xavier Padros gritasse na rádio alguns segundos antes. Pelo menos, Leclerc não perderia o terceiro lugar.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Basicamente burrice própria! Um autentico Hara-Kiri por parte dos estrategas que só não foi pior porque o Sainz os mandou bugiar
E a direccao da prova assim o quiz….
-3? … É sinal que a maioria está a favor….. :)))) quero lá saber dessa m….. Dos pontos negativos, são do contra é ponto.
estupidez e amadorismo , esse Xavier é um desastre…. corram com ele … que vergonha… sempre comidos de faca e garfo… que pessima imagem !!!!
Se todos naquela equipa fizessem o bom trabalho que o Leclerc está a fazer na pista, nada disto acontecia. Para mim ficaram com medo porque o Perez papou 10 ou mais segundos numa volta ao Leclerc (O estratega deve ter ficado com diarreia quando viu o tempo que o RB vinha a fazer), esqueceram-se da regra básica do Monaco – A posição em pista vale ouro. Se o Ricciardo ganhou lá com uma avaria na parte híbrida do motor que lhe roubava 150 cv e segurou o Ferrari do Vettel atrás dele 1 terço da corrida, seria à mesma muito… Ler mais »
Coitados dos pilotos da Ferrari depois de tanto trabalho na qualificação….
3 do contra por embirracao…
Não. O SP entrou na volta 16 e o CL só na 18 é que entrou também para o pit stop. O que se passou nesse intervalo- agora com os team radio, percebe-se melhor- . foi o começo do “fim” da Ferrari : Para já, a volta de saída do SP seria sempre complicada pois os Inter precisam de 1 volta para atingir a temperatura. E assim foi. O Sainz e o “muro” entraram logo em diálogo com o espanhol a dizer que preferia não cobrir a estratégia do SP e antes fazer 1 só paragem para pneus de seco.… Ler mais »
Mesmo com burrice, se houvesse as Tais penalizações era 1-2 pela certa.
Amadorismo em bruto… Entrada nas boxes no timming errado e na escolha de pneus principalmente…Fizeram o mais dificil não ganhar porque tinham os carros mais rápidos e dai muitas possibilidades da dobrada á moda italiana…Acho piada que Binotto desvia atenção e não explica qual a estratégia escolhida e qual o objetivo ou vantagem da mesma…Foi mau de mais…
Foi tão mau como a decisão do pisar da linha Amarela…
Todos cometem erros.Ninguém adivinha.Correu mal para a Ferrari,haverá provas em que correrá mal para os outros,etc.Toca a todos. Este tipo de corridas em quintais, normalmente decide-se nas boxes.Foi o caso.
Correr nisto não dá para ultrapassar sob pena de ficarem lá os dois. Mas isso são as caracteristicas deste traçado,e pelos vistos eles querem continuar a correr lá. A fauna humana que por lá se exibe é semelhante à que hoje se vê nesta série.