GP México F1: ‘Mad’ Max volta a atacar, Vettel ‘passou-se’…

Por a 30 Outubro 2016 22:40

Hoje houve polémica da grossa no Grande Prémio do México de F1 e ironicamente, só o líder do campeonato escapa. A polémica rebentou quando Sebastian Vettel chegou à traseira do Red Bull de Max Verstappen nas derradeiras voltas da corrida, na luta pelo terceiro lugar. O alemão estava rápido, tentou passar Verstappen, que travou tarde e foi em frente pela chicane no final da reta da meta. Poucos segundos depois, da sua boxe foi-lhe dito que teria de dar passagem a Vettel mas ‘Mad Max’ não o fez e foi aqui que o caldou entornou…

Vettel não calou a sua revolta por Verstappen não lhe sair da frente e entretanto, Ricciardo recuperava, pois, foi claro, Verstappen reduziu cirurgicamente o andamento, pois sabia que atrás de Vettel estava o seu colega de equipa. Ricciardo recuperou, Vettel percebeu o que Verstappen estava a fazer e ficou ainda pior…

Via rádio, expressou fortemente a sua indignação, chamando nomes a Max Verstappen e também a Charlie Whiting, Diretor de Corrida, alegadamente porque este não estava a atuar como deveria, pois tem poder para isso. Tendo em conta que Verstappen reduziu o andamento para suster Vettel, e permitir que Ricciardo se chegasse à traseira do Ferrari de Vettel, o alemão ‘passou-se’ por completo e foi muito duro na linguagem. No final, admitiu que se excedeu nos comentários que proferiu na sequência do incidente em pista com Max Verstappen e foi pedir desculpa pessoalmente ao Diretor de Corrida da FIA.

No pódio, entrevistado pelo antigo piloto de F1, Juan Pablo Montoya, disse: “É verdade, disse muitas asneiras. Penso que as pessoas compreendem que a adrenalina estava a bombar, pois coloquei-o (Verstappen) sob pressão e ele saiu de pista e não cedeu a posição, como lhe disseram para fazer, portanto penso que podem perceber o meu ponto de vista” disse Vettel, que só se acalmou quando falou com Maurizio Arrivabene. Mais tarde, Vettel confirmou pretender explicar-se junto de Charlie Whiting: “Estava muito perturbado, e mais tarde falarei com ele” disse Vettel que tem ainda que responder perante outra questão, pois está a ser investigado devido à manobra que protagonizou com Daniel Ricciardo, podendo agora ser o primeiro piloto a ser penalizado devido à nova regra… ‘Verstappen’.

Vettel X Ricciardo

Quando Vettel se defendia de Ricciardo, o duo quase bateu na curva quatro, na penúltima volta. Quanto a este caso, Vettel, sugeriu que Verstappen lhe fez um ‘brake-test’ nas duas primeiras curvas, dizendo depois que deixou espaço suficiente a Ricciardo na luta que ambos travaram: “Sei como é o Daniel nestes casos, e se ele vê um buraco vai tentar. Lembro-me exatamente do que sucedeu em Barcelona, quando ele ‘mergulhou’ à última da hora e eu deixei-lhe espaço. Aqui, penso que lhe deixei espaço suficiente, muito tarde, mas ambos fizemos a curva. Não é ideal tocarmos, estes carros não são feitos para isso”, disse Vettel.

Já Daniel Ricciardo tem uma visão diferente e entende que Vettel e Hamilton, que recorde-se também cortou a chicane e logo na primeira volta, mereciam ser penalizados. O incidente de Hamilton não foi investigado, o seu colega de equipa, Max Verstappen fez exatamente o mesmo e foi penalizado em cinco segundos: “Não percebo que se passou na partida, como é possível defender, bloquear as rodas, sair de pista e continuar na frente da corrida? Penso que o Lewis merecia ser penalizado. Seja quem for, naquela posição merecia ser penalizado. Vi o Max cortar a chicane para se defender do Seb, e foi penalizado. Portanto, não percebo porque foi diferente com o Lewis. Sou de opinião que se bloqueias os travões e cortas a curva é um erro e deves pagar o preço disso” disse Ricciardo, que, naturalmente, também opinou sobre o sucedido com Vettel: “Penso que o Seb fez exatamente algo que todos têm vindo a queixar-se nos últimos tempos. Mudar de direção em travagem! Eu estava a ir por dentro, parecia que ele ia abrir e de repente ele fecha a porta em travagem. Eu bloqueei os travões e tentei evitá-lo. Peço que não me entendam mal, adoro corridas duras, e não há grande crise com pequenos toques, mas isto de mudar de direção em travagem, se é para defender, defendam-se mas mantenham-se na linha que escolheram. O que aconteceu com o Seb foi que ele estava lá, moveu-se, eu fui pelo buraco, e ele tapou-o quando percebeu que ia ser passado por ali. E isso não está certo!”, disse Ricciardo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
lancia_delta_16v
lancia_delta_16v
7 anos atrás

Uiiii… por este andar…. Amanhã 1ºRoserg, 2º Riciardo …. 3 lugar para Hamilton…4º Vettel… 5º Mad Max

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  lancia_delta_16v
7 anos atrás

Vão ser todos desclassificados para ganhar o Alonso… hahahaahah!!!

Cágado1
7 anos atrás

Um tem que ter juízo na cabecinha; o outro tem de ter tento na língua. A verdade é que os 2 parecem querer ser donos da F1: um dono da pista toda (e ainda da relva); o outro acha que comanda a maneira como devemos pensar e insulta a torto e a direito. Eu tb digo muitas asneiras dentro do meu capacete, mas não tenho microfone e não é para ninguém me ouvir.

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
7 anos atrás

Completamente inaceitável o que Vettel disse via rádio quando ia atrás de Massa. Falta de respeito por um colega de profissão. Cumprimentos

sky47
sky47
7 anos atrás

É o que faz ter muita relva ao dispor…..andaram endiabrados os corta relvas….hehehe

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Ai ai ai saltou-lhe a tampa! Uma hora vai-se passar de vez e enfia um soco no companheiro de equipa!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Se fizesse isso estava lixado.
Tem é que mandar raptar o Kimi ou infectá-lo com malária, a seguir só precisa de uma metralhadora para afastar retardatários.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado