GP Itália F1: Mattia Binotto: Terminar corrida com Safety Car “não foi o correto”

Por a 11 Setembro 2022 18:10

Mattia Binotto, à semelhança do que fez Christian Horner da Red Bull, criticou a opção da direção de prova em terminar a corrida com o pelotão atrás do Safety Car (SC). O responsável da equipa de F1 da Ferrari, explicou ainda que pouco podiam ter feito de diferente para tentar a vitória, já que Max Verstappen voltou a estar num ritmo muito alto e com menos degradação de pneus no RB18.

“Tentamos de tudo, mas o Max [Verstappen] fez uma corrida fantástica, foi novamente muito rápido, teve menos degradação de pneus comparado connosco e mereceu a vitória”, afirmou Binotto à Sky, antes de criticar a FIA. “Estou desapontado com o final, porque podíamos ter terminado de forma diferente a corrida. Terminar atrás do Safety Car nunca é o ideal, não é para nós, é para a Fórmula 1, para o espetáculo. Penso que houve tempo suficiente para a FIA atuar de forma diferente hoje”.

O homem-forte da Scuderia Ferrari reforçou que “o SC saiu à frente do George [Russell] por algum motivo, mas mesmo assim não havia razão para que não dessem autorização para os carros passassem pelo SC. Sabemos que existe um tempo mínimo de segurança para os carros [que se vão ‘desdobrar’] completarem a volta. Esperar tanto não foi o correto e simplesmente não é bom para esta competição. Depois de Abu Dhabi no ano passado discutimos tanto como melhorar, porque o objetivo é retomar a corrida o mais depressa possível e em segurança, e hoje isso podia ter acontecido. A FIA mudou muito desde o ano passado, mas nesta matéria penso que precisam de mais experiência e melhorar porque a F1 merece um melhor trabalho”.

O responsável da Ferrari explicou ainda que sem o Virtual Safety Car durante a corrida, a equipa teria mantido Charles Leclerc em pista, mas que observavam já uma maior degradação dos pneus nos seus carros do que no de Verstappen e quando essa oportunidade surgiu, tiveram de tentar algo diferente do adversário, decidindo por isso parar duas vezes.

Para Singapura, a próxima corrida que pode coroar já Max Verstappen, Binotto espera conseguir estar ao mesmo nível demonstrado em Monza, ou seja, discutir a vitória com a Red Bull.

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Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Binotto e Horner tem razão em relação ao desapontamento de todos em acabar assim uma corrida. Só não sei se há luz dos regulamentos poderiam ter feito qualquer coisa diferente. A rever esta situação pois ficou um amargo de boca em todos, independentemente de estar por este ou aquele piloto.

Pity
Pity
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

À luz dos regulamentos, o procedimento foi o correcto.

chicanalysis
Reply to  Pity
1 ano atrás

Sim, à luz.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não. De acordo com a letra e a razão de ser do regulamento, a presenca em pista de meios de socorro/ intervenção que possam representar um perigo activo para a seguranca é razão para poderem recorrer a bandeira vermelha. E não andou longe disso hoje, pois carros em zigzague por causa da temperatura, e a acelerar para se reagruparem após a decisão asna’tica de colocarem o SC à frente do Russel, isto com a grua a deslocar-se em sentido contrário ao da marcha dos F1 ( quem se lembra do Jules Bianchi?) , seria perfeitamente admissível também terem recorrido a… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by jo baue
#99
#99
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Perfeitamente de acordo , Red Flag teria sido a solução mais indicada.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
1 ano atrás

Acho que a parte de ter uma grua em pista com monolugares a passar é que era de evitar. Não percebi porque quando se deram conta que os comissários não conseguiam mover o monolugar por eles próprios e ser necessária a grua, não activaram a bandeira vermelha. Assim limpavam a pista e teríamos pelo menos duas voltas completas de corrida.

ricfil
ricfil
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

Poderiam ter feito qualquer coisa sim. Mas precisariam de lá ter o Super Masi compadre para isso.

917/30
1 ano atrás

Espero que os “queixosos” de Abu Dhabi 2021 tenham gostado deste “grande e emocionante” final de corrida…as corridas são para se correr e não para andar atrás do SC!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
#99
#99
Reply to  917/30
1 ano atrás

A Red Flag deveria ter sido mostrada nos dois casos.

917/30
Reply to  #99
1 ano atrás

Que fosse, F1 atrás do SC? Não!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Génesis
Génesis
Reply to  917/30
1 ano atrás

E as regras que vão às urtigas….

917/30
Reply to  Génesis
1 ano atrás

As regras…as regras estão mal feitas! Perde-se muito tempo de corrida. Tem que se retomar a corrida mais rapidamente ou parar a prova e recomeçar quando tudo estiver a postos. Gosto de corridas de carros e não de procissões…se gosta de procissões vá a fátima!

ricfil
ricfil
Reply to  917/30
1 ano atrás

Não, as regras são para se cumprirem. De nada adianta inventarmos regras nossas. Fosse assim e a Fórmula 1 seria um lamassal de confusão e dualidade (semelhante a Abu Dhabi).
Por essa lógica poderiamos entrar na componente do Halo, HANS device e toda a parafernália de protecção que se instituiu na fórmula 1 “moderna”. Quem os tiver no sítio corre como corriam os Sennas e os Prosts da vida. As simple as that. Afinal “as corridas são para se correr”.

Last edited 1 ano atrás by Ricfil
ricfil
ricfil
Reply to  917/30
1 ano atrás

Não, as regras são para se cumprirem. Mais ainda quando se fala de segurança. De nada adianta inventarmos regras nossas. Fosse assim e a Fórmula 1 seria um lamassal de confusão e dualidade (semelhante a Abu Dhabi).
Por essa lógica poderiamos entrar na componente do halo,hans device e toda a parafernália de protecção que se instituiu na fórmula 1 “moderna”. Quem os tiver no sítio correria como corriam os Sennas e os Prosts da vida. As simple as that. Afinal “as corridas são para se correr”.

917/30
Reply to  ricfil
1 ano atrás

As regras…as regras estão mal feitas! Perde-se muito tempo de corrida. Tem que se retomar a corrida mais rapidamente ou parar a prova e recomeçar quando tudo estiver a postos. Gosto de corridas de carros e não de procissões…se gosta de procissões vá a fátima!

917/30
Reply to  ricfil
1 ano atrás

p.s. associar essa sua “lógica” do halo, hans etc. a este assunto não faz sentido nenhum…não falei em correr sem segurança, falei em reduzir-se ao mínimo indispensável o tempo de SC e se se tiver que se parar a corrida que se pare, mas voltas e mais voltas atrás do SC é que não!

xandaline
xandaline
1 ano atrás

Estranho que no ano passado em Abu Dhabi resolveram a situação à pressa para retomar a prova e em Monza foi assim… Hummm….

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Só concordo que se queriam meter uma grua em pista, então deveria ter sido bandeira vermelha e recomeçar a corrida na grelha de partida. Pronto, todos contentes. Aliás o ano passado a FIA usou e abusou da bandeira vermelha, beneficiado Max várias vezes. Aqui agora beneficiaram outra vez, mas acabando atrás do SC. Tal como beneficiaram em Abu Dhabi mas despachando tudo para tirar o SC de pista. Curioso como o beneficiado é sempre o mesmo. hahahaha E ainda dizem que não tem sorte. hahahaha

Last edited 1 ano atrás by Frenando_Afondo™
can-am
can-am
1 ano atrás

Atendendo à lentidão que os empregados do circuito levaram a retirar o carro do Ricciardo, não havia outra opção. Portanto apenas se podem queixar deles . Mesmo se a corrida tivesse sido lançada, e seria apenas 1 volta, era muito dificil para o Leclerc superar o Vestappen. O holandês é não só o melhor de todos, como tem o melhor carro este ano.

4RcNg
4RcNg
1 ano atrás

Pela diversidade de decisões (Italia vs Abu Dahbi) e pelos erros ocorridos nas duas situações, parece óbvio que a norma precisa de uma revisão absoluta.
Simplifique-se e melhore-se.

bastos76
bastos76
1 ano atrás

Realizar corridas com segurança é muito importante, mas será que pode-se ter ido longe demais? Na minha opinião, em situações como a do final da corrida Italiana, a corrida poderia ter prosseguido normalmente, e os fiscais apenas sinalizado o local onde estava a McLaren quebrada com uma bandeira amarela simples. O carro estava fora da pista, a visibilidade era boa, não estava chovendo e são os melhores pilotos do mundo. A FIA deveria rever essas regras e dar ao diretor de provas a liberdade de fazer o que disse acima caso houver risco de encerrar a corrida sob carro de… Ler mais »

Duvidoso
Duvidoso
1 ano atrás

Vendo esta conclusão de corrida e comparando com Abu Dabi: “querem fazer do Super Max campeão á força”…
🤣🤣🤣🤣só pode ser isso

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