GP Itália F1: Mais um ‘party mode’ para Lewis Hamilton

Por a 5 Setembro 2020 15:08

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) assegurou em Monza a sua 94ª pole-position da sua carreira na Fórmula 1, a sétima na Catedral italiana.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) ainda chegou a deter o melhor registo, muito perto do fim da sessão, mas o seu colega de equipa vinha logo atrás e elevou ainda mais a fasquia passando novamente para a frente.

Mais uma sensacional qualificação para os Mercedes, que não tiveram “party mode” em todo o seu esplendor, mas tiveram a suficiente para mais uma pole.

Grande volta de Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault), que foi terceiro na frente de um excelente Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes), dupla que relegou Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) para a quinta posição, terceira fila da grelha. Sexto lugar para Lando Norris (McLaren MCL35/Renault), com o top 10 a ficar completo com Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) em oitavo, na frente de Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) e Pierre Gasly (AlphaTauri AT01/Honda).

Na primeira parte da luta pela pole-position, Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) foi o mais rápido na primeira série de voltas, batendo Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) com Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) em terceiro, Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi quarto na frente dos dois McLaren com Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault) na frente de Lando Norris (McLaren MCL35/Renault). Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) foi sétimo na frente de Pierre Gasly (AlphaTauri AT01/Honda), Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) e Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda), que viu o seu melhor tempo ser apagado (teria sido 7º) em 10º.

Pela Q2 ficaram Daniil Kvyat (AlphaTauri AT01/Honda), 11º, na frente de Esteban Ocon (Renault R.S.20), que falhou surpreendentemente a passagem à Q3. Charles Leclerc (Ferrari SF1000) arranca de 13º com a Ferrari a não ter, pela primeira vez desde 1984, os seus dois pilotos no top 10 duma qualificação. Mais um recorde negativo, mas é este o momento atual da equipa de Maranello. Kimi Räikkönen (Alfa Romeo C39/Ferrari) foi 14º, na frente de Kevin Magnussen (Haas VF-20/Ferrari).

Sebastian Vettel (Ferrari SF1000) foi apanhado na fase final da Q1 num grupo de vários pilotos, ficando sem hipóteses de realizar uma volta suficientemente rápida que lhe permitisse avançar para a Q2, com a Ferrari a passar pela vergonha de ter um dos seus carros eliminados em Monza. Romain Grosjean (Haas VF-20/Ferrari), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo C39/Ferrari), George Russell (Williams FW43/Mercedes) e Nicholas Latifi (Williams FW43/Mercedes) foram os restantes eliminados.

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Pity
Pity
3 anos atrás

“What a mess!” E com esta frase, Vettel resumiu o que lhe ia na alma. Ninguém pode garantir que numa qualificação dita “normal”, Vettel passaria ao Q2, mas que foi prejudicado pela molhada em que se viu metido, lá isso foi. Parece que mesmo com um limite máximo de tempo por volta, a situação do ano passado se repetiu, tal como na F3. Ora a FIA, que gosta tanto de proibir “coisas”, porque é que não proíbe também os cones de aspiração? Se foi a Red Bull a influenciar para o fim dos modos de motor, pode limpar as mãos… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pois acho que a Red Bull quer de novo os modos de motor!…

asfalto
asfalto
Reply to  Patucho10
3 anos atrás

Não esquecer que nem todos os circuitos tem as características de Monza.

andresilvac4
andresilvac4
Reply to  Pity
3 anos atrás

A RB hoje leva na cabeça forte pois além de ter ficado mais longe da Mercedes ainda vê carros com motores “dos amigos franceses” passarem a frente com um motor que tanto desdenharam e criticaram foi um tiro no pé que os prejudicou juntamente com os Williams mas nestes últimos já se sabia que só o motor salvava a qualificação.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
3 anos atrás

A FIA não tem que proibir esse tipo de coisas. Se os pilotos se querem armar em parvos e prejudicar-se uns aos outros é lá com eles! A FIFA também não obriga as equipas que metem autocarros à frente da baliza a atacar mais! Isto é um desporto caraças! Estou farto das parvoíces da FIA. E por falar em parvoíces, que raio estava a RB a pensar que ia acontecer? Agora em corrida ninguém mais vai cheirar os escapes dos Mercedes! Que burros. Eu às vezes fico parvo com a falta de inteligência que há em alguns cantos da F1.… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Que fez a Red Bull?
Apenas vi que não tem ritmo, que fizeram??

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Instigaram a proibição dos party modes o que permite à Mercedes aumentar a curva de desempenho em corrida!

can-am
can-am
Reply to  Pity
3 anos atrás

A superioridade dos Mercedes não advém apenas só do motor, é todo um conjunto que funciona muito bem.Tudo muito suave, nada treme, carro muito equilibrado etc. Aquele sistema da suspensão da frente, etc. Portanto não é pelo party mode que a Mercedes perde competitividade. É todo um conjunto de factores interligados.Claro que se o motor não for bom, todo o resto fica degradado, mas não é apenas nisso que radica o domínio deles.E pelo que se vê, não vai ser mesmo nada fácil deitá -los abaixo…nem mesmo quando mudarem os regulamentos.

Last edited 3 anos atrás by Speedway
Pity
Pity
Reply to  can-am
3 anos atrás

Claro que a superioridade da Mercedes não é só motor, mas houve umas cabecinhas pensadoras que achavam que sim e, por isso, tudo fizeram pela “maior igualdade”, em que eles foram os maiores perdedores… para já.

rr
rr
3 anos atrás

Antigamente é que havia competição dizem os fans da Ferrari……..bons tempos quando se ganhava de qq maneira……agora que a Ferrari já não está na F1 ……….lol desculpem lá vi os resultados da Qualificação e pensei que a Ferrari já não estava na F1……..só vi agora 13…..e 17 …..realmente deve ter sido bem grave o que se encontrou no carro da Ferrari……….

RogerM
RogerM
Reply to  rr
3 anos atrás

Queres comparar o domínio da Ferrari com o da Mercedes? A qual já domina há mais de sete temporadas, e ao que tudo indica vem ai mais três temporadas de mais arroz Mercedes? Enquanto a Ferrari anda na F1 à décadas…bastando a Mercedes começar a perder, dão logo de frosques da competição.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Agradeça aos céus o infame acidente em Le Mans.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Isto não é para comparar são factos, a Mercedes domina agora, como a Ferrari dominou com o Michael 5 o 6 temporadas, como a Red Bull dominou com o Vettel como a Williams dominou na altura dos carros de suspensão activa, não vejo qual a diferença

MurrayWalker
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Não vê a diferença?!?!!! então mas não vê que a Ferrari nao está a ganhar? é aqui que está a grande diferença. Por isso é que a F1 está agora morta. O Rogerito que anda a apregoar aos sete ventos que se mudem as regras para acabar com o domíno das Mercedes. Porque o banimento do f-duct da asa frontal, o descongelamento da evolução dos motores, os tokens, a grande alteração dos regulamentos aerodinâmicos de 2017, a permisão de mais kgs de combustível, o banimento da FRIC, do DAS e agora dos Party Modes, não tivessem apenas o único intuito… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Murray Walker
inoferreira
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Não passa de um coitadinho, incoerente, em quem já ninguém acredita nem liga nenhuma, é do arroz

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Mesmo enfim…amanha é culpa da pirelli que faz pneus especiais para a mercedes….lol sao dominadores e merecem ser,
Sem uma boa estrutura e sobretudo organização e trabalho nao se ganham titulos ai esta a grande diferenca

Pu7oze
Pu7oze
Reply to  RogerM
3 anos atrás

RogerM dominadora na era hibrida sim e sempre que teve ligada a formula um tanto como fornecedora de motores a mclaren e no inicio da formula 1 que dominavam tudo caso nao se tivesse retirado apos a tragédia de 1955 a ver viamos se a ferrari teria tantos titulos como tem fora aqueles que ganharam sim com trapaças.

rr
rr
3 anos atrás

Fica a Pergunta…….. á quantos Anos é que a Ferrari anda irregular na F1….isso sim eu gostava de saber …..se calhar as indemnizações iam ser muito grandes …..e talvez a Ferrari não tivesse condições financeiras para continuar na F1…..Sim seria Mau para a F1 , mas não vale Tudo……!!!!!!!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  rr
3 anos atrás

A Ferrari nem ilegal ganha! Por mim até podem colocar dois motores no carro, quero lá bem saber. Lol.

kanifa senna
kanifa senna
3 anos atrás

Eu pouca vezes venho aqui porque acho alguns comentários inúteis( até chamam o Hamilton de racista quando o rapaz é filho de mãe branca e pai preto) e sem sentido aliás têm sentido para os que gostam ou admiram certas equipas e certos pilotos. Eu vejo formula 1 desde a década de 80 e a minha pergunta é…( eu sei que é lixado e frustrante ver uma equipa ganhar e um piloto dominar quando não é o nosso ou nossa favorita) mas alguém me sabe dizer quando houve varias equipas a dominar a f1? a partir dos anos 80 porque… Ler mais »

andresilvac4
andresilvac4
Reply to  kanifa senna
3 anos atrás

Domínios sempre houve é natural que assim o seja existe sempre um carro melhor agora vou ser honesto desde os anos 2000 que vejo F1 e já vi anos de domínio da Ferrari/Renault/Mclaren/Redbull mas em nenhuma destas eras o domínio foi tão avassalador como estes anos da Mercedes é que não dão hipótese a ninguém de sequer tentar chegar perto, Alguém se lembra de alguma ultrapassagem de um Mercedes assim de cabeça lembro de 1 na Áustria Bottas a Verstappen (se é que foi este ano). Não é crítica a Mercedes eles são demasiado bons é a FIA e F1… Ler mais »

piquet
piquet
Reply to  andresilvac4
3 anos atrás

andresilvac4, vai lá ver as temporadas da década de 80, lá para 85,86,87,88,89 e 90…Não perdes nada e ficas a saber muita coisa.

RogerM
RogerM
Reply to  kanifa senna
3 anos atrás

Já viste na história da F1 alguma equipa a dominar quase uma década? Com um domínio técnico absoluto, dando constantemente mais de 0.5s à concorrência em qualificação? Bem me parecia que não te lembravas de nenhuma.

piquet
piquet
Reply to  RogerM
3 anos atrás

RogerM, o dominio da Mercedes é mais “inteligente” que técnico. Durante o reinado dos flechas prateadas, houve anos que a Ferrari lutou pelo título e ganhou corridas! O que aconteceu à scuderia? Falta de inteligência politica. Quanto á Mercedes apenas faz o que é obrigada a fazer. Construir um carro que ganhe. E ganha…

sauberRP
sauberRP
Reply to  kanifa senna
3 anos atrás

Tive a oportunidade de trabalhar durante um pouco mais de 15 anos na Fórmula, do final dos anos 90 até ao início da era híbrida e a questão das dominações e as corridas parecerem mais chatas agora prende-se com vários fatores. Primeiro, o grau de fiabilidade é de tal modo elevado hoje em dia que não é um fator que entra em conta. Segundo, o grau de “profissionalismo” (não encontro palavra certa) é tal que existe pouca margem de erro. A título de exemplo, neste momento os simuladores conseguem apresentar milhões de cenários que pode haver durante a corrida, portanto… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  sauberRP
3 anos atrás

sauberrp, então provavelmente trabalhaste na Sauber ( será?), com fortes ligações à Ferrari. Nesse caso, tens presente que o simulador da Ferrari está completamente ultrapassado há vários anos, e que até a aquisição de um novo foi chumbada liminarmente pelo Marchionne quando entrou em funções? Podes fazer luz sobre esse assunto?

sauberRP
sauberRP
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Trabalhei sim na Sauber entre o final de 1997 e 2009, passei depois para a Renault/Lotus até final 2014. Portanto, deixei a Sauber no fim da era BMW. No meu posto (mecânico), não teria confirmação desse género de questões portanto estaria apenas a especular.
Tinhamos uma relação forte com a Ferrari até 2003. A partir de 2004, a equipa afastou-se da Ferrari (e vice-versa) e a relação aí começou a ser apenas de cliente – fornecedor.

garantia4
garantia4
Reply to  kanifa senna
3 anos atrás

Desculpa a pergunta, mas um mestiço não pode ser racista?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

O Kimi está on fire!
Já se criticou por aqui muitos pilotos mas há que dizer que Gio é uma nódoa.
Grande volta de Sainz e Pérez.
Então RB? Lol. Estão contentes?
Por mais aborrecido que seja ver a Mercedes ganhar, tenho que lhes tirar o chapéu. Há pouco a fazer contra tamanha competência.
Não vou dizer muito sobre a Ferrari. Espero que dêem a volta e rápido que isto não é nada!

malhaxuxas
malhaxuxas
3 anos atrás

O sentimento por aqui é de frustração, bem se vê. Hamilton é super, ninguém duvide. Vai buscar aqueles 2 a e décimos necessários para obter a pole. E parece-me que Bottas tem feito o impossível para contrariar. Mérito também dele. Juntar à melhor equipa técnica, o melhor piloto e com as regras tão restritivas, só podia dar neste domínio e falta de interesse desportivo. Antigamente isto também acontecia mas com uma nuance. Haviam outros factores diferenciadores. Pneus, só para falar de um. Deixem haver competição técnica e liberdade de escolha e certamente teremos melhor espetáculo. Estou certo que Hamilton adoraria.… Ler mais »

*RPMS*™
3 anos atrás

Ficou demonstrado que o fim do famoso “party mode” não afectou nada a Mercedes. Esmagador!
Para o 3º lugar é que é de prever uma grande luta. O motor Renault confirmou que em velocidade é superior ao motor Honda. Verstappen vai ter muito trabalho amanhã.
A Ferrari confirmou o seu calvário, no entanto, é difícil de aceitar que Vettel só tenha feito melhor que Giovinazzi e os Williams…

Cumprimentos

Lisboa
3 anos atrás

Amanhã espera-se uma dobradinha da Mercedes em condições normais.

No entanto, a luta pelo pódio será animada.

piquet
piquet
3 anos atrás

Meus amigos, eu sei que é chato verem o Hamilton a ganhar tantas vezes seguidas, sei que é chato ver os carros prateados a vencerem mas é assim a F1. Já aturamos muitas épocas assim. Os Williams-Honda, os Mclaren-Honda, os Williams-Renault, os Ferrari, os Red-Bull Renault, e era uma seca de todo o tamanho. Eu nao perdi uma única corrida. É paixão de ver aqueles carros. Quem não gosta e tanto critica, epá mude de canal e veja ballet. Quanto foi o Senna ou Shummi muitos estavam nas nuvens. Ohhh os melhores de sempre, fofofofofo. Haja paciência.

aguia25
aguia25
Reply to  piquet
3 anos atrás

💪💪💪💪💪💪💪

anotheruser
Reply to  piquet
3 anos atrás

Este ano não são os flechas de prata a ganhar,….
mas sim os cavaleiros de negro, os floresta negra, os trufas negras, os beijinhos de preta, mousse da avó ou os muffins de chocolate…..
Só para variar.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Muito devem estar a rir neste momento todos os gajos da mercedes, e até já correram a escrever “no party, no problem”. Novo recorde absoluto de 264,332 km/h numa pole. E com o pequenito detalhe de ambos os pilotos terem prescindido da aspiração para serem rebocados.
Medição fonométrica: a PU merdeces registou 1018 cv, isto é, menos 4 do que antes.
É o circo da fórmula 1.

RedDevil
RedDevil
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Medição fonométrica… de potência?… uma Zundapp com escape livre dá mais… LOL…

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