GP Grã-Bretanha, F1: Max Verstappen vence na estreia da Sprint

Por a 17 Julho 2021 17:01

Max Verstappen levou de vencida a primeira edição da sprint de qualificação. O piloto da Red Bull decidiu a corrida sprint na largada, deixando Lewis Hamilton com o segundo posto ainda antes da curva 1. O britânico ainda tentou recuperar a liderança, mas teve apenas uma oportunidade, que foi bem defendida pelo neerlandês. Valtteri Bottas terminou no terceiro posto.

Max Verstappen ganha mais 3 pontos e parte da pole position na corrida de amanhã. Lewis Hamilton conquista dois pontos e Bottas, um ponto.

Charles Leclerc sairá de quarto da grelha, com os dois McLaren na linha atrás, com Lando Norris a liderar a dupla. Fernando Alonso (7º) terá a companhia de Sebastian Vettel na grelha e a fechar os dez primeiros ficaram, George Russell e Esteban Ocon, respetivamente.

Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Kimi Raikkonen optaram por partirem com pneus macios para as 17 voltas da Sprint. Uma estratégia diferente do restante do pelotão. 

Filme da corrida sprint de qualificação:

Max Verstappen largou melhor que Lewis Hamilton e roubou a liderança ainda antes da curva 1, com o britânico a ficar no segundo posto. Fernando Alonso também fez uma excelente largada e na passagem pela primeira vez na meta, tinha conseguido recuperar 6 posições. Alonso conseguiu chegar ao 5º posto, ficando à frente de Lando Norris, que tinha por sua vez, ultrapassando Sergio Perez (que ficou entre este e o companheiro de equipa, Daniel Ricciardo). 

Hamilton tentou ainda recuperar o primeiro lugar, mas teve de tirar o pé do acelerador, já que Verstappen defendeu bem a sua posição.

Com Fernando Alonso na quarta posição e baixando o ritmo, Charles Leclerc que seguia no quarto posto, tinha a posição segura, já que o espanhol seguia muito mais atrás. Alonso recebeu o aviso que não poderia mais defender-se da forma como tinha feito e Norris, informado desse facto, aproveitou e ultrapassou o espanhol da Alpine. 

Na volta 6, Sergio Perez perdeu a traseira no complexo de Becketts e saiu de pista, perdendo muitas posições. Ficou apenas à frente de Nikita Mazepin, conseguindo, pouco depois, ultrapassar Mick Schumacher.

George Russell teve um pequeno toque na primeira volta com Carlos Sainz, obrigando o piloto da Ferrari a sair de pista momentaneamente. Com isso, Sainz perdeu muitas posições e a direção de corrida indicou que o incidente será investigado depois da Sprint. 

Daniel Ricciardo repetiu o movimento do seu colega de equipa e ultrapassou Fernando Alonso, passando a ocupar o sexto posto, atrás de Lando Norris. Alonso, que tinha pneus macios, começou a perder terreno e Sebastian Vettel começou a ficar perto do piloto da Alpine, mas com alguma dificuldade para chegar-se o suficiente para tentar uma ultrapassagem. George Russell seguia atrás deste duo no 9º lugar e Esteban Ocon fechava os 10 primeiros. 

A duas voltas do fim da Sprint, Perez era avisado que teria que parar e desistir para poupar o carro. O mexicano sairá de último da grelha de amanhã. 

Até ao fim, Hamilton não conseguiu encurtar a diferença para Verstappen, terminando com 1.430s de desvantagem para o piloto da Red Bull. O mesmo aconteceu a Vettel, que não conseguiu ultrapassar Alonso pelo 7º posto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

75 comentários

  1. Scb

    17 Julho, 2021 at 17:12

    Acabou por ser uma experiência bem conseguida, bem acima das expectativas com bons arranques, lutas interessantes e algumas indicações para amanhã, sobretudo de degradação dos pneus em corrida. A Mercedes tentará vencer na estratégia.

    • José Pereira

      17 Julho, 2021 at 21:57

      Se a Redbull mantiver o andamento que mostrou em corrida, não estou a ver estratégia que valhe

  2. Não me chateies

    17 Julho, 2021 at 17:14

    Foi uma boa corrida. Está na altura da FIA chamar isto de corrida Sprint e atribuir mais pontos e contar como vitória de corrida sprint e a pole position ir para o vencedor da qualificação,

  3. Sr. Dr. HHister

    17 Julho, 2021 at 17:14

    Meh, é muito curta.
    O Pérez anda-lhe a dar forte! Lol.
    Grande Alonso. Grande partida.

    E venha a corrida a sério. Eu passo bem destas sprint races.
    Amanhã a Mercedes tem tudo para vencer, a não ser que Max imponha um ritmo tremendo.

    • [email protected]

      17 Julho, 2021 at 17:22

      E o Max tambem não tem tudo para vencer?

      • Sr. Dr. HHister

        17 Julho, 2021 at 17:29

        O Max tem dois Mercedes atrás o que dificulta na estratégia e ninguém para o ajudar. Daí que teoricamente a vantagem é da Mercedes.

        • Pity

          17 Julho, 2021 at 17:48

          Hoje também era…

          • Sr. Dr. HHister

            17 Julho, 2021 at 17:51

            Hoje não houve paragens nas boxes por isso o ponto não é o mesmo. Não se pode comparar.

          • Pity

            17 Julho, 2021 at 18:14

            Sim… porque, este ano, a Mercedes tem ganho sempre na estratégia, não haja dúvida. Se amanhã o Max arrancar bem e fugir, como fugiu hoje, não há estratégia que salve a Mercedes, trouxeram muitas actualizações, mas não me parece que sejam suficientes para bater a Red Bull e, especialmente, um Verstappen em grande forma e “faminto”.

          • Sr. Dr. HHister

            18 Julho, 2021 at 1:59

            Ó Pity, por amor da santa! Tenho que levar o cágado a passear!
            Que o Max tem que dar ao slide comecei eu logo por dizer! E se a Mercedes não tem ganho nas estratégias também se deve ao facto do Bottas algumas vezes estar longe. Amanhã é o Pérez que vai estar longe daí que é mais uma corrida para a Mercedes perder (ou para o Max ganhar). Não esquecer que foi o carro que ficou à frente na qualificação, apesar de não estar na pole.
            O Dr. falou e o povo sorriu.

        • Daniel Sousa

          17 Julho, 2021 at 18:01

          o vosso lado faccioso não tem limites!!!

          • Sr. Dr. HHister

            17 Julho, 2021 at 18:07

            Tens algum atraso mental? Vai ver disso porque eu estou a torcer pelo Max e nunca torci pela Mercedes ou Hamilton, num passado recente.
            Vai para a cave de castigo e vê se apareces mais crescido.

          • Daniel Sousa

            17 Julho, 2021 at 18:20

            estou a falar com uma pessoa civilizada ou com um macaco? se for com um macaco ficamos por aqui meu caro. não precisa reagir com tanta agressividade. Eu é que lhe digo para ser homenzinho e reagir com educação às opiniões dos outros.

          • Sr. Dr. HHister

            18 Julho, 2021 at 1:50

            Opiniões estúpidas! Um gajo não pode dizer porra nenhuma a favor de que equipa seja que é logo colado a uma ou outra facção! Que gentinha binária!
            Estás a saborear o sabor a fezes símias? Então não.
            Gajos como tu só servem para deitar fogo à discussão sem nada acrescentar e depois ainda te fazes de santinho! Lol.
            E toma atenção meu caro, eu tenho os títulos de Sr. e Dr.. Eu paguei para ser considerado civilizado por isso respeitinho.

        • José Pereira

          17 Julho, 2021 at 22:01

          O max já teve mais de que uma vez ,dois Mercedes atrás, e o resultado foi o mesmo, vitória do Max

          • Sr. Dr. HHister

            18 Julho, 2021 at 1:52

            Mas em algumas circunstâncias o Pérez estava muito mais perto. E não era em casa do rival.
            Eu não ponho em dúvida a vitória mas afigura-se mais difícil.

      • José Pereira

        17 Julho, 2021 at 21:59

        Aí está, com o pace de hoje, nao vejo nada de muito bom, mas a pessoas que são crentes

    • Scb

      17 Julho, 2021 at 18:55

      A RB que se preocupe com o Ham. e deixe o Bottas fazer a estratégia dele (2 paragens?). Perder pontos para Bottas acaba por ser pouco relevante se ganhar a Hamilton

    • José Pereira

      17 Julho, 2021 at 21:58

      A Mercedes tem tudo pra vencer? Pela amostra de hoje, vai cheirar o fumo de escape do Max

  4. Karl Ragnini

    17 Julho, 2021 at 17:17

    Ontem parecia que ate ja tinha vencido o GP, então afinal o Tone nao???…

  5. V8_scars

    17 Julho, 2021 at 17:21

    Acabou por ser divertido ver as lutas na frente, com o mega arranque de Alonso a baralhar as coisas.
    Azar para Perez, mas tendo desistido penso que poderão mexer no carro ao contrário dos outros pilotos, poderá retirar alguma vantagem para a corrida.
    Para amanhã a grande incógnita será a durabilidade dos pneus, embora as temperaturas devam ser ligeiramente mais baixas.

  6. GUILHERME Rodrigues

    17 Julho, 2021 at 17:23

    Para ser franco não achei nada de especial este formato, seria muito mais interessante e divertido se fosse com grelha invertida o arranque para a sprint race, aí sim havia espetaculo sobretudo nestas pistas rápidas como Silverstone, Monza, Interlagos e Spa! Mas os ingleses e nós portugueses sobretudo os pós Hamilton e pós Mercedes, são muito conservadores e mesquinhas para tolerar e aceitar uma grelha invertida!
    Parabéns a Max Versttapen e à Red Bull Honda, mais uma pole position esta época a 5ª (Bahrein, França, Áustria, Áustria e Silverstone), quase o dobro da Mercedes que tem 3 (Imola, Portugal e Espanha). Max Versttapen que conquista a 4ª pole consecutiva, claramente a mostrar o grande momento de forma, e se vence amanhã pode muito bem ser o xeque mate nas aspirações de Hamilton e da Mercedes em extender a hegemonia em ambos os campeonatos para 8 anos seguidos. O arranque de Max é excelente, a forma como os travões ardem, parece que ele estava ao mesmo tempo a carregar no pedal do acelerador e do travão para ter o arranque perfeito e deixar os travoes a arder.
    Grande corrida de Leclerc discreta mas ficou perto de Bottas no final, promete para amanhã, mas com os carros com os depósitos cheios com 100kg a degredação dos pneus vai ser fatal para os ferrari aspirarem lutar pelo pódio, pode ser que haja problemas de confiabilidade, Hamilton está a puxar pelo motor nos limites até partir parece que a época de 2012 começa a ser um flashback para 2021, ele já está desesperado a ver o campeonato a fugir pelas mãos. Os Mclarens muito bem, carro do melhor que há em velocidade de reta com o motor Mercedes de topo, e chassis muito bom nas curvas rápidas e médias de grande apoio aerodinãmico, no complexo de curvas Maggots Beckets o Mclaren é dos melhores a passar por lá. Grande, enorme corrida de Fernando Alonso no velhinho e débil Alpine, a fazer um arranque de topo primeira volta a recuperar 6 posições, e defender-se como um animal sobretudo contra Ricciardo e Vettel a lembrar o velhinho Alonso, aquelas manobras que ele fez não são sujas, apenas servem para impedir o carro atrás de ganhar o cone de aspiração para a ultrapassagem, aprendam com o mestre Alonso sempre a inovar, não dura para sempre! Russell enorme corrida, já não há palavras, num GP e circuito tao exigente a levar o Williams a outro patamar, simplesmente magnifico, será que a Mercedes liberou a Williams a extrair mais potência do motor para o Russell brilhar e conseguir estas performances para justificar o eventual salto para a Mercedes em 2022? Parece-me uma teoria interessante e plausível! Vettel, Ocon muito bem também! Azarados: Perez e Sainz, mais Sainz porque Perez pode ter cometido um erro ou apenas uma afinação deficiente do Red Bull é estranho ter perdido o carro naquela curva, foi unico!

    • Sr. Dr. HHister

      17 Julho, 2021 at 17:30

      Eu gostava de ver grelha invertida. O problema é que na qualificação ia andar tudo a pastar.

      • Não me chateies

        18 Julho, 2021 at 10:31

        Grelha invertida na sprint, grelha normal no GP. Tudo a partir da qualificação como a 1ª corrida da F2 e 3ª corrida de F2.

    • Pity

      17 Julho, 2021 at 18:04

      Grelha invertida não, isso seria dar mérito a quem não o tem, seja piloto ou equipa. A grelha invertida está muito bem nas fórmulas de promoção, em que os carros são iguais e onde interessa ver a qualidade dos pilotos, a forma como eles se portam nas diversas situações e por aí fora. Ainda se optassem pela forma que eu sugeri noutro artigo, tudo bem (o Perez de certo que concordaria…)
      A Mercedes para levar o Russell para a equipa, não precisa de esquemas foleiros. Leva e pronto.

      • Scb

        17 Julho, 2021 at 18:52

        Eu acho que grelha invertida não tem lugar em lado nenhum.

      • Não me chateies

        18 Julho, 2021 at 10:29

        Depende se a corrida sprint for independente do GP, um top 10 invertido dava alguma coisa diferente, como acontece na F2. E assim a qualificação continuaria a definir a grelha de domingo sem alterações.

  7. Pity

    17 Julho, 2021 at 17:45

    Há dois pilotos que, certamente, adoraram este formato e um que, aposto, não gostou mesmo nada. Refiro-me, como é óbvio a Verstappen, Alonso e Perez.
    A corrida, perdão, a “qualificação” acabou por ser mais animada do que eu estava à espera. Esperava alguma movimentação na primeira volta, mas uma procissão nas outras 16 e enganei-me.
    Mau arranque de Hamilton, o que não é caso virgem e grande arranque de Verstappen, mas o “rei” na largada foi o Alonso, seis posições! Viria a perder para os dois McLaren, mas isso não invalida a grande largada. Russell conseguiu manter-se nos dez primeiros (até ver…) Perez a estragar a sua corrida com uma saída algo estranha. Não percebi porque é que o mandaram abandonar, na última volta, já que, aparentemente, não tinha o carro danificado.
    Venha a corrida.

    • Roger M

      17 Julho, 2021 at 19:18

      Ele abandonou a corrida pois pós a saída de pista, estava fora de ritmo, e assim a equipa poderá trabalhar no carro antes da corrida.

      • Pity

        17 Julho, 2021 at 19:24

        Não é bem assim. O carro fica em parque fechado, aliás, já estava hoje, pelo que só poderão mexer no carro, se alguma coisa estiver danificada.

        • Roger M

          17 Julho, 2021 at 20:16

          Poderão se decidirem que ele faça a partida a partir das boxes.

        • Não me chateies

          18 Julho, 2021 at 10:35

          Não é bem assim, eles como retiraram o carro podem abrir para ver se está tudo bem, se estiver alguma coisa danificada, podem trocar, se não for nada da lista negra não recebem penalização. Disse o Horner à Sky.

  8. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    17 Julho, 2021 at 17:48

    E não é que acabou por ser bem “porreira” esta corrida sprint?!
    Mais um pontinho de vantagem para Verstappen. Com este grande equilíbrio entre Mercedes e RedBull, todos os pontinhos contam…
    Amanhã é claro, vai ser mais difícil, pois a Mercedes vai ter a vantagem estratégica de ter os seus dois pilotos perto de Verstappen e a equipa alemã tem tudo para vencer.
    Grande Alonso também a conseguir, afinal, um excelente top7 na qualificação que realmente conta!

    Cumprimentos

    • Daniel Sousa

      17 Julho, 2021 at 18:15

      pode-me dar dados concretos de quantos grandes prémios, em 2021, se traduziram em vantagem estratégica para a Mercedes, quando no final da primeira curva, da primeira volta, o Verstappen vai na frente, o Hamilton em 2º e o Bottas em 3º? Se me puder ajudar numericamente ficaria muito grato.

      • Norton Folk

        17 Julho, 2021 at 19:15

        Bahrein, Espanha e Portugal, embora no Algarve foi o Bottas que esteve em 1° e o Verstappen chegou a ser segundo. Mas também é óbvio que em Espanha e Portugal os Mercedes tinham melhor Race Pace.

        No Bahrein a estratégia deu para aguentar Verstappen atrás, que teve de devolver a posição após passar pelos limites da pista.

        Enfim, amanhã será interessante, Hamilton vai querer por muita pressão logo no início a Verstappen para entrar no DRS. Se Hamilton conseguir sair muito bem antes da Hangar straight pode passar facilmente o RB que vai com mais asa este fim de semana. Caso Hamilton não consiga, pode acelerar a degradação dos seus pneus andando no ar sujo e com menos grip aerodinâmico tem que se apoiar mais no grip mecânico (suspensão e pneus), pode ter que parar mais cedo que Verstappen, o que pode permitir que o Holandês pare logo a seguir e ainda sair á frente, ou optar por um stint mais longo. Vai ser interessante ver quem para primeiro, e pode depender se Bottas acompanha aqueles dois ou não. Se acompanhar, a Mercedes terá uma vantagem estratégica grande. É esperar e ver.

        • José Pereira

          17 Julho, 2021 at 22:06

          Se,se,se se meu avô não morresse era vivo

        • Daniel Sousa

          17 Julho, 2021 at 23:19

          Acho que nos deu uma boa explicação do que pode acontecer, mas no que toca à pergunta que fiz, não está correcto. Na verdade só se aplica a Portugal. Em Espanha , na primeira curva o Bottas já ia em 4o atrás do Leclerc, e no Bahrein no final da primeira curva já ia em 5o. Portanto, a vantagem estratégica da Mercedes não tem dados… faltam factos… só se aplicou em um grande prémio desde o início do presente campeonato. Toda a gente tem visto que o Bottas fica logo para trás.

      • Roger M

        17 Julho, 2021 at 19:19

        A Mercedes poderá usar duas estratégias distintas desta forma.

  9. Roger M

    17 Julho, 2021 at 17:51

    Piloto em destaque……….Alonso. Cairia como uma luva na Red Bull, pois o Pérez continua a deixar a desejar. E devido a isso, o titulo de construtores poderá escapar à Red Bull.

    • Sr. Dr. HHister

      17 Julho, 2021 at 18:13

      O Alonso nunca porá o cu num RB, infelizmente. E não é por falta de unhas.

    • Pity

      17 Julho, 2021 at 18:20

      Acredita assim tanto no Bottas?

      • Roger M

        17 Julho, 2021 at 19:10

        Os resultados falam por si. O Bottas tem sido regular, e competente nas funções que desempenha de auxilio ao Hamilton. Já o Pérez, tem sido bastante irregular. O Alonso, goste-se ou não…é bastante regular. Poderá não ter a velocidade de ponta de outros tempos, mas seria uma grande contratação para a Red Bull, dando apoio ao Verstappen, e até podendo o bater em alguns GPs.

        • Pity

          17 Julho, 2021 at 19:34

          Pois eu ainda acredito mais no Perez do que no Bottas, na luta pelo título de construtores, pelo menos, no Bottas das primeiras corridas. Quanto ao Alonso, sim, é melhor do que os outros dois e poderia ser um auxílio para o Verstappen se aceitasse o papel de coadjuvante (não gosto do termo “escudeiro”), e aí é que bate o ponto. não acredito que ele aceitasse tal situação.

    • [email protected]

      17 Julho, 2021 at 19:31

      Achas que o alonso vai tolerar fazer papel de mordomo.?.kkkkkk…o homem tem personalidade forte.

  10. ribeirocc

    17 Julho, 2021 at 18:01

    Gostei do que vi hoje. Receio apenas que retire algum interesse à corrida de amanhã, sobretudo na luta do meio do pelotão. Isto porque a performance em corrida ficou já marcada e os carros com melhor performance já melhoram a posição na grelha. Há os casos do Sainz e do Perez e eventualmente o Alonso – mas que show que ele deu hoje – a descer à terra, mas parece-me que na maioria a hierarquia ficou já definida. Espero estar errado, porque os fins de semana de F1 assim são berm mais interessantes.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado