GP Grã-Bretanha F1: filme da qualificação

Por a 2 Julho 2022 16:20

Muita chuva na qualificação em todas as suas ‘fases’. Algumas surpresas, por exemplo Nicholas Latifi na Q3. A outra surpresa, que já não se esperava foi Carlos Sainz, que depois de um Q3 que estava a ser modesto, brilhou no final e alcançou a pole-position. A primeira da sua carreira.

Fique com o filme da qualificação.

Q1: Os dois Haas e os dois Aston Martin eliminados

Nicholas Latifi aproveitou as condições de chuva e conseguiu passar à Q2, com o seu companheiro de equipa a perder pela primeira vez em qualificação para o seu colega, sendo eliminado na Q1, assim como os dois pilotos da Aston Martin e os da Haas.

Charles Leclerc foi o primeiro piloto a estabelecer o melhor tempo e quando Max Verstappen se preparava para contra-argumentar, um pequeno período de bandeira amarela estragou a volta do neerlandês, mesmo que tivesse subido ao topo da tabela de tempos, seguido de Alexander Albon.

A pista parecia estar a melhorar e os tempos começaram a cair, com Leclerc a recuperar o primeiro lugar, voltando a baixar o seu tempo, registando o tempo de 1:42.129s.

Faltando 10 minutos para o final da Q1, Albon, Nicholas Latifi, Fernando Alonso, Esteban Ocon e Sebastian Vettel estavam em posição de eliminação.

George Russell roubou a liderança da tabela de tempos, mas foi uma situação momentânea, com Verstappen a ‘roubar’ essa posição ao britânico da Mercedes.

Daniel Ricciardo parou na box com pouco mais de 5 minutos para o final da primeira fase de qualificação, quando estava em zona de eliminação. O australiano regressou à pista com pneus intermédios novos, numa última tentativa para estabelecer um bom tempo. Na mesma altura, Verstappen voltou ao topo da tabela de tempos com a volta em 1:39.975s.

Lewis Hamilton melhorou o seu tempo, subindo ao segundo posto a 0.485s do tempo de Verstappen.

Enquanto o piloto neerlandês da Red Bull estabeleceu um novo melhor tempo (1:39.129s), Alexander Albon, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Mick Schumacher e Lance Stroll foram eliminados.

Q2: Gasly, Bottas e Ricciardo eliminados; Latifi passa à Q3

Nicholas Latifi conseguiu a sua primeira passagem à Q3 pela primeira vez na sua carreira na Fórmula 1. Voltando a beneficiar com as condições de chuva em Silverstone, o piloto canadiano da Williams estabeleceu o décimo tempo numa altura em que começou a chover mais, não permitindo aos seus adversários melhorarem os seus tempos.

Com a pista ainda molhada, todos os 15 pilotos em discussão pelos dez primeiros lugares que dariam acesso à Q3 entraram com pneus intermédios.

Fernando Alonso foi o primeiro piloto a estabelecer um tempo rápido, logo ultrapassado por Sergio Pérez e Max Verstappen. Lando Norris aproveitou a evolução da pista e saltou para o segundo lugar da tabela de tempos, mas Charles Leclerc e Max Verstappen vinham num ritmo muito alto, passando para a frente, juntamente com Lewis Hamilton.

A menos de seis minutos do fim da Q2 nenhum piloto estava a melhorar os tempos, depois de começar a chover mais em Silverstone. Estavam em zona de eliminação Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon. Nicholas Latifi era o 10º e tinha uma real possibilidade de passar à Q3.

Lando Norris esclareceu à equipa que sentia muito aquaplanagem, na mesma altura em que Esteban Ocon melhorou no setor 1, mas perdeu tempo no setor dois, abortando essa volta pouco depois.

Max Verstappen, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz e George Russell, os cinco primeiros, não voltaram a sair da box com as condições piores do que anteriormente.

Sem conseguirem melhorar os registos, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon foram mesmo eliminados.

Q3: Pole para Carlos Sainz

Com muita chuva prevista para o final da Q3, todos os 10 pilotos foram para a pista na tentativa de realizar um registo, que eventualmente, se começasse a chover mais poderia ser o seu melhor. Nesse contexto, o primeiro incidente veio do lado de Max Verstappen (Red Bull RB18) que saiu ligeiramente de pista, para logo de seguida fazer um pião, um 360º.

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) foi para a frente, Max Verstappen (Red Bull RB18) colocou-se em segundo depois de cometer um erro no derradeiro setor, foi em frente numa curva. Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) fez surgir bandeiras amarelas. Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) era terceiro na frente de Sergio Perez (Red Bull RB18) seguindo-se Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), Carlos Sainz (Ferrari F1-75), Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari), George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) e Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes).

Já nas tentativas seguintes, Max Verstappen (Red Bull RB18) foi para a frente seguido de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), Charles Leclerc (Ferrari F1-75)

George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), Sergio Perez (Red Bull RB18), Carlos Sainz (Ferrari F1-75), Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes).

Por fim, Max Verstappen (Red Bull RB18) mantinha-se na frente de Charles Leclerc (Ferrari F1-75), Sergio Perez (Red Bull RB18) tinha subido para 3º na frente de Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), Carlos Sainz (Ferrari F1-75) mantinha-se apagado, na frente de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes)

No final, Carlos Sainz (Ferrari F1-75) fez uma grande volta e foi para a frente, batendo Max Verstappen (Red Bull RB18) seguindo-se Charles Leclerc (Ferrari F1-75), Sergio Perez (Red Bull RB18), Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes), Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes), posição que foram as finais.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado