GP França F1, TL3: Max Verstappen lidera, Mercedes sem ritmo para acompanhar

Por a 19 Junho 2021 12:15

Tivemos o que foi provavelmente um aviso de Max Verstappen e da Red Bull à concorrência, nomeadamente à Mercedes. O piloto do carro #33 foi o mais rápido na terceira sessão de treinos e deixou Valtteri Bottas a sete décimos do seu tempo.

A Red Bull apostou numa nova configuração aerodinâmica para os seus carros, tentando encontrar o melhor compromisso para este fim de semana. 

Foi preciso esperar dez minutos para ver um carro em pista, com Nikita Mazepin a ser o primeiro a dar uma volta ao traçado francês na última sessão de treino deste fim de semana.

Mazepin foi também o primeiro a ter uma saída de pista, o que em Paul Ricard significa “apenas” um conjunto de pneus para o lixo, numa altura em que tínhamos Fernando Alonso no topo da tabela de tempos enquanto os homens da Mercedes e Max Verstappen ainda estavam nas boxes. 

Os Mercedes fizeram a primeira volta lançada com 25 minutos esgotados da sessão e Valtteri Bottas tratou de mostrar que estava em forma, fazendo o melhor tempo por larga margem. Pouco depois foi a vez de Max Verstappen fazer o melhor tempo, com a diferença a ser de apenas 0.009 seg. Bottas e Verstappen  tentaram melhorar os registos com o mesmo conjunto de pneus e ambos conseguiram, apesar do tempo de Verstappen ter sido apagado por não ter respeitado os limites de pista (apesar da trajetória e da subviragem aparentemente não permitirem grandes ganhos neste caso). 

Daniel Ricciardo parecia estar melhor que Lando Norris, depois da equipa ter trabalhado durante a noite para trocar a caixa de velocidade, tendo a equipa encontrado um melhor compromisso ao nível da afinação, que permitia ao australiano estar ligeiramente melhor que o seu colega de equipa. 

A vinte minutos do fim tínhamos, Bottas, Verstappen, Hamilton, Pierre Gasly e Alonso no top 5. Hamilton tentou melhorar o seu registo, mas ficou a dois décimos do seu colega de equipa. Carlos Sainz e Sergio Pérez trataram de se instalar no segundo e terceiro posto na tabela de tempo, na mesma altura em que Lando Norris conseguia o quinto tempo, à frente de Verstappen e Ricciardo. Verstappen tratou de deixar um aviso à concorrência, deixando Bottas a sete décimos. Os tempos não mudaram mais até a bandeira de xadrez aparecer na reta da meta.

Para já a Red Bull parece ter vantagem e Verstappen é um dos favoritos para a qualificação agendada para às 14h, com Valtteri Bottas a estar muito melhor do que no último fim de semana. A troca de chassis parece ter surtido efeito do lado do finlandês, enquanto Hamilton parece estar com dificuldades em encontrar o melhor compromisso de afinação, também com um chassis diferente. Carlos Sainz está muito melhor que Charles Leclerc nesta fase e a luta pelo top 10 vai ser quente com McLaren e Alpine com ritmo interessante. Já a Aston Martin e a Alfa Romeo não parecem ter argumentos para chegarem à Q3. Pierre Gasly está a evidenciar um andamento muito bom, ao contrário do seu colega de equipa, que está na segunda metade da tabela, com problemas em encontrar o ritmo ideal.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

A Red Bull pode estar muito forte, mas desconfio da vantagem para a Mercedes. Contudo, se esta diferença é real, muito dificilmente o Max vai perder o campeonato.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado