GP França F1, TL2: ‘Dobradinha’ Ferrari, Red Bull com problemas…

Por a 22 Julho 2022 17:17

Novamente a Ferrari na frente, agora através de Carlos Sainz (Ferrari F1-75), que bateu o seu colega de equipa, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) por 0.101s. Claramente, a Ferrari a começar melhor o fim de semana, mas agora há que analisar as diversas componentes destes dois treinos livres, para perceber quem está melhor numa volta única e nas séries mais longas de volta.

Max Verstappen (Red Bull RB18) foi terceiro a 0.550s da frente, mas a equipa não deve estar nada contente com o evoluir dos acontecimentos, pois há demasiadas queixas por parte dos pilotos face ao ‘estado’ do carro. As queixas têm sido mais do que muitas. “muita subviragem no primeiro sector”, ouviu-se de Verstappen.

Ainda há um treino livre amanhã antes da qualificação, e só mesmo nessa sessão se podem tirar ‘melhores’ ilações, pois a equipa pode estar a experimentar soluções e ser essa a razão da maior distância para a Ferrari.

Seja como for, parece claro que a Ferrari está melhor e a Red Bull à procura de um caminho.

George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) foi quarto a 0.764s da frente, com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) logo a seguir, dois décimos atrás do seu colega de equipa. Talvez a ausência do primeiro treino livre tenha impedido o inglês de fazer um pouco melhor.

Seja como for, a Mercedes não parece, para já, ter dado um salto qualitativo face a Silverstone, mas isso só será possível perceber com maior ‘propriedade’, amanhã, e obviamente na corrida de domingo.

Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes), desta feita com a versão com as novas evoluções, foi sexto a mais de um segundo da frente, Pierre Gasly (AlphaTauri AT03/Red Bull) voltou a confirmar que a Alpha Tauri parece ter acetado nas novas peças que trouxe para Paul Ricard.

Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) foi oitavo na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes) com Sergio Perez (Red Bull RB18) a ter uma sessão pobre, com um pião pelo meio, ficando a segundo e meio da frente.

Para já a Alpine não conseguiu sequer entrar no top 10, com Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) em 11º na frente de Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) e Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes).

O maior incidente da sessão ocorreu com Mick Schumacher, com o alemão a sair de pista na dupla direita de Le Beausset, tendo muita sorte de não ter batido em nada.

Filme da sessão

12 pilotos entraram em pista com Bottas a liderar o pelotão para iniciar o segundo treino do GP de França. A Ferrari continuava a trabalhar no monolugar de Charles Leclerc depois do início da sessão.

Esteban Ocon foi o primeiro piloto a definir o ritmo do treino, registando, com pneus médios, o tempo de 1:35.600s. O seu companheiro de equipa, Fernando Alonso melhorou o tempo do francês, passando a liderar a tabela de tempos com 1:35.531s, também com pneus médios. Nesta altura, apenas Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Nicholas Latifi escolhiam pneus duros para estarem em pista.

George Russell, com o tempo de 1:34.810s, passou a liderar a tabela de tempos com pouco mais de 10 minutos da sessão, ultrapassando Kevin Magnussen, que tinha batido anteriormente o registo de Alonso. O companheiro de equipa do dinamarquês, Mick Schumacher perdeu o controlo do Haas VF-22 e fez um pião, conseguindo evitar o toque com as proteções do traçado francês.

Já em pista depois da equipa ter estado a trabalhar até tarde no seu carro, Charles Leclerc colocou-se na liderança da sessão, com pneus médios, com o tempo de 1:34.182s. Por essa altura, Max Verstappen ainda não tinha nenhum tempo registado, mas Sergio Pérez fechava o top 5, atrás do monegasco, Russell, Pierre Gasly e Alexander Albon.

O neerlandês levou a Red Bull para o topo da tabela de tempos logo na sua primeira tentativa, com o tempo de 1:34.172s, menos 0.010s que o tempo de Leclerc. No entanto, com pneus macios e um novo fundo no Ferrari, Carlos Sainz bateu o registo do líder do campeonato por 0.850s, com o tempo de 1:33.322s. Faltavam ainda cerca de 40 minutos para o final da sessão.

Largando os pneus duros que montou no início da sessão, Lance Stroll subiu ao quarto lugar da tabela de tempos, a 1.273s do tempo de Sainz, selecionando o composto macio da Pirelli para a tentativa de volta rápida, sendo ultrapassado pouco depois pelo seu companheiro de equipa Sebastian Vettel (+1.193s) com o mesmo composto de pneus.

Na frente, e quase a meio da sessão, Leclerc recuperou o primeiro posto da tabela de tempos, depois de colocar pneus macios no Ferrari. O piloto monegasco bateu por 0.186s o tempo do seu companheiro de equipa, passando o tempo de referência a ser 1:33.136s.

Sainz respondeu a Leclerc e regressou à liderança da tabela de tempos (1:32.527s). Na mesma altura, Magnussen voltou a estabelecer um bom tempo, passando para o terceiro lugar.

Na segunda metade da sessão, quando os tempos estavam a melhorar conforme os pilotos entravam em simulações de qualificação, Max Verstappen passou para o terceiro posto da tabela de tempos, não conseguindo bater os dois pilotos da Ferrari com os pneus macios, ficando a 0.550s de Sainz.

Na primeira tentativa de pneus macios, George Russell saltou para o quarto posto da tabela de tempos, a 0.764s do tempo do espanhol da Ferrari. Lando Norris, depois de abortar a sua primeira volta após um erro nas primeiras curvas, viu o seu tempo apagado por ter excedido os limites de pista.

Depois de algum tempo parado na box, Sergio Pérez saiu para a pista com pneus macios e saltou para o décimo lugar na tabela de tempos, a mais de 1.5s do tempo de Sainz.

À entrada dos últimos dez minutos os dois Ferrari continuavam a liderar a tabela de tempos, enquanto Max Verstappen era terceiro e queixou-se de subviragem, efeito que o piloto neerlandês não gosta no seus monolugares. Os dois Mercedes, com Russell na frente de Hamilton, fechavam o top 5.

Os momentos finais ficaram marcados por simulações de corrida, com os pneus médios a serem novamente escolhidos pela maioria dos pilotos.

Mantém-se a ordem vigente, com Ferrari e Red Bull na frente, mas com a equipa de Max Verstappen e Sergio Pérez a ter de procurar soluções para diminuir a desvantagem para Charles Leclerc e Carlos Sainz. A Mercedes está por perto, seguindo-se McLaren e Alpha Tauri.

O terceiro treino está agendado para as 12 horas de amanhã e a sessão de qualificação tem início marcado para as 15 horas.

Treinos Livres 2

Treinos Livres 1

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado