GP Estíria F1, Q3: Lewis Hamilton conquista pole position

Por a 11 Julho 2020 15:56

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prémio da Estíria. O britânico fez uma volta de 1:19.273s . Na segunda posição ficou Max Verstappen, a 1.216s. Terceira posição para Carlos Sainz, que ficou a 1.398s.

Após duas boas voltas de Max Verstappen, onde este conseguiu a pole position provisória, quando faltavam cerca de sete minutos para o final da sessão Lewis Hamilton passou para a frente, com um avanço de 0.298s face ao holandês.

Pouco depois foi a vez de Valtteri Bottas passar para a frente, deixando Hamilton a 0.236s. O inglês reagiu e passou, novamente, para a frente a 4m30s do final da sessão, deixando Bottas a 0.387s.

Max Verstappen, a dois minutos do fim da sessão passou para a pole position provisória, mas apenas por breves momentos, até ser novamente batido por Hamilton, que ficou 0.787s na frente.

Esteban Ocon passou para terceiro, a segundos do fim da sessão, e já depois do cronómetro regressivo chegar a zero, Sainz passou fez a terceira melhor marca, enquanto Verstappen fez um pião quando tentava ir mais rápido. Assim a pole position ficou nas mãos de Lewis Hamilton.

Lando Norris ficou com o sexto lugar, mas para a corrida tem uma penalização de três lugares. Já Alex Albon foi apenas sétimo, comparado com o seu colega de equipa. Pierre Gasly foi o oitavo mais rápido, ficando na frente de Daniel Ricciardo. Já Sebastian Vettel não conseguiu melhor do que a décima posição para o Grande Prémio da Estíria.

Q2

Na segunda sessão de qualificação do Grande Prémio da Estíria a chuva continuou forte. De fora dos dez primeiros ficou um Ferrari, tal como na semana passada, mas desta vez foi Charles Leclerc, com o 11º lugar, a 1.803s do tempo mais rápido. Ferrari na mó debaixo, mesmo à chuva.

George Russell fez a sua melhor qualificação na Williams, ao ficar no 12º lugar, a apenas 0.091s do tempo de Sebastian Vettel no 10º lugar, que passa à Q3 por pouco.

Mais atrás ficou Kevin Magnussen, com o tempo mais lento, com 1:20.211s. Daniil Kvyat vai sair de 14º posição, atrás de Lance Stroll que conseguiu o 13º tempo mais rápido.

Na frente, voltou a ficar Lewis Hamilton, que foi o mais rápido, com um tempo de 1:17.825s, menos 0.113s do que Max Verstappen. Pierre Gasly também colocou um excelente tempo nesta Q2, com a quinta posição

Q1

Um despiste de Antonio Giovinazzi já perto do final da Q1 ‘tramou’ Sergio Pérez (Racing Point) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), que foram eliminados.

Ficaram de fora também Nicholas Latifi, com o 18º tempo. Sergio Pérez, que estava em volta rápida foi ‘tramado’ pela saída de Giovinazzi, apenas conseguindo a 17º posição. Kimi Raikkonen também teve o mesmo destino de Pérez, ficando apenas com o 16º tempo mais rápido.

Romain Grosjean não conseguiu sequer marcar um tempo, devido a uma saída de pista logo no inicio da sessão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
59 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Grande volta do Hamilton!
Várias surpresas. Sainz em terceiro a mostrar que os Mclaren continuam fortes.
Os Renault também estiveram bem com Occon a bater Ricciardo. Está renhido ali entre a Williams e a Ferrari. Desta vez foi Leclerc a passar vergonha. Vettel não fez muito melhor mas ao menos passou à Q3!
A Ferrari é o bobo da festa, nunca mudes Ferrari. ❤️

MLS_OLD
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Tmb Leclerc nao fez muito melhor no outro fim de semana, a diferença foi a sorte de Leclerc ter tido aquela bandeira amanrela na quali

Pity
Pity
3 anos atrás

Para começo, a Ferrari está a prejudicar o Vettel e a McLaren o Sainz, não é, meninos teóricos da conspiração? Mas vamos a coisas sérias: As qualificações deveriam ser, obrigatoriamente, à chuva e não, não é pela fantástica pole do Hamilton, que foi soberbo, mas pela imprevisibilidade durante todo o tempo e onde o talento compensa a deficiência do carro. Verstappen também fez uma boa qualificação, mas mesmo sem o erro final, não dava para chegar a Hamilton. A McLaren a voltar a ter os dois carros no top 10. Ocon parece ter recuperado o ritmo perdido por um ano… Ler mais »

paulo
paulo
Reply to  Pity
3 anos atrás

Gosto muito de ler os seus comentários, por norma são sempre realistas, embora goste de uma equipe, comenta o que realmente vê. Não sei se partilha comigo, mas quando chove o talento de Hamilton sobressai, porque simplesmente ele é… talentoso.

Pity
Pity
Reply to  paulo
3 anos atrás

Como já tenho dito, gosto de uma equipa, mas acima da equipa, estão os pilotos e o meu gosto por alguns pilotos suplanta o gosto pela equipa. Já lá vai o tempo em que eu reagia como muitos aqui, em que punha as minhas preferências acima da realidade, mas quase 40 anos a ver F1 deram-me calo suficiente para saber ler uma corrida, olhando para todos os pilotos. Se for o caso, “bato” no meu favorito (um deles) e elogio um de que não gosto. Mas embora tente, nem sempre consigo ser imparcial, é difícil. Sim, quando chove, o talento… Ler mais »

Lewenhart
Lewenhart
3 anos atrás

A sorte é que o Hamilton está em fase descentende totalmente desconcentrado com as manifestações contra o racismo, o Bottas está em versão 3.0, o Max Verstappen é o mais forte candidato ao titulo deste ano e esta pista é a pior estatisticamente para a Mercedes e Hamilton porque caso contrário apenas posso imaginar qual seria a diferença do campeão em titulo para o resto do pelotão! 😅 Que grande volta de Hamilton a demonstrar mais uma vez a razão porque é 6 vezes campeão mundial! Fico muito satisfeito de ver a Mclaren a regressar aos poucos aos lugares de… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lewenhart
3 anos atrás

Ehehe Novo subnick? Ou é para substituir o Águia?

aguia25
aguia25
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Águia sempre. Tu é que devias mudar o Nick para garantia6, ou quem sabe 7….!

AnneS notrya
AnneS notrya
3 anos atrás

Grande Qualificação! Esperemos que amanhã a corrida tenha tanta emoção. Fantásticos Lewis e Max. George Russel também esteve brilhante!
Cumprimentos.

bemvindo
bemvindo
3 anos atrás

Muito sinceramente não me admiro com essa volta do Lewis Hamilton,na qualificação.não é de hoje que ele as vezes…ganha asas.principalmente em pista molhada.só espero que a equipe tenha resolvido os problemas que o carro apresentava,no tl2.pq senão vai ter grandes problemas durante a corrida,em piso seco,com um max super motivado.parabéns a mclarem,que mostra-se cada vez mais perto da mercedes e Red Bull.quanto a Ferrari…esperava deficuldades,mas não tanto.!.sigaaaaa….he..he..he…

3 anos atrás

Costuma-se dizer que é à chuva que se vêm os bons pilotos e os carros fazem menos diferença… E Hamilton explicou porquê, e deixou o segundo a 1,2s, para desgosto dos muitos que ainda não tinham conseguido perceber! E neste contexto, esperava-se ver Leclerc a lutar pelo menos por um lugar na segunda linha da grelha, mas afinal ficou atrás de Vettel em 11…
Claro está que faltou aqui o grande especialista à chuva, de seu nome Fernando Alonso… Se tivesse alinhado, a pole estava garantida, ou o seu histórico à chuva não estivesse repleto de sucessos!!!

Cumprimentos

Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
3 anos atrás

Faz bem ao meu “afilhado”, da família dos Afondo, que estas sessões na chuva tenham um desfecho positivo.
Pois foi precisamente num dia de chuva, em Oviedo, que o pequeno arranjou o tal trauma que o acompanha até hoje.
Abençoada chuva 🤫🤔🤫

hellrun
hellrun
3 anos atrás

Diz aqui na linha dos comentários: “entre na discussão”….nao sei se quero. Leio o Autosport desde o numero 1, ja andei por aqui e depois quando conclui que o nivel aqui ameaçava alinhar com o que se vê no mundo da bola, p.ex., voltei a sair. Tenho de ser justo, não é só o mundo da bola, hoje a logica de argumentação das redes sociais, deixou de ser “eu acho que tu não tens razão, por este argumento” é mais “és mesmo estupido, para nao veres que a verdade absoluta é … (a minha) “. Continuo a não estar nessa.… Ler mais »

alexname
alexname
Reply to  hellrun
3 anos atrás

Apesar de ter razão o seu comentário é atabalhoado e confuso, reflexo de alguma raiva e ansiedade quando o compôs.
Quanto ao endeusamento do Hamilton é absolutamente ridículo. Situações destas não são raras na F1 e, à chuva, ainda menos raras são. Mas vivemos numa época onde os ‘peixinhos doutados’ são a nova normalidade, onde o presente e falta de conhecimento imperam. Realmente a ignorância alem de atrevida, é descarada.

MurrayWalker
Reply to  alexname
3 anos atrás

De facto estas situações não são nada raras na Formula 1. Basta dizer que desde que o Hamilton se estreou (vai na 14ª época), vantagens de mais de 1,1 segundos para o segundo do grid, apenas aconteceram 4 vezes. Duas das quais protagonizadas pelo próprio Hamilton e à chuva. Se recuarmos 20 anos, até ao ínicio do século XXI, encontramos apenas mais duas classificações em que isso aconteceu. Nesse período por exemplo, outro dos reis da chuva (Michael Schumacher) nunca o conseguiu fazer. Ou seja, a caminharmos para o final do primeiro quartel do século XXI, já aconteceu por 6… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Ele e o Max continuam a ser os melhores à chuva.Amanhã terá de fazer uma prova sem erros para ganhar, se isso não acontecer pode começar a ser problemático num campeonato que não vai ser muito grande.
Agora corridas só se ganham na bandeira de xadrez e pelos vistos, a fiabilidade dos Mercedes não é perfeita.A Ferrari vai fazer mais uma prova de trás para a frente.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Fantástica volta do talvez Piloto mais forte do grid…estou a falar do Verstappen…com material inferior…quase fazia a pole. Infelizmente nem vi esta qualificação. Nem estava à espera que a FIA tivesse a audácia de permitir os Pilotos correrem em piso olhado.

Lewenhart
Lewenhart
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Faltou apenas o quase…

MurrayWalker
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Verdade Rogerito. O Hamilton o ano passado também quase ganhou o gp da Alemanha, mas saiu de pista e perdeu-o. O Max quase que ficava a meio segundo, mas saiu de pista e ficou 1,2 seg.

E pior ainda. Tal como o Rogerito disse ontem acerca do Hamilton “está a ver-se à rasca com o novo Bottas 2…”.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado