GP Espanha de F1: Hamilton bate Verstappen com estratégia perfeita da Mercedes

Por a 9 Maio 2021 15:36

Uma estratégia perfeita da Mercedes permitiu a Lewis Hamilton fazer uma segunda paragem nas boxes, colocando pneus macios, que lhe permitiram chegar rapidamente à traseira do Red Bull de Max Verstappen, apesar de ter saído das boxes a 22 segundos do holandês, passando-o perto do fim, vencendo a terceira corrida do ano para a Mercedes. Apesar de liderar quase toda a corrida, a Red Bull foi apanhada de surpresa, com Max Verstappen a perder a corrida perto fim, terminando no segundo lugar.

História da corrida:

Max Verstappen teve uma melhor largada e ultrapassou Lewis Hamilton na primeira curva, com Valtteri Bottas a perder o segundo posto para Charles Leclerc na segunda curva.

Daniel Ricciardo subiu a quinto na primeira volta e Gasly sob investigação por ter largado fora de posição (volta 5). Tsunoda parado na volta 8 e obriga a bandeiras amarelas. SC entra  e Tsunoda abandona a corrida. 

Gio entrou para trocar pneus, mas um dos pneus estava sem pressão e o italiano ficou parado na box muito tempo.

Dupla paragem na Williams, a correr bem para a equipa. Gasly, penalizado com 5 segundo, era 13º. 

Stroll fez um bom recomeço, colocando Alonso sob pressão e pouco depois ultrapassou o espanhol, subindo a 10º e com terreno aberto para poder perseguir Lando Norris.

Pierre Gasly é o primeiro piloto a parar fora do período de SC na volta 19 e colocou pneus médios, juntando-se a Raikkonen, Giovinazzi, Russell e Latifi.

À volta 20, Verstappen liderava com Hamilton a perseguir o neerlandês e Leclerc a manter Bottas fora do pódio.

Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram juntos ao pit stop, mas a Alpine foi mais rápida que a Aston Martin e o alemão não conseguiu roubar a posição do espanhol.

Bottas foi o primeiro piloto da Mercedes a parar, numa tentativa de undercut a Leclerc. Caiu para 6º. Hamilton perseguia a poucos metros Verstappen e este entrou no final da volta 24. O neerlandês perdeu muito tempo na paragem, coisa estranha do lado da Red Bull. Regressou à pista no posto 5º, atrás de Ricciardo e Perez. Hamilton não parou nas voltas seguintes e só trocou de pneus na volta 28, saindo atrás de Verstappen a cerca de 6 segundos.

A meia da prova, Hamilton reduziu bastante o terreno para Verstappen, mas não conseguiu entrar no intervalo do DRS. Esta luta ainda durou algumas voltas, com o neerlandês a dar a ideia que estava a poupar alguma borracha dos pneus, para levar o jogo de pneus até ao fim sem parar mais vezes.

Kimi Raikkonen só parou pela primeira vez na volta 38.

Hamilton parou pela segunda vez para colocar pneus médios usados na volta 43, enquanto Bottas assumiu a segunda posição e Verstappen não parava. Hamilton conseguiu fazer consecutivamente voltas mais rápidas que Verstappen e o piloto da Red Bull foi avisado pela equipa que naquele ritmo seria apanhado pelo britânico nas últimas voltas.

Sérgio Perez conseguiu ultrapassar, depois de muitas voltas a tentar, Daniel Ricciardo na volta 47. 

Lewis Hamilton conseguia retirar em quase todas as voltas, tempo ao piloto da Red Bull, mas tinha ainda Bottas à sua frente. A questão que se colocava era se o filandês também pararia ou se deixaria passar o colega de equipa.

A resposta à questão levantada, foi respondida com uma comunicação via rádio da equipa a Bottas a informar que Hamilton estava numa estratégia diferente e para não dificultar a vida ao companheiro de equipa. 

Hamilton ultrapassou o colega e ficou a 11 segundos de Verstappen, tendo perdido algum tempo a passar Bottas. Já o finlandês parou na volta 53 para colocar pneus macios novos, tendo ficado atrás de Leclerc, que estava numa estratégia de apenas uma paragem.

Valtteri Bottas ultrapassou Charles Leclerc 6 voltas depois de ter parado, subindo ao último lugar do pódio. George Russell estava nesta altura, em 11º lugar, atrás de Fernando Alonso e com Lance Stroll a seguir a luta dos dois que estavam à sua frente. 

Afinal Leclerc não terminou a prova sem parar pela segunda vez, tendo parado na volta seguinte a Perez, na volta 58.

A 6 voltas do fim da corrida, Lewis Hamilton passou Verstappen, com o neerlandês a tentar dar alguma luta, mas já sem pneus suficiente em comparação ao piloto da Mercedes. Verstappen parou na ao fim dessa volta, para tentar a volta mais rápida da corrida e um ponto extra. 

Mais atrás, Russell perdeu várias posições e era 15º, com Alonso, Stroll, Gasly e Raikkonen na luta pelo 10º posto. No final desta luta, Stroll e Alonso ficaram sob investigação por terem saído de pista e não retornarem no sítio certo. 

No final, Max Verstappen garantiu a volta mais rápida, mas a vitória foi para Lewis Hamilton. Terceiro lugar para Valtteri Bottas, que ficou muito longe do duo da frente, com Charles Leclerc a fazer uma grande corrida com o Ferrari, ‘vencendo’ claramente o segundo pelotão, terminando na frente do segundo Red Bull, o de Sérgio Pérez. Daniel Ricciardo foi sexto e o melhor McLaren, na frente de Carlos Sainz (Ferrari). Lando Norris (McLaren), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) fecharam o top 10.

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Pecamisto
Pecamisto
2 anos atrás

Perdoem me os amantes disto. Mas por muito bom que o Lh seja (e admitamos que é), 100 poles e 98 vitórias onde mais de 50% foram sem concorrência digna do nome, oferecem palmarés, mas retiram substância. Muita substância. Na minha perspectiva, é vergonhoso uma modalidade desportiva não ser capaz de gerar mais do que um carro e um piloto ganhador. Já assim o considerei no passado, como o considero hoje. A f1 é um desporto morto. Sem interesse. Apenas vale pelas personagens que desenharam a sua história (remota) e tradição. A f1 não passa de um circo velho, um… Ler mais »

renato
renato
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Ninguém é obrigado a ver o que não gosta. De qualquer modo, dizer-se que o palmarés do Hamilton foi fácil de obter é absolutamente errado. O Hamilton não teve sempre o melhor carro, e ainda que assim não fosse teria sempre que vencer aos companheiros de equipa (três dos quais campeões do mundo).

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  renato
2 anos atrás

Leia, pense e comente, sff. Escrever à toa é fácil.
E sim. Já não tenho pachorra. Não gosto de ler livros a começar pelo fim. A f1 é isso.

GetInThe8Lewis
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

bem então tu andas de costas voltadas com a f1 há sensivelmente25 anos…é dose

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

Dose é almoçar e jantar todos os dias a mesma coisa. Dose é ter todos os anos esperança que as coisas melhorem e deparamo nos com cada vez mais tédio. Mas se nem isso conseguem perceber é estão bem para o programa televisivo que gostam de assistir em modo loop, como se estivéssemos a ver sempre a mesma prova.

filano
filano
Reply to  GetInThe8Lewis
2 anos atrás

O Vers não ganhou em Portugal a pista não presta , não ganhou em Espanha é a F1 que está uma “merda” … Parem de se desculpar da sua incompetência , ontem viu-se o trabalho de equipa e assertividade das estratégias… RBR levou um banho de tática e Vers um banho de condução.

MurrayWalker
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Sinceramente como amante disto… não lhe perdoo. Mais uma vez a Formula 1 está morta. Dentro de 15 dias o Max ganha no Mónaco e a F1 está outra vez de ótima saúde. Quando é que a F1 esteve melhor que agora? Na primeira metade da época de 80. Chegavam 5 ou 6 carros ao fim das corridas, dos quais 2 ou 3 a mais de 2 voltas. Chegar ao fim mais vezes, era quase sinónimo de ser campeão. Há quem tenha sido campeão apenas com uma vitória. Na segunda metade da década de 80 melhorou, mas as batalhas foram… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Não tenho clubite. Simplesmente, não tenho clubite. Já torci imenso pelo Lh e provavelmente continuaria a torcer não estivesse ele a correr sozinho desde… N me lembro… Desde quando mesmo?
Custa ver outros talentos, já nem digo marcas, mas apenas talentos, abafados por algo que nem os deixa aspirar em sonhar sequer com um… Terceiro lugar.
A culpa não é do Lh nem dos outros pilotos. A culpa é das equipas por não conseguirem fazer melhor, sim. Mas mais… é das regras permitirem tanta monotonia e previsibilidade.

MurrayWalker
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

A Formula 1 sempre foi prodiga em desperdiçar talentos, pelo menos nos últimos 40 ou 50 anos. Que depois brilharam a alto nível noutras modalidades. O que é que há de novo aí?

A previsibilidade é maior que nos anos de domínio da Williams, McLaren, Ferrari ou Redbull?!

Hamilton Está a correr sozinho?! Max discorda. Como discordaram nesta era hibrida; Vettel, Leclerc, Kimi ou Rosberg.

renato
renato
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Não me leve a mal, mas fico com a ideia de que não estamos a ver o mesmo campeonato. Não considera que a época está a ser competitiva? Tem sido um “passeio não parque” para o Hamilton?

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  renato
2 anos atrás

Renato. 4 corridas 3 vitórias e quantas poles?

GetInThe8Lewis
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

mas hoje a 25 voltas do fim sabias quem ia ganhar? no bahrain sabias a 5 voltas do fim quem ia ganhar? na emilia choveu aconteceu de tudo um pouco, e ate em portugal que os 3 primeiros trocaram de posição 2 ou 3 vezes, se isso não é imprevisibilidade então é o que? ganhou o mesmo? e qual é o mal? não pode?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Para o ano mudam as regras e há limites de orçamento iguais para todos, pode ser que melhore um pouco. Eu também já torci pelo Hamilton, mas nos dois últimos anos não resisti a passar a torcer contra, sou contra os monopólios. A F2 tem os carros todos iguais e mesmo assim quem consegue ter o melhor pessoal para preparar os carros tem o domínio. Só consegues equilíbrio no desporto automóvel se tiveres o famigerado BOP. Podiam ter copiado o formato deste ano da F2 e F3, com corrida sprint de grelha invertida sem afectar a corrida principal. Acabaram por… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

A f1 esteve melhor quando havia diferentes pilotos e equipas a disputarem vitórias e títulos. Quando o maior rival de um piloto de qq equipa era o seu companheiro.. Quando as equipas tinham duplas tipo Mansell/Piquet, Villeneuve/Hill, Senna/Prost, Hakkinen/Coulthard, Berger/Alesi, Hamilton/Alonso…

MurrayWalker
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Mas o meu caro ainda não reparou que estão dois pilotos de duas equipas diferentes a disputar o título taco a taco?
Que em 2014, 2015 e 2016 estiveram dois pilotos da mesma equipa a lutar pelo título.

Que em 2017 e 2018 tiveram outros dois pilotos de duas equipas diferetente a lutar pelo título.

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

E que dar migalhas aos pobres é o que a Mercedes anda a fazer, assim como o Lauda chegou a fazer com a concorrência, no tempo do T…
A diferença é que são muitas épocas repetidas com o mesmo jogo.

MurrayWalker
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Mas essas migalhas foram as migalhas que a Williams, McLaren, Ferrari e Redbull não deram noutros tempos.

Qual é a diferença agora?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

É o que dá ser daltónico, só lhe incomoda a cor cinzenta/preta.

alexname
alexname
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Quando nos contentamos com o facto de haver dois pilotos a lutar pelo título algo está mal. Há mais 18 e esses são a moldura necessária para montar a tenda do circo. É isso? Então é pouco, muito pouco mesmo. Eu diria, quase nada!

MurrayWalker
Reply to  alexname
2 anos atrás

Nesse caso este desporto não é para si. Contam-se pelos dedos as épocas em que houve mais que 2 pilotos a lutarem pelo título.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  alexname
2 anos atrás

É por isso que estão a mudar as regras, e já obtivemos alguns resultados, nunca tivemos tempos por volta tão próximos de todo o pelotão. Para o ano ainda vai ser melhor.

gtman
gtman
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Berger-Alesi? Tem razão eram do mesmo nível só que este não era alto! O Alesi tem realmente um paralelo com o Verstappen. Uma enorme esperança (francesa) do automobilismo muito aclamado nos primeiros anos da sua carreira …. mas nunca passou disso. No principio a desculpa para a falta de resultados consistentes era o baixo nível do carro após uns anos esta já não tinha validade. Com as referências que dá leva-me a crer que nessa altura (ainda) não seguia o campeonato porque além dos 2 acima referidos. o Villeneuve (filho), Hill e sobretudo o Coulthard não estão ao nível dos… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  gtman
2 anos atrás

Equidade…. Ausência de primeiro piloto. A equipa fazia a escolha e escolhiam o melhor possível para cada carro. Não o melhor para secundar. Bastava ter por exemplo o Max (de quem não gosto) um Russel, LeClerc, Norris, sei lá. E teríamos definitivamente, outro campeonato.
Defender esta época (e as anteriores) como competitivas, entusiasmantes ou surpreendentes é absurdo.

gtman
gtman
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Absurdo é pretender a absoluta igualdade entre seja o que for porque instintivamente se privilegia o que dá maior retorno. Isto é verdade em todas as facetas da vida. Vou dar-lhe um exemplo fácil de entender: Se tiver 2 propostas de emprego similares e uma tiver uma remuneração superior instintivamente escolhe a maior. O empregador tendo 2 candidatos ao mesmo lugar escolhe o mais qualificado por lhe dar uma maior hipótese de retorno maior. Os directores e proprietários das equipas tem a mesma atitude, o resto do staff também, por retorno emocional ou a soma dos 2. Nas equipas de… Ler mais »

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  gtman
2 anos atrás

Ou eu não me sei explicar ou vocês não sabem ler ou são de tal maneira tendenciosos que não vale a pena discutir/argumentar o que quer que seja, que possa mexer com o Status Quo da coisa.
Mas se na vossa opinião, o campeonato está ao rubro e cheio de competitividade… Tudo bem.

gtman
gtman
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Pessoal não saber ler nem saber escrever, só saber comunicar com sinais de fumo, Kemo Sabe. Pessoal ser Tonto…..

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Recomendo que assines a F1TV e vejas os resumos de 1h dos anos 81-86 de certeza que vais gostar.

renato
renato
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Exatamente! Existe uma predisposição das pessoas para dizerem mal da F1 só porque sim. O lugar comum é virem com “no tempo do Senna-Prost” é que era. Como se naquele tempo não existisse uma ou duas equipas claramente dominantes, carros a “levarem” 5 voltas dos da frente, etc. Penso mesmo que é um problema de falta de visão histórica, de conhecimento.

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  renato
2 anos atrás

A minha referência é o WRC onde nenhum Senna escolhe o companheiro de equipa. Onde cada equipa escolhe sempre os melhores que consegue e onde ao fim de 300km de especiais o primeiro termina a 0.65secs do segundo e a 6 ou 8 do terceiro. Isto tendo apenas o cronômetro como referência.
Depois de ver um desporto assim (ainda por cima tão maltratado) e gostamos de outras modalidades tipo….f1. Era um desejo ver acontecer algo parecido. Onde competição fosse algo a ter em conta e não uma coisa que aparece apenas quando chove.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Epa e nunca houve domínios no WRC, onde surgem os Sebastiens papam tudo?

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Houve um Sebastião unido a uma marca que limpou tudo. Nunca tive nada de especial contra ele. Pois foi um Grande piloto. Imbatível. Mas foi demasiado. Foi merecido, mas demasiado e cansativo. Entretanto, apareceu um outro Sebastião que nada tem a ver com o anterior. Tb não tenho nada de especial contra ele. Confesso que até nutro simpatia e apenas não é demasiadamente demasiado, porque teve coragem de sair da melhor equipa da altura, pois havia obviamente um primeiro piloto, de fazer um ano sabático no “início” de carreira, de preparar um carro e limpar campeonatos. Uma vez fora da… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

O futebol é a mesma coisa os mais ricos continuam mais ricos, os mais históricos dominam os poderes para criarem regras que impeçam um investidor de transformar um clube pequeno no maior clube do mundo. Logo o futebol também é o maior antro de anti desportivismo do mundo, e só vieste para um site de desportos motorizados ofender o desporto favorito das pessoas que por cá andam, não és muito esperto.

Pecamisto
Pecamisto
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Não falo futebolês…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Pelos vistos para si a fórmula 1 não está morta…

Ligier
Ligier
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

De certa percebo o que diz mas a Fórmula 1 sempre foi um pouco assim , e o automobilismo em geral. No futebol ou no hóquei é o mesmo, na primeira liga só três clubes concorrem regularmente para o campeonato!
O que faz falta a fórmula 1 é uma Ferrari ganhadora e um McLaren ao nível de outros tempos. Seria um espetáculo formidável. Por isso a mudança radical dos regulamentos para 2022 para baralhar e dar de novo.

c_s_amaral
c_s_amaral
Reply to  Ligier
2 anos atrás

Fazem falta equipas mais competitivas, mas na F1 (desde existe), em poucas ocasiões existiram mais do que duas marcas, capazes de ganhar com regularidade. Sem testes livres uma mudança drástica nos regulamentos vai fazer com que as equipas mais pequenas se afastem cada vez mais do topo e ao contrario do que parece, não sei se já existiu alguma era na F1 onde os últimos estivessem tão próximo dos primeiros. Faz-me lembrar o tempo dos Grupo B nos ralis em que havia pilotos a ganhar mais tempo numa PEC do que ganham hoje num rali inteiro, mas naquele tempo em… Ler mais »

can-am
can-am
Reply to  c_s_amaral
2 anos atrás

Se calhar o dominio da Mercedes Benz só terminaria com uma mudança no tipo de propulsores da F1.Mas como a F1 é politicamente medrosa e correta, o sistema hibrido veio para ficar.Como é que eles conseguiram um gap tão grande para os outros, nesta tecnologia ? Dá que pensar e não tem paralelo no passado – aparentemente tudo dentro da legalidade ! (embora os limites desta sejam muito fluídos by FI A) !
Nota: quando o Lewis chegou á Mercedes, eles tinham 1 vitória na F1 moderna.Verdade.

filano
filano
Reply to  Pecamisto
2 anos atrás

Incha o melão daqui a nada não consegues entrar em casa só pela garagem …ahahahahahahahahaahahah

Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
2 anos atrás

Bem depois deste “excelente” resultado espero que o Max diga “Espanha!? Espero não voltar”. Aqui também foi do asfalto ou foi do jeito?Até pode ter algum talento, mas com pressão o puto além de mimado tem tiques de vedeta.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Vimos uma corrida com uma luta a dois por muitas voltas, em que a Mercedes foi melhor na tática, tendo sempre ao dispor um intérprete perfeito. 0 erros, a não ser em mais um mau arranque. Atenção que o Bottas, com mais uma má corrida, colocou a Red Bull a ter que fazer contas, e o seu papel hoje foi relevante. Neste momento a Mercedes parece estar ao nível da Red Bull ou até um pouco acima. Quando falha no ritmo tem sempre algo mais na manga. Hoje passaram ao ataque e muito bem. Para aqueles que ainda não perceberam,… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Daniel Sousa
Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Daniel, só uma correcção: os médios eram os C2, não os C3, já que os compostos eram os C1, C2 e C3.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não me apercebi. Obrigado Pity pela correção .

no-team
2 anos atrás

Uma boa corrida, muita estratégia um pouco por todo o pelotão, mas ainda assim emocionante até ao fim. Já se previa uma ligeira superioridade Mercedes na Catalunha, e foi precisamente isso que aconteceu. Venceu o mesmo de sempre, como muitos dizem, mas teve de suar muito para lá chegar, se dependesse do seu colega de equipa, teria vencido Max Verstappen. E o jovem leão holandês, fez de tudo para estragar os planos da Mercedes. O arranque é sempre muito importante nesta pista, o Max sabia disso, e atirou-se para cima do Hamilton na 1a curva. Teve tanto de coragem, como… Ler mais »

can-am
can-am
2 anos atrás

Vantagem técnica ?Sim.
Perfeição esfratégica ?Também.
Dos outros errarem não têm eles culpa. And counting.
Mas é mau para a competição , péssimo.

filano
filano
2 anos atrás

Quando Max não ganha a culpa é da pista ou a F1 não está boa e depois corre sozinho… Estou farto desta hipocrisia de desculpas para tapar a própria incompetência… Não tem nada haver de gostar ou não gostar tem haver com a honestidade mental… Os fatores são simples primeiro tiveram o Ricci que era um bom piloto e ganhava corridas não serviu apartir dai foi só flops… A Mercedes tem uma estrutura mais forte e mais coesa e assertiva nas estratégias ontem se alguém tinha duvidas… Depois desvalorizaram o Hamilton que só tinha carro não sei mais quê,,, Agora… Ler mais »

icebergemchamas
icebergemchamas
2 anos atrás

Boa prova do Hamilton a demonstrar mais uma vez que é um piloto excecional.
Quanto ao Verstappen e até ver, só se dá bem com os ares (asfalto, traçado, etc) de Imola, portanto se o deixarem escolher para 2022 teremos um campeonato com 23 GP´s de Itália…

VarioR
VarioR
2 anos atrás

Isto parece a discussão de futebol em Portugal, onde as pessoas maioritariamente gostam dos clubes e não da modalidade.

FormulaTwo+1
Reply to  VarioR
2 anos atrás

Pois, é bem verdade! E é pena que assim seja… Mesmo que alguns tentem disfarçar, está bom de ver. Nesse particular, deviam olhar para o WRC. É que em regra quem o segue gosta mesmo de rallies!…

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