GP Espanha de F1: Hamilton bate Verstappen com estratégia perfeita da Mercedes

Por a 9 Maio 2021 15:36

Uma estratégia perfeita da Mercedes permitiu a Lewis Hamilton fazer uma segunda paragem nas boxes, colocando pneus macios, que lhe permitiram chegar rapidamente à traseira do Red Bull de Max Verstappen, apesar de ter saído das boxes a 22 segundos do holandês, passando-o perto do fim, vencendo a terceira corrida do ano para a Mercedes. Apesar de liderar quase toda a corrida, a Red Bull foi apanhada de surpresa, com Max Verstappen a perder a corrida perto fim, terminando no segundo lugar.

História da corrida:

Max Verstappen teve uma melhor largada e ultrapassou Lewis Hamilton na primeira curva, com Valtteri Bottas a perder o segundo posto para Charles Leclerc na segunda curva.

Daniel Ricciardo subiu a quinto na primeira volta e Gasly sob investigação por ter largado fora de posição (volta 5). Tsunoda parado na volta 8 e obriga a bandeiras amarelas. SC entra  e Tsunoda abandona a corrida. 

Gio entrou para trocar pneus, mas um dos pneus estava sem pressão e o italiano ficou parado na box muito tempo.

Dupla paragem na Williams, a correr bem para a equipa. Gasly, penalizado com 5 segundo, era 13º. 

Stroll fez um bom recomeço, colocando Alonso sob pressão e pouco depois ultrapassou o espanhol, subindo a 10º e com terreno aberto para poder perseguir Lando Norris.

Pierre Gasly é o primeiro piloto a parar fora do período de SC na volta 19 e colocou pneus médios, juntando-se a Raikkonen, Giovinazzi, Russell e Latifi.

À volta 20, Verstappen liderava com Hamilton a perseguir o neerlandês e Leclerc a manter Bottas fora do pódio.

Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram juntos ao pit stop, mas a Alpine foi mais rápida que a Aston Martin e o alemão não conseguiu roubar a posição do espanhol.

Bottas foi o primeiro piloto da Mercedes a parar, numa tentativa de undercut a Leclerc. Caiu para 6º. Hamilton perseguia a poucos metros Verstappen e este entrou no final da volta 24. O neerlandês perdeu muito tempo na paragem, coisa estranha do lado da Red Bull. Regressou à pista no posto 5º, atrás de Ricciardo e Perez. Hamilton não parou nas voltas seguintes e só trocou de pneus na volta 28, saindo atrás de Verstappen a cerca de 6 segundos.

A meia da prova, Hamilton reduziu bastante o terreno para Verstappen, mas não conseguiu entrar no intervalo do DRS. Esta luta ainda durou algumas voltas, com o neerlandês a dar a ideia que estava a poupar alguma borracha dos pneus, para levar o jogo de pneus até ao fim sem parar mais vezes.

Kimi Raikkonen só parou pela primeira vez na volta 38.

Hamilton parou pela segunda vez para colocar pneus médios usados na volta 43, enquanto Bottas assumiu a segunda posição e Verstappen não parava. Hamilton conseguiu fazer consecutivamente voltas mais rápidas que Verstappen e o piloto da Red Bull foi avisado pela equipa que naquele ritmo seria apanhado pelo britânico nas últimas voltas.

Sérgio Perez conseguiu ultrapassar, depois de muitas voltas a tentar, Daniel Ricciardo na volta 47. 

Lewis Hamilton conseguia retirar em quase todas as voltas, tempo ao piloto da Red Bull, mas tinha ainda Bottas à sua frente. A questão que se colocava era se o filandês também pararia ou se deixaria passar o colega de equipa.

A resposta à questão levantada, foi respondida com uma comunicação via rádio da equipa a Bottas a informar que Hamilton estava numa estratégia diferente e para não dificultar a vida ao companheiro de equipa. 

Hamilton ultrapassou o colega e ficou a 11 segundos de Verstappen, tendo perdido algum tempo a passar Bottas. Já o finlandês parou na volta 53 para colocar pneus macios novos, tendo ficado atrás de Leclerc, que estava numa estratégia de apenas uma paragem.

Valtteri Bottas ultrapassou Charles Leclerc 6 voltas depois de ter parado, subindo ao último lugar do pódio. George Russell estava nesta altura, em 11º lugar, atrás de Fernando Alonso e com Lance Stroll a seguir a luta dos dois que estavam à sua frente. 

Afinal Leclerc não terminou a prova sem parar pela segunda vez, tendo parado na volta seguinte a Perez, na volta 58.

A 6 voltas do fim da corrida, Lewis Hamilton passou Verstappen, com o neerlandês a tentar dar alguma luta, mas já sem pneus suficiente em comparação ao piloto da Mercedes. Verstappen parou na ao fim dessa volta, para tentar a volta mais rápida da corrida e um ponto extra. 

Mais atrás, Russell perdeu várias posições e era 15º, com Alonso, Stroll, Gasly e Raikkonen na luta pelo 10º posto. No final desta luta, Stroll e Alonso ficaram sob investigação por terem saído de pista e não retornarem no sítio certo. 

No final, Max Verstappen garantiu a volta mais rápida, mas a vitória foi para Lewis Hamilton. Terceiro lugar para Valtteri Bottas, que ficou muito longe do duo da frente, com Charles Leclerc a fazer uma grande corrida com o Ferrari, ‘vencendo’ claramente o segundo pelotão, terminando na frente do segundo Red Bull, o de Sérgio Pérez. Daniel Ricciardo foi sexto e o melhor McLaren, na frente de Carlos Sainz (Ferrari). Lando Norris (McLaren), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) fecharam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
117 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
2 anos atrás

E pronto, a Leste nada de novo, mesmo no pior cenário para o HAM = ser batido novamente na partida ( já cheira a humilhação) , e tendo em conta a quase impossibilidade de utrapassar neste circuito, termina com a vantagem abissal do costume sempre com as boxes a guiarem-no nas estratégias( pudera… imagine-se ter q ser ele a decidir lol). O que não seria o mercedes ter completado a 1ª volta em 1º , e a seguir a calçar os Medium… 

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

tanta azia…

inoferreira
Reply to  garantia4
2 anos atrás

A Rennie ja não deve fazer efeito, mas tens que continuar a tentar, mesmo que a azia te esteja a queimar por dentro……….viva a TUA azia

Last edited 2 anos atrás by inoferreira
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Que estupidez! Parabéns.

GetInThe8Lewis
Reply to  garantia4
2 anos atrás

novas teorias pessoal.
1 – já há humilhações nos arranques
2 – então não é que os outros pilotos decidem estratégias sozinhos
3 – aprendam com quem realmente sabe seus nabos looooool

hellrun
hellrun
Reply to  garantia4
2 anos atrás

cheira a qualquer coisa, cheira, …

kkk698
kkk698
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Concordo

aguia25
aguia25
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Isto de andar a engolir sapos gigantes à tanto tempo dá neste tipo de comentários. 🍈
Já agora por onde anda o teu querido? Ainda corre?

MurrayWalker
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Todos sabemos que esta vitória com o stint adicional, se tivesse acontecido em Magny Cours 2004, com um determinado carro vermelho. Teria sido a vitória e a condução do século.

Assim, foi apenas um corrida ganha com um carro telecomandado da boxe, com telemetria bi-direcional. Verdadinha de PZM.

hamiltoncosta97gmail-com
hamiltoncosta97gmail-com
2 anos atrás

And the winner is!!!!!!!

Espero que não haja muitos choros por aqui.
Vão dizer que é o carro da Mercedes que esta a cima da Red bull, se fosse Bottas estaria junto do Hamilton, isso mostra que tanto Hamilton como a Vespa tiram melhor rendimento dos carros em relação os colegas de equipa.

js1970
js1970
Reply to  hamiltoncosta97gmail-com
2 anos atrás

Brevemente tens a habitual folha de cálculo do especialista mor cá do fórum a pôr em causa a vitória do britânico…

aguia25
aguia25
Reply to  js1970
2 anos atrás

Não js1970, só amanhã. Hoje à que digerir este melão. Foi demasiado grande e indegesto.

inoferreira
2 anos atrás

Hoje a ementa da Red Bull ao jantar vai ser………….BROA, MUITA BROA (especialmente para o Max e para o velho Marko) para outros continua o omnipresente MELÃO

borda17icloud-com
borda17icloud-com
2 anos atrás

A corrida foi bem ganha pela estratégia mercedes!!
Se o max parasse na volta a seguir ao lewis tinha sido muito mais interessante! Conclusão, a mercedes deu um banho a redbull

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  borda17icloud-com
2 anos atrás

Não tinha grandes pneus para parar. Não tinha mais macios!

borda17icloud-com
borda17icloud-com
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Tinha uns macios novos! Que utilizaram para o max fazer a volta mais rápida

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  borda17icloud-com
2 anos atrás

O que quis dizer foi que não tinham mais médios para colocar. Os mais macios não aguentavam até ao final. A Mercedes guardou mais um jogo de c3 e foi isso que lhes deu a vitória. A red bull não tinha mais.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Na altura da paragem teria de colocar médios.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Não tinham…

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Médios, macios e duros era só o que tinha. Saudações

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  borda17icloud-com
2 anos atrás

Erro clamoroso do Max (ou má comunicação). Entrou nas boxes sem ninguém o mandar!

kkk698
kkk698
Reply to  borda17icloud-com
2 anos atrás

E você nao sabe que o Verstapen não tinha pneus médios???

afmota
afmota
2 anos atrás

Melhor piloto de sempre com a melhor equipa de sempre fazem um conjunto absolutamente imbatível.

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

A estratégia da Mercedes deu sal a mais uma miserável corrida em Barcelona. Até com DRS é extremamente difícil ultrapassar. É rídiculo como se sofre para ultrapassar.
Má estratégia da Red Bull e da Alpine se bem que aqui o Occon ainda salvou a honra da equipa já que o Alonso afundou-se completamente. Boa corrida do Ricciardo, Norris modesto. Ferrari a liderar o segundo pelotão.

js1970
js1970
2 anos atrás

De se lhe tirar o chapéu a estratégia da Mercedes, depois o Hamilton fez o resto!

kkk698
kkk698
Reply to  js1970
2 anos atrás

Qual estratégia? O verstapen não tinha pneus médios, senão a corrida era outra. Mais uma corrida perdida nas boxes

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  kkk698
2 anos atrás

bastava ter usado os macios que tinha de outra forma. No primeiro stint conseguiram 30 voltas com essa borracha.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Mais uma excelente corrida da f1 esta temporada com muita emoção e incerteza como as 3 anteriores! Claramente o melhor arranque de temporada desde 2012, e 2021 é quase uma capicua de 2012, todos os dados para termos uma época apaixonante e emocionante até Abu Dhabi! Mais um excelente arranque de Max Versttapen à semelhança de Portimão, mas mais uma vez pareceu que o Mercedes claramente tem o carro mais rápido como em Portugal durante todo o fim de semana, este W12 é uma máquina infalível, muito devido ao excelente motor e unidade de energia do motor mercedes sobretudo em… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

“Hamilton faz toda a diferença(…)” Bem tentas tu disfarçar o teu amor…..Vá, inventa mais um subnick, pode ser que chegues aos 100!

kkk698
kkk698
Reply to  garantia4
2 anos atrás

E você deve ser um fã Boy…

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Mais uma vez a Red Bull ficou a dormir enquanto a Mercedes os enganou nas tácticas. O Perez continua a desiludir, não está a conseguir melhor que o Albon. Tem um Red Bull mas nunca conseguiu em nenhuma circunstância ter andamento ao nível do Max. Em grande esteve o Leclerc ao fazer 4º e ter aguentado o Bottas durante parte da corrida. Quem recebe a medalha de palha é o Fernando Alonso que consegue acabar atrás do Latifi.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

O problema do Perez foi que este circuito não permite ultrapassar. E foi isso que salvou o Ricciardo de ser ultrapassado pelo Sainz. Budapest e Barcelona deveriam ser banidos da F1. São ridículos.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O Mónaco também lá está a mais. No entanto existem pilotos que acham que Portimão é que não presta!

skbarca
skbarca
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Mas voce só vê Max à frente, é que eu tambem ouvi um tal de Hamilton a falar mal de Portimão, ah ok mas isso ja não interessa

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  skbarca
2 anos atrás

poder partilhar as críticas do Hamilton? Só vi queixas à aderência mas isso é algo normal

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

O Perez teve espaço depois de ultrapassar o McLaren para andar ao ritmo do Max Verstappen, mas no live timing os tempos dele eram ao mesmo nível do Ferrari, sempre mais de 1s para o colega de equipa.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Procura os dados da FIA, acho que estás enganado. O Perez passa o Ricciardo na volta 46 e a diferença entre o Max e Perez era de 47.162 seg e na volta 57 que é quando o Perez muda de pneus era de 45.940 seg.Já no final da corrida a diferença entre os dois é de 40.398 seg.
O problema é que esse momento os Ferrari tinham o mesmo ritmo que os Red Bull.

https://www.fia.com/events/fia-formula-one-world-championship/season-2021/spanish-grand-prix/eventtiming-information

*RPMS*™
2 anos atrás

Foi uma grande vitória de Hamilton com a Mercedes a dar uma lição de estratégia.
No entanto, tal estratégia só é possível tendo um piloto tão rápido como o inglês para a executar na perfeição.

Verstappen também fez uma boa corrida e teve que reconhecer que hoje os adversários (Hamilton/Mercedes) estiveram melhor.

Leclerc foi outro dos melhores do dia e parabéns à Ferrari que volta a ganhar pontos à McLaren.

Dos da frente apenas Perez esteve abaixo do que pode fazer, ficou muito atrás de Bottas e ainda viu um Ferrari ficar à sua frente…

Cumprimentos

skbarca
skbarca
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Mas tiveram melhor em quê? Em ter um jogo de C3 a mais???

Last edited 2 anos atrás by Rui Pereira
MurrayWalker
Reply to  skbarca
2 anos atrás

Que diferença é que isso faria?
Hamilton estava colado ao Max quando entra na box. Na volta de saída ganha-lhe logo 1.3 segundos.

Se Max pára na volta seguinte, quase de certeza que iria perder posição em pista.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Mas pelo menos poderia lutar de igual para igual, assim foi um suicídio.

MurrayWalker
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Em Barcelona a posição em pista é rainha. Sobretudo em carros com performances e pneus semelhantes.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Barcelona não é o Mónaco e uma diferença de 20 voltas nos pneus fazem a diferença, eles sabiam (ou deviam saber) que não iam ter sucesso. Eu também achei na altura que o Max não devia parar, mas eles deviam saber muito mais do que nós.

Scuderia_Lusa
Scuderia_Lusa
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Mas quando Hamilton passa o Max parece que o Max está com bandeira azul… A tua teoria não parece corresponder à verdade. Num circuito com muitas curvas a Mercedes continua forte… ainda continuas achar que o motor Honda é mais forte que o Mercedes?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  skbarca
2 anos atrás

Não tiveram um jogo a mais. Fizeram melhor gestão de pneus durante o fim de semana que a Red Bull.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado