GP Espanha de F1: Hamilton bate Verstappen com estratégia perfeita da Mercedes

Por a 9 Maio 2021 15:36

Uma estratégia perfeita da Mercedes permitiu a Lewis Hamilton fazer uma segunda paragem nas boxes, colocando pneus macios, que lhe permitiram chegar rapidamente à traseira do Red Bull de Max Verstappen, apesar de ter saído das boxes a 22 segundos do holandês, passando-o perto do fim, vencendo a terceira corrida do ano para a Mercedes. Apesar de liderar quase toda a corrida, a Red Bull foi apanhada de surpresa, com Max Verstappen a perder a corrida perto fim, terminando no segundo lugar.

História da corrida:

Max Verstappen teve uma melhor largada e ultrapassou Lewis Hamilton na primeira curva, com Valtteri Bottas a perder o segundo posto para Charles Leclerc na segunda curva.

Daniel Ricciardo subiu a quinto na primeira volta e Gasly sob investigação por ter largado fora de posição (volta 5). Tsunoda parado na volta 8 e obriga a bandeiras amarelas. SC entra  e Tsunoda abandona a corrida. 

Gio entrou para trocar pneus, mas um dos pneus estava sem pressão e o italiano ficou parado na box muito tempo.

Dupla paragem na Williams, a correr bem para a equipa. Gasly, penalizado com 5 segundo, era 13º. 

Stroll fez um bom recomeço, colocando Alonso sob pressão e pouco depois ultrapassou o espanhol, subindo a 10º e com terreno aberto para poder perseguir Lando Norris.

Pierre Gasly é o primeiro piloto a parar fora do período de SC na volta 19 e colocou pneus médios, juntando-se a Raikkonen, Giovinazzi, Russell e Latifi.

À volta 20, Verstappen liderava com Hamilton a perseguir o neerlandês e Leclerc a manter Bottas fora do pódio.

Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram juntos ao pit stop, mas a Alpine foi mais rápida que a Aston Martin e o alemão não conseguiu roubar a posição do espanhol.

Bottas foi o primeiro piloto da Mercedes a parar, numa tentativa de undercut a Leclerc. Caiu para 6º. Hamilton perseguia a poucos metros Verstappen e este entrou no final da volta 24. O neerlandês perdeu muito tempo na paragem, coisa estranha do lado da Red Bull. Regressou à pista no posto 5º, atrás de Ricciardo e Perez. Hamilton não parou nas voltas seguintes e só trocou de pneus na volta 28, saindo atrás de Verstappen a cerca de 6 segundos.

A meia da prova, Hamilton reduziu bastante o terreno para Verstappen, mas não conseguiu entrar no intervalo do DRS. Esta luta ainda durou algumas voltas, com o neerlandês a dar a ideia que estava a poupar alguma borracha dos pneus, para levar o jogo de pneus até ao fim sem parar mais vezes.

Kimi Raikkonen só parou pela primeira vez na volta 38.

Hamilton parou pela segunda vez para colocar pneus médios usados na volta 43, enquanto Bottas assumiu a segunda posição e Verstappen não parava. Hamilton conseguiu fazer consecutivamente voltas mais rápidas que Verstappen e o piloto da Red Bull foi avisado pela equipa que naquele ritmo seria apanhado pelo britânico nas últimas voltas.

Sérgio Perez conseguiu ultrapassar, depois de muitas voltas a tentar, Daniel Ricciardo na volta 47. 

Lewis Hamilton conseguia retirar em quase todas as voltas, tempo ao piloto da Red Bull, mas tinha ainda Bottas à sua frente. A questão que se colocava era se o filandês também pararia ou se deixaria passar o colega de equipa.

A resposta à questão levantada, foi respondida com uma comunicação via rádio da equipa a Bottas a informar que Hamilton estava numa estratégia diferente e para não dificultar a vida ao companheiro de equipa. 

Hamilton ultrapassou o colega e ficou a 11 segundos de Verstappen, tendo perdido algum tempo a passar Bottas. Já o finlandês parou na volta 53 para colocar pneus macios novos, tendo ficado atrás de Leclerc, que estava numa estratégia de apenas uma paragem.

Valtteri Bottas ultrapassou Charles Leclerc 6 voltas depois de ter parado, subindo ao último lugar do pódio. George Russell estava nesta altura, em 11º lugar, atrás de Fernando Alonso e com Lance Stroll a seguir a luta dos dois que estavam à sua frente. 

Afinal Leclerc não terminou a prova sem parar pela segunda vez, tendo parado na volta seguinte a Perez, na volta 58.

A 6 voltas do fim da corrida, Lewis Hamilton passou Verstappen, com o neerlandês a tentar dar alguma luta, mas já sem pneus suficiente em comparação ao piloto da Mercedes. Verstappen parou na ao fim dessa volta, para tentar a volta mais rápida da corrida e um ponto extra. 

Mais atrás, Russell perdeu várias posições e era 15º, com Alonso, Stroll, Gasly e Raikkonen na luta pelo 10º posto. No final desta luta, Stroll e Alonso ficaram sob investigação por terem saído de pista e não retornarem no sítio certo. 

No final, Max Verstappen garantiu a volta mais rápida, mas a vitória foi para Lewis Hamilton. Terceiro lugar para Valtteri Bottas, que ficou muito longe do duo da frente, com Charles Leclerc a fazer uma grande corrida com o Ferrari, ‘vencendo’ claramente o segundo pelotão, terminando na frente do segundo Red Bull, o de Sérgio Pérez. Daniel Ricciardo foi sexto e o melhor McLaren, na frente de Carlos Sainz (Ferrari). Lando Norris (McLaren), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) fecharam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
117 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Ah, que boa soneca que eu bati. Espanha nunca desilude. Lewis e Max estão noutra liga. Acho que este vai ser o último ano do Bottas na Mercedes. Urge que Alonso e Vettel se adaptem às máquinas. Principalmente Vettel, já que Alonso esteve dois anos fora e já pontuou. Leclerc mais uma vez a puxar a Ferrari pelos cabelos até um lugar de respeito. E se falei no Alonso e no Vettel, Sainz também precisa de se fazer à vida. Ricciardo parece que já encontrou o ritmo. Boa corrida. MAZEPIN!!! Incrível!!! Mais uma corrida terminada! Onde pode este prodígio chegar?… Ler mais »

GetInThe8Lewis
2 anos atrás

corrida meio chata e meio entretida, ali para o meio do pelotão foi uma luta daquelas, cá pra cima tudo bem mais calmo, mercedes pra mim com melhor ritmo mas ,com carros tão iguais na performance, esta pista não perdoa e não da grande espaço a ultrapassagens, só com estratégia de pneus diferentes é que se começou a ver mais ultrapassagens, a cabeça disto a estratégia da mercedes foi impecável, gostei do leclerc hj, teve muito bem mesmo e o ricciardo finalmente a dar um arzinho da sua graça. o bottas este ano tá a sofrer por causa do verstappen… Ler mais »

Pity
Pity
2 anos atrás

Hoje não dou os parabéns só ao Hamilton, mas a toda a equipa Mercedes. A vitória do Hamilton teve muito de estratégia. É na estratégia que está, neste momento, a maior força da Mercedes, secundada pela cabeça fria de Hamilton. O Hamilton de há uns anos, não teria deixado o Verstappen passar sem oferecer resistência, correndo o risco de ficarem lá os dois. Estou curiosa para conhecer a versão do Max sobre a primeira paragem, pois parece ter sido mais um erro do piloto. Outros destaques: Positivos: Leclerc muito bem. Ricciardo a superiorizar-se a Norris. Raikkonen a esticar os pneus… Ler mais »

Scb2
Scb2
Reply to  Pity
2 anos atrás

Completamente de acordo. Acrescentaria que esta vitória preparou-se bem a partir de 6a na escolha dos pneus a preservar para a corrida.

kkk698
kkk698
Reply to  Pity
2 anos atrás

Qual estratégia se o Verstapen não tinha pneus médios?

Scb2
Scb2
Reply to  kkk698
2 anos atrás

A Mercedes ficou quieta e não fez nada, não foi. E tinha 2 sets de pneus médios porque aproveitaram o leve 3 pague 2. 0 estratégia mesmo…

Pity
Pity
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Qual estratégia? Não sei, não sou estrategista da Red Bull, aliás, eles nem, devem ter estrategista. Já alguma vez os ouviu dizer “plano A” ou “plano B”, como a Ferrari, por exemplo? Esses também erram bastante mas, pelo menos têm várias estratégias previstas.

spyro
spyro
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Já sei foi a mercedes que roubou os pneus a redbull durante a noite 🙂 Pelos vistos as estratégias são feitas na corrida, nunca são planeadas antes e nem se poupa pneus para essas estratégias.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Mais um circuito onde o Max “chorão” não vai querer voltar… percebeu-se claramente que a culpa foi do circuito, do asfalto e do vento que só batia no carro dele. Outra coisa que também têm prejudicado e muito o Max “chorão” é o LH nunca mais se reformar… que chatice!

kkk698
kkk698
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Vá brincar as cartas

skbarca
skbarca
Reply to  Homem_do_Leme
2 anos atrás

Epá você tem mesmo un fetiche pelo Max, em todos as noticias fala do rapaz, dá lhe uma comichão danada. Mas dor de cotovelite custa ter cura….

vitor-m-luz
vitor-m-luz
2 anos atrás

Grande GAFFE do AS quando diz que “Uma estratégia perfeita da Mercedes permitiu a Lewis Hamilton fazer uma segunda paragem nas boxes, colocando pneus macios, que lhe permitiram chegar rapidamente à traseira do Red Bull de Max Verstappen” Os pneus que o Hamilton calçou na 2ª paragem nas boxes foram médios já usados e com 5 voltas feitas.

hellrun
hellrun
Reply to  vitor-m-luz
2 anos atrás

É fazer já queixa ao sindicato dos jornalistas….

kkk698
kkk698
Reply to  vitor-m-luz
2 anos atrás

Concordo, acho que nem viram a corrida

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Mais uma vitória para Hamilton em Barcelona, não fosse o choque com Rosberg em 2016 e tínhamos um pleno do inglês nos últimos 5 anos. Hoje a estratégia sorriu à Mercedes muito por culpa do factor pilotos, e sim no plural. Bottas pode ser um piloto mediano mas tem dado uma ajuda muito importante ao fazer alguma pressão nas táticas da Red Bull, mantendo-se dentro da janela de paragem, ao contrário de Perez, que tem estado abaixo do que esperava neste início de época, caso conseguisse manter-se por perto do finlandês, iria forçar a equipa alemã a utilizar outra opção.… Ler mais »

Ligier
Ligier
2 anos atrás

O Max entrou no S no fim da reta a matar, percebo a necessidade de arriscar tudo mas só não ficaram ali os dois devido à frieza do Hamilton que o deixou passar. Depois fizeram a trapalhada do costume e o Lewis foi brilhante ajudado pelo facto de poderem gerir idas á box a vontade dada a inexistência do Perez que de facto está a milhas do Max em velocidade e consistência. É meiguinho com os pneus mas isso não chega para ganhar corridas, muito menos campeonatos. Habituou-se á mediania. O Sainz brilha nalgumas pistas e noutras desaparece; Leclerc gigante,… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  Ligier
2 anos atrás

Qual trapalhada se Verstapen não tinha pneus médios pra contra atacar? Não viu a corrida?

aguia25
aguia25
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Temos pena!

jo22101626
jo22101626
2 anos atrás

Uma corrida em que mais uma vez a Mercedes mostrou que ser uma grande equipa não é apenas construir um bom carro. A estratégia de hoje apanhou a RedBull completamente desprevenida pois pelo que percebi pelos comentários na eleven o Verstappen só tinha um set de médios o que os deixou à mercê de Hamilton e da Mercedes. Hamilton mais uma vez demonstrou o porquê de ter sete títulos. Verstappen e bem a ser bastante agressivo na primeira curva e Hamilton inteligente sabe que a corrida não acaba na primeira curva, talvez se fosse ao contrário não se verificar ia… Ler mais »

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Já foi quase tudo dito. Em mais um confronto entre dois pilotos excecionais, Hamilton levou a melhor sobre Verstappen. Para isso não contou só o enorme talento do britânico, mas também a sua frieza e racionalidade e uma estratégia de equipa perfeita. E agora que há luta séria pelo primeiro lugar e Hamilton e Verstappen estão a dar tudo o que têm, nota-se bem que Bottas e Perez estão a milhas dos seus chefes de fila. Veremos se o mexicano consegue evoluir e de futuro fazer um pouco melhor, como seria de esperar dado o material que tem à disposição.… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
MurrayWalker
2 anos atrás

It’s Hungary again Bem… trocando as Escalivadas pelo Goulash. Os Lángos pelas Butifarras. As Czardas pelas Sardanas e Budapeste por Madri… perdão Barcelona. É tudo basicamente igual. “It’s Hungary again” Foi assim que a box do Max lhe apresentou via rádio, como iriam ser as últimas 24 voltas do grande prémio de Espanha. Uma referência ao acontecido em 2019 no Hungaroring e que deve ter causado um déjà vu terrível a Max Verstappen. No arranque ficaram logo à vista os dois grande predicados dos únicos candidatos ao título. A impetuosidade do jovem Max. A cautela e experiência do Hamilton, em jogar… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
Ligier
Ligier
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Tudo dito não podia concordar mais. O Mercedes também parece mais meigo com os pneus e o RB mais ágil nas chicanes.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

RedBull-2 Mercedes-2, aonde?
Red Bull- 1 pole (Bahrein); Mercedes- 3 poles (Imola, Portimão e Barcelona);
Red Bull- 1 vitória (Imola); Mercedes- 3 vitórias (Bahrein, Portimão e Barcelona).
As contas corretas é Red Bull-1 Mercedes-3, ou se preferirem, Hamilton-3 Versttapen-1

V8_scars
V8_scars
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Mais que Hungria 2019, está vitória teve mais de Hungria 98, cpm uma estratégia mais agressiva e um piloto em ritmo de qualificação durante metade da corrida.
Não basta ter grandes estrategas, também é necessário quem as consiga executar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado