GP Espanha F1, Destaques: Mercedes dá lição à Red Bull

Por a 9 Maio 2021 16:14

O GP de Espanha mostrou mais uma vez que a Mercedes é a melhor equipa da F1 neste momento. A forma como conseguiram vencer uma corrida difícil é a prova de que será muito difícil para a Red Bull manter o desafio do título.

Lewis Hamilton voltou a quebrar recordes e a mostrar que os sete títulos conquistados não são coincidência. Foi  “apertado” mais uma vez por Max Verstappen na primeira curva, mas não teve problema em levantar o pé e deixar passar o piloto da Red Bull. Esteve sempre a pressionar Verstappen e voltou a materializar a brilhante estratégia gizada pelos estrategas da Mercedes, num remake do GP da Hungria 2019. A Mercedes surpreendeu com a segunda paragem e a Red Bull demorou muito a responder ficando presa à estratégia de uma paragem. 

A Mercedes provou mais uma vez que é uma equipa imparável. Começou mal o ano, conseguiu recuperar o défice que tinha para a Red Bull de forma clara, é das melhores ao nível da estratégia e tem pilotos capazes de executar o que é pedido. Hamilton esteve mais uma vez brilhante e está a fazer o melhor arranque de sempre da sua carreira. 

Já Valtteri Bottas… começa cada vez mais a mostrar que o seu tempo na equipa está a esgotar-se. A diferença de ritmo para Hamilton é quase confrangedora e o finlandês não conseguiu acompanhar uma única vez o seu colega de equipa. Mais ainda, atrapalhou a recuperação de Hamilton, não facilitando a vida a Hamilton, perdendo mais de um segundo o que poderia ter sido crucial. A postura do #77 mostra claramente que está desconfortável, quase derrotado e só uma vitória poderia mudar o ânimo do piloto. Mas se continuar assim, a vitória estará cada vez mais longe. 

Max Verstappen fez o melhor que pôde. Grande arranque, bom ritmo de corrida, tentou manter os seus pneus vivos, mas não teve do seu lado a equipa que precisava para vencer. A Red Bull perdeu tempo precioso na primeira paragem e não respondeu à segunda paragem de Hamilton. A equipa já não luta há muito tempo pelo título e isso nota-se. Desta vez, Verstappen fez o que podia, mas faltou algo na pit wall. Sergio Pérez fez uma corrida boa, dentro do possível, mas não foi o companheiro de equipa que Verstappen precisava para quebrar a estratégia da Mercedes. O mexicano está a ter algumas dificuldades de adaptação e ainda não foi desta que deu a contribuição que a equipa certamente desejava.

Charles Leclerc fez uma grande corrida. Sem grandes alaridos, esteve sempre no top 5 com um bom andamento e conseguiu um excelente quarto lugar, sendo que ainda sonhou com o pódio, mas a diferença para a Mercedes era demasiado grande. 

Daniel Ricciardo voltou às boas exibições. O australiano fez a melhor corrida do ano até agora e conseguiu um merecido sexto lugar, aguentando o ataque de Carlos Sainz que também fez uma prova positiva. Lando Norris não brilhou como nas primeiras corridas do ano mas conseguiu um bom oitavo lugar, numa corrida que foi difícil para o jovem britânico, mas conseguiu pontuar o que neste campeonato é fundamental.

Esteban Ocon voltou a mostrar que está em boa forma e pontuou. Ainda tentou chegar mais próximo do top 5, mas não teve nem carro nem estratégia para isso. Pierre Gasly foi décimo num prémio de consolação, depois da penalização de cinco segundos por se ter colocado de forma errada na grelha de partida. Lance Stroll deixou escapar o ponto mesmo no final, Kimi Raikkonen também espreitou o décimo lugar mas não tinha carro para isso. George Russell voltou a estar perto do top 10 mas numa volta caiu de 11º para 15º pelo que poderá ter desperdiçado nova oportunidade de pelo menos tentar o tão desejado ponto. Fernando Alonso ficou perto do fim da tabela, mas entrou nas boxes a três voltas do fim, depois de ter segurado de forma quase heróica o décimo lugar, sem argumentos para a concorrência. Mick Schumacher teve um bom começo de prova, mas a diferença no andamento para os outros carros é demasiado grande e Nikita Mazepin continua a atrapalhar e a não respeitar devidamente as bandeiras azuis.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Donadel
Donadel
2 anos atrás

Não concordo na parte onde dizem que a Red Bull não reagiu a paragem do Hamilton, a Red Bull nada poderia fazer, não tinham pneus médios para colocar no carro do Max e os macios não iam durar até ao final da corrida. Se o fizessem, arriscavam de perder a segunda posição para o Bottas. A Mercedes geriu de melhor forma o fim de semana e arriscou na estratégia. O Hamilton esteve soberbo, soube gerir o ritmo do inicio ao fim. Já é a segunda vez que o Hamilton levanta o pé e deixa espaço para o Max na primeira… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  Donadel
2 anos atrás

Exactamente,mas há cada especialista. Se tivesse pneus médios com um 1 segundo de avanço, forçava na volta de entrada do Hamilton e depois saia a frente

Patucho10
Patucho10
Reply to  Donadel
2 anos atrás

Também concordo, é a segunda vez e provavelmente vamos ver mais vezes o Hamilton a fazer o mesmo, pois esse sempre foi um problema do Max, que sempre arriscou muito no inicio das partidas e arruinava logo os GP, e continuando a ganhar margem ao Max como está a ganhar a experiência vai se revelar,..

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Donadel
2 anos atrás

O primeiro stint de macios durou 30 voltas. O que impedia a Red Bull de responder à segunda paragem do Hamilton com esse jogo mIs cedo?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Não é só o número de voltas que conta. É mesmo o tempo por volta. E nisso, os macios não eram solução. Mais depressa eram os duros.

kkk698
kkk698
2 anos atrás

O AutoSport tá pior. O verstapen simplesmente não tinha pneus médios, senão a conversa era outra. Santa ignorância

inoferreira
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Ignorantes foram os da Red Bull que não souberam acautelar essa situação, e como a Mercedes o fez e por muito que custe a Mercedes deu uma grande lição a Red Bull, o resto é letra, e no fim a conversa foi a mesma mais uma vitória para o 44

Last edited 2 anos atrás by inoferreira
MLS_OLD
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Se Red Bull tivesse um pilote decente talvez ajudasse…
Até Bottas consegue minimamente acompanhar os da frente para de vez em quando incomodar a concorrência de Hamilton

Pity
Pity
Reply to  kkk698
2 anos atrás

A estratégia não se decide a meio da corrida, é trabalhada desde o início do primeiro treino livre. Quem “estraga” mais jogos de pneus nos treinos, fica com menos disponíveis para a corrida. foi o que aconteceu à Red Bull, porque a Pirelli entregou o mesmo número de jogos, por composto, para todas as equipas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Grande equipa! Quando estão na mó de baixo, com monolugar inferior, atrás na estratégia, dão a volta á situação e arrecadam uma vitória. Gigantes!

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
MLS_OLD
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Monolugar inferior????
Porra… isto é com cada iluminado…

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Também não precisa de exagerar…

MLS_OLD
2 anos atrás

Não acho que tenha sido a estratégia a levar à vitoria, Mercedes simplesmente era mais rápida. Até Bottas conseguia ser mais rapido que Verstappen…

Hamilton mal para encosta logo em Verstappen. Não havia anda a fazer, com 1 paragem Hamilton ganhava à mesma.
Basta ver que Hamilton após a 1 paragem tem um ritmo 1seg superior ao de Verstappen…

Last edited 2 anos atrás by MLS_OLD
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1