/formula1/f1/gp-emilia-romagna-f1-imola-max-verstappen-matou-o-borrego-lando-norris-foi-a-estrela/
GP Emilia Romagna F1/Imola: Max Verstappen “matou o borrego”, Lando Norris foi a estrela | AutoSport

GP Emilia Romagna F1/Imola: Max Verstappen “matou o borrego”, Lando Norris foi a estrela

Por a 18 Abril 2021 17:25

Prometeram-nos uma grande época de F1 e até agora não temos  motivos de queixa. A segunda corrida do ano em Ímola teve emoção, drama, reviravoltas e um pódio algo inesperado. Nesta louca corrida tivemos pilotos que se destacaram pelos melhores motivos, outros pelos piores. Passamos agora a uma breve análise da performance dos pilotos.

Max Verstappen foi um dos melhores do dia. Parecia que a tal “maldição italiana” não o queria largar, com os problemas na sexta e os erros no sábado que comprometeram a qualificação do holandês. Mas na corrida, Verstappen confirmou o rótulo de candidato. Uma largada muito boa, uma abordagem agressiva à curva um, que lhe valeu uma liderança que não mais ficou em causa durante a prova. Verstappen fez uma corrida como gosta, na frente, sem cometer erros e com um ritmo acima dos demais. Aproximou-se de Hamilton no campeonato e aquele toque na primeira curva não vai ser esquecido por Lewis Hamilton.

O heptacampeão teve uma tarde de altos e baixos. Começou mal a corrida, perdendo a liderança, recuperou terreno para Verstappen mas “borrou a pintura” com um erro, algo raro de ver no britânico. Teve a sorte do seu lado, pois ao mesmo tempo que errou, o seu colega de equipa embrulhava-se com George Russell o que levou à interrupção . Se não fosse essa interrupção, Hamilton não teria recuperado da volta em atraso e dificilmente teria acabado no pódio. Apesar de tudo, mérito a quem o tem. Hamilton não perdeu a cabeça com o erro, recuperou de forma soberba e conseguiu um merecido pódio.

A estrela do dia ficou em terceiro lugar. O tal terceiro lugar que lamentou ontem não ter conquistado na qualificação. Lando Norris esteve a um nível brutal neste fim de semana. Um começo titubeante na sexta deu lugar a uma exibição muito boa no sábado, apenas manchada por aquele pequeno erro que lhe roubou o terceiro melhor tempo. Na corrida vimos um Norris rápido, maduro, que não cedeu à pressão e que soube gerir de forma perfeita a corrida. Atacou muito no começo e ganhou várias posições, apesar de ter caído para o nono no arranque, após toque com Lance Stroll. No recomeço, após a interrupção, foi agressivo e agarrou-se com unhas e dentes ao segundo lugar até chegar Hamilton com o muito superior Mercedes. Mas a evolução de Norris tem sido clara. Hoje mostrou que não fica nada a dever a Verstappen, Charles Leclerc e George Russell, olhados como as grandes estrelas do futuro.

A Ferrari teve uma boa corrida, com destaque para Charles Leclerc que ainda esteve algum tempo no pódio, mas que não teve argumentos para se manter lá. Uma corrida boa do monegasco. Carlos Sainz teve uma tarde de altos e baixos. Começou mal, com uma série de erros, mas recuperou bem e subiu até ao top 5, algo que parecia improvável nas primeiras voltas. Sainz é um grande piloto e apesar de não estar à vontade no seu Ferrari, conseguiu pontos importantes.

Daniel Ricciardo fez uma corrida discreta e não foi “nem carne nem peixe”. Macio nos duelos, com um ritmo muito inferior ao do seu colega de equipa, tem como ponto positivo não ter errado e ter trazido bons pontos. Mas espera-se mais de Ricciardo, que ainda não está confortável na sua nova máquina.

Lance Stroll voltou a fazer uma boa corrida. Os problemas técnicos sucederam-se no seu Aston Martin, mas conseguiu um bom sétimo lugar em condições difíceis. Aos poucos vai conquistando o respeito dos fãs e mostrando que é algo mais que um piloto pagante.

Pierre Gasly conseguiu um bom oitavo lugar, depois de uma escolha errada de pneus no arranque. Caiu para as últimas posições da grelha nas primeiras voltas e parecia ter a corrida comprometida, mas os incidentes e uma boa recuperação deram pontos importantes à Alpha Tauri.

Kimi Raikkonen e Esteban Ocon fizeram corridas positivas, acabando nos pontos e evitando os problemas em pista, apesar do susto que Kimi apanhou no recomeço da corrida após a interrupção.

Sergio Pérez teve uma tarde para esquecer. Muitos erros, piões, uma penalização desnecessária e um ritmo que nunca foi o ideal. Pode-se dizer que todo o bom trabalho feito na qualificação foi por água abaixo.

Sebastian Vettel foi novamente personagem secundária, Yuki Tsunoda também com um par de erros no fim de semana não tem muitos motivos para sorrir e Fernando Alonso também não deu o que se esperava.Valtteri Bottas fez uma corrida má, sem ritmo, sem capacidade para ultrapassar os adversários (a diferença para Hamilton foi gritante) e sai de Itália com a moral em baixo, tal como George Russell que parecia ter tudo para pontuar, mas aquele incidente (cujas culpas são difíceis de atribuir) acabou com o sonho de pontuar pela Williams. Nicholas Latifi, depois de uma boa qualificação, sai desiludido com um toque de Nikita Mazepin (sem culpas para o russo) que acabou com a sua corrida prematuramente. O jovem piloto da Haas voltou a errar muito, mas desta vez viu também Mick Schumacher a errar de forma grave na corrida. Comparando com os rookies mais recentes, a dupla da Haas não está a começar da melhor forma, mas tem a atenuante de ter um carro muito difícil de pilotar.

Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
23 dias atrás

«Hoje [Lando Norris] mostrou que não fica nada a dever a Verstappen, Charles Leclerc e George Russell, olhados como as grandes estrelas do futuro». Esta frase fez-me pensar se o seu autor conhece e acompanha as fórmulas de promoção. Provavelmente não, ou se o faz é sem lhes prestar muita atenção. Porque, se ele tivesse visto a Fórmula Renault 2.0 em 2016, a F3 europeia em 2017 e mesmo a F2 no ano seguinte, perceberia que o Norris não apenas não fica a dever nada aos pilotos que citou como é superior ao Leclerc e ao Russell. E, convenhamos, é… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
23 dias atrás

Que grande corrida. Muito equilíbrio entre a Mercedes e a Red Bull. Temos campeonato!
O Hamilton, apesar do erro, com o carro quase preso na gravilha e a asa dianteira danificada, nunca deitou a toalha a chão e lutou até ao fim, com alguma sorte é certo, mas também com muita garra. Não é por acaso que é 7 vezes campeão do mundo.
O Lando a mostrar grande ritmo. O Riciardo que se cuide.

RedDevil
RedDevil
23 dias atrás

Max a fazer um grande arranque… Hamilton a mostrar que é um grande piloto mas não é o GOAT que alguns apregoam… aquela ultrapassagem no “molhado” só podia correr mal e depois ainda parte a asa na tentativa de perder o mínimo de tempo… Perez e Ricciardo a mostrarem que são bons mas nada de especial… Alonso a perder gás… estava com a expectativa de uma boa corrida por parte dele mas… nada… Russel a abusar da sorte… outro que se mete em cima do “molhado” e espera que esteja “sêco”… embora o Bottas não esteja isento de culpa, deixou… Ler mais »

F1 Forever
F1 Forever
Reply to  RedDevil
23 dias atrás

O Russel teve mais uma branca como no ano passado na mesma pista. O Que ele esperava a tentar uma ultrapassagem numa curva de alta velocidade com a pista molhada fora da trajetória.

RacerFan
RacerFan
23 dias atrás

Erro grave do Mick???? teve o azar de errar numa zona onde tinha logo um muro, e para piorar causou o fecho da box que o prejudicou ainda mais. Muitos outros erraram, incluindo o Max, Lewis, Perez, etc…, e grave foi a situação Botas vs Russel. Quanto ao Mick tirando esse erro até teve um ritmo de corrida mt bom para as condições e para a experiência, em fases da corrida até teve ritmos semelhantes ao Alonso e Giovinazzi, tendo deixado o Mazepin a anos luz. No restart da corrida estão junto e antes do erro do Mazepin o Mick… Ler mais »

F1 Forever
F1 Forever
Reply to  [email protected]
23 dias atrás

Ainda estou para saber se o carro ainda estivesse mais danificado, se ia continuar a dar voltas à pista até abrirem a boxe.

Patucho10
Patucho10
23 dias atrás

Este 3° lugar na corrida veio para fazer justiça! na qualificação podia ser 2° ou 3° perdeu a volta , assim veio compensar esse bom trabalho por parte da McLaren e do Lando,. Parabéns Lando! agora é tentar trazer essa boa energia e tentar mais um pódio em Portugal (GP Portimão) difícil mas,…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
23 dias atrás

Hamilton a mostrar que é o GOAT. Memso depois de errar foi à luta e recuperou o segundo lugar. Granda piloto!

JP INAU
JP INAU
21 dias atrás

Uma coisa a reter neste GP, é que mesmo que Hamilton consiga o titulo de pilotos com Hamilton, o de construtores vai ser muito mais complicado, porque estou convencido que Bottas não chega sequer aos 5 primeiros. Vai haver muita gente a roubar pontos ao carro 77, porque ficou patenrte mais uma vez que Bottas não sabe lutar por posição, e se não arranca numa das 2 primeiras linhas, não há podium, nem coisa que se pareça. Já agora, como muita gente já entrou na silly season antes da época começar, o que me dizem a novo swap de pilotos… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x