GP Eifel F1: Lewis Hamilton iguala Michael Schumacher

Por a 11 Outubro 2020 14:49

Finalmente chegou o dia em que Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) igualou as 91 vitórias de Michael Schumacher na Fórmula 1. O piloto inglês foi inicialmente surpreendido por Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) que fez a pole a liderou a fase inicial da corrida. Mas o finlandês cometeu um erro quando liderava, Hamilton aproveitou e passou e Bottas desistiu poucos depois com problemas de motor. Este é o primeiro abandono de um Mercedes este ano. A partir daí só mesmo o Safety Car a 15 voltas do fim acabou com a margem que Hamilton já tinha construído, mas o inglês não deu hipóteses, venceu e igualou Schumacher.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) partiu em terceiro e chegou em segundo em mais uma corrida solitária.

Grande luta de Daniel Ricciardo (Renault R.S.20), que partiu de sexto com Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) que arrancou de nono, pelo pódio, com o australiano a assegurar o seu primeiro pódio desde o GP do Mónaco de 2018. Primeiro pódio para a Renault desde a Malásia 2011.

Quinto lugar para Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault), depois duma boa corrida em que partiu de décimo. Sexto lugar para Pierre Gasly (AlphaTauri AT01/Honda) que realizou também uma boa corrida, depois de ter partido de 12. Charles Leclerc (Ferrari SF1000) foi sétimo, não conseguindo replicar a qualificação na corrida.

Hamilton tinha sido batido por Valtteri Bottas no início da corrida, mas passou o finlandês na volta 13 de 60 depois de Bottas ter falhado a primeira curva. Pouco depois, perda de potência no motor obrigou-o a desistir. A partir daí, Hamilton teve então uma corrida relativamente confortável até à sua vitória recorde #91, superando um reinício de Safety Car, que surgiu depois de de Lando Norris da McLaren se ter retirado na Volta 44. Hamilton bateu Max Verstappen por 4s, sendo que no pódio, Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, ofereceu um capacete do pai a Hamilton, deixando-o quase sem palavras.

Não foi só do lado de Hamilton e da Mercedes que houve alegria, já que do lado da Renault, Daniel Ricciardo ofereceu à equipa o primeiro pódio desde o GP da Malásia de 2011 e logicamente, desde que a equipa regresso à F1 em 2016.

Grande corrida de Pierre Gasly, no AlphaTauri, que foi sexto depois de passar Charles Leclerc (Ferrari), peto do fim da corrida. O monegasco conseguiu aguentar um super Nico Hulkenberg, que fez um belo trabalho em pista ao subir de 20º na grelha para o oitavo lugar depois de ter substituído Lance Stroll, que passou o fim de semana com problemas de estômago.

O top 10 ficou completo com os Haas de Romain Grosjean, que foi nono, conquistando os seus primeiros pontos da temporada, enquanto Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), reclamou a última posição pontuável., depois de ‘segurar’ o Ferrari de Sebastian Vettel atrás de si.

Pelo caminho ficaram Bottas, o Red Bull de Alex Albon, o Renault de Esteban Ocon, o McLaren de Norris e o Williams de George Russell, que foi eliminado por Kimi Raikkonen na Curva 1, naquela que foi o 323ª arranque de Grande Prémio por parte de Raikkonen. Quando via rádio, da equipa lhe disseram que “sabemos que não ligas muito, mas bateste um recorde…”. Nem respondeu…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
3 anos atrás

Parabéns Lewis! Nem sabes a alegria que deste cá ao RPMS!
Cumprimentos

Pity
Pity
3 anos atrás

E chegou, finalmente, o dia em que Hamilton igualou Schumacher, mas também o dia em que Ricciardo obteve o primeiro pódio com a Renault. Muitos pontos interessantes na corrida, com algumas surpresas… só não foi surpresa as estratégias malucas da Ferrari, colocar pneus duros no carro do Vettel, quando ninguém sabia o que aguentariam, impediu o alemão de chegar aos pontos. Eu sei que a ideia era que Vettel não voltasse a parar mas, como de costume, deu em erro, mas ficou bem perto de roubar o último ponto ao Giovinazzi. Hulkenberg recuperou até 8º, bom resultado para quem partiu… Ler mais »

mabofama
mabofama
Reply to  Pity
3 anos atrás

A questão da dobragem dos pilotos aquando da entrada do safety car, parece-me ser pertinente e deveria ser repensada.
Mais uma regra que precisa de ser reformulada.

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pity, concordo consigo em relação ao Grosjean chegar a esta altura e começar a aplicar-se mais (é o 3º ano consecutivo que o faz) mas não o Giovinazzi. É verdade que foi melhorando na 2ª metade da época passada mas será um crescimento natural por ser o ano de estreia (2 GP em 2017 não chegam para dar endurance). Neste ano, pelo que tenho visto, tem mantido um nível regular, à medida do que o Alfa-Romeo consegue dar, como se comprova pelo Kimi. Se é certo que marcou ontem 1 ponto, também já tinha feito 2 pontos logo na 1ª… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  joaolima
3 anos atrás

Vou corrigi-lo num ponto: o Giovinazzi passou do Q1, chegou ao Q2, não do Q3, como disse. A Q3 é a que decide a pole.
Quanto ao piloto, apesar dele até bater o Kimi e o carro ser mau, ainda não lhe vi nada de extraordinário, é daqueles que não acrescentam nada.
Boa estadia em Portimão! Eu vou estar no sofá, como habitualmente :):

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
3 anos atrás

Claro que é Q1, não sei onde fui buscar Q3…
Apenas debati o facto de não achar que ele tenha começado a aplicar-se mais agora, como o Grosjean tem feito amiúde, porque de resto concordo consigo, é um piloto que não faz diferença, apesar de também não deslustrar. Estar ou não, não se nota…

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

Muitos pontos interessantes, menos a corrida.

Pity
Pity
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Claro, para si, se for o Hamilton a ganhar, não é interessante, já todos sabemos.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Pity vai-me dizer que não gostava mais de ver vitorias do Hamilton com grandes disputas pela vitoria. Eu gostava.

Pity
Pity
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Gostava, mas eu não olho só para o vencedor. Quando não há luta pela vitória, foco-me nas lutas pelas posições secundárias, e ontem existiram muitas lutas interessantes. E digo-lhe mais, fiquei mais contente com o pódio do Ricciardo, do que com a vitória do Hamilton, precisamente porque houve luta e incerteza até final (e ele já merecia), enquanto que, para Hamilton, vencer é normal, só é notícia quando não vence.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pelo menos recunhece um palmares fácil para o Hamilton. Quanto ao resto é como se diz, quando não há pão até as migalhas vão, até eu as tenho comido.

can-am
can-am
3 anos atrás

E se calhar vai ser em Portugal que se vai tornar o mais vitorioso de sempre.
Mas este tem sido, de longe, o campeonato mais facil dele, nunca esteve tão à vontade. O companheiro erra com fartura e não resiste à pressão, embora eu também pense que o carro dele não será totalmente igual ao do inglês, e o outro rival, o Max, não tem cavalos para mais. A Ferrari caiu com estrondo num buracão.Tudo muito, demasiado, fácil.
Mas a História vai sendo feita e no futuro ninguém se vai lembrar.Apenas os números ficam.

lc
lc
Reply to  can-am
3 anos atrás

Ok, também acho que este ano pelo menos parece ser tudo muito fácil para o LH.
O Schumacher ganhou 5 campeonatos seguidos entre 2000 e 2004 , e durante os anos 2001 a 2004 ele andou praticamente sózinho lá na frente ,tinha o melhor carro sim ,mas também era o melhor piloto.Já sigo a F1 a muito tempo,e acho que se tivesse de dizer qual é o melhor piloto de sempre diria que existem pelo menos 10 pilotos que estiveram sempre acima da média ,e sem duvida que o Hamilton e o Schumacher estão entre esses 10.

aguia25
aguia25
Reply to  can-am
3 anos atrás

Concordo, um tem o número 77 e o outro 44!

Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
3 anos atrás

Parabéns Lewis! Nem sabes a alegria que deste ao meu “afilhado”, da família dos Afondo!
Foi festa Rija toda a noite no Trumps ele e os amigos!…
Festa Rija, entendem?…😉😉😉😂🤫

Reply to  Frenanda_Afondo™
3 anos atrás

Seja bem aparecido, caro RPMS!!!! Estava a ficar preocupado com o meu prezado amigo!… É que andava muito caladito.. Talvez a engolir em seco (com a notícia, claro…) sem conseguir parar, não? E com outro comentário de alto nível, como é seu hábito de há anos a esta parte, publicado às 6h00 da manhã, no fim de mais uma noite de “trabalho“, heim? Essa vida de padeiro, sempre a provar cacete quentinho pela noite dentro, deve ser dura, não RPMS? Só para esclarecer a nossa curiosidade – lá pela “padaria” só o conhecem por Frenanda, ou também por RPMS? Digamos… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by *RPMS*
Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
Reply to 
3 anos atrás

Mas você tem alguma coisa a ver com o meu “afilhado”?
Porque motivo se intromete tanto nos assuntos da família Afondo?
E essa paranóia em que você já vê esse tal de RPMS em todo o lado…
Por favor, resolva lá os seus assuntos com o tal RPMS e deixe a família Afondo em paz!…
Que sujeitinho tão traumatizado 🤫🤔🤔🤔🤫

Last edited 3 anos atrás by Frenanda_Afondo™
Ligier
Ligier
3 anos atrás

Hamilton a fazer o que compete com o melhor carro … ganhar. O pobre Vettel voltou a ser tramado … Vettel rabbit. Aqueles pneus duros não aguentam tantas voltas. Aliás esta nova safra de pneus que a F1 usa não ajudam em nada o espetáculo. Os macios duram pouco os duros perdem toda a aderência quando acabam. Percebo o objectivo de lhes dar consistência durante o período de vida mas quando acabam é de vez e os pilotos trem de trocar se quiserem manter-se em pista. Sei que já não é possível ganhar corridas gerindo os pneus porque agora é… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado