GP de Singapura F1: Drive Through

Por a 3 Outubro 2022 14:20

No final do GP de Singapura escolhemos as prestações que menos convenceram e que ficaram aquém do que esperávamos. Os cinco destaques pela negativa da prova realizada no circuito de Marina Bay:

Ferrari

A Ferrari recuperou dois pontos no campeonato de construtores à Red Bull, no entanto acabou por ser uma corrida frustrante para os italianos. Apesar de Charles Leclerc ter estado muito perto de Sergio Pérez numa ou outra altura da corrida, nunca existiu uma real oportunidade de ultrapassagem e Carlos Sainz esteve sempre muito longe dos dois primeiros. Nunca tiveram ritmo para o RB18 de Pérez.

O piloto monegasco voltou a perder uma oportunidade de vencer ao arrancar da pole position e por isso terminou a corrida nada satisfeito.

Mercedes

Juntamente com os homens da Ferrari, a Mercedes foi a equipa que mais perdeu em Singapura. Existia uma enorme expectativa sobre uma possível vitória e, mesmo que George Russell tivesse desde sexta-feira alguns problemas com o carro, o andamento mostrado nos treinos deixava antever uma boa qualificação e corrida por parte dos ‘Flechas de Prata’. Lewis Hamilton ficou a apenas 0.054s da pole position, mas na corrida o britânico errou muitas vezes para quem tinha ainda uma réstia de esperança de poder chegar ao pódio, pelo menos.

A equipa arriscou com Russell, sem nada a perder, mas também este piloto cometeu alguns exageros e pagou por isso ao terminar no último posto da classificação.

Alpine

Esteban Ocon não teve um fim de semana fácil em Singapura, mas a equipa francesa conseguiu bater o carro de Lando Norris, que apresentou um grande pacote de desenvolvimento, em qualificação. Um começo de corrida mais tremido do que o normal por parte de Fernando Alonso colocou-o atrás do britânico da McLaren. Depois aconteceu aquilo que já não acontecia desde o GP dos Estados Unidos de 2021: um duplo abandono.

Sem carros em pista, os franceses perderam o quarto lugar do campeonato de construtores para os adversários e ficam com 4 pontos de desvantagem.

Williams

Um erro tremendo de Nicholas Latifi colocou-o de fora da corrida, assim como a Zhou Guanyu, tendo ainda que cumprir penalização no Japão, na próxima semana, e uma falha de Alexander Albon com as condições traiçoeiras da pista, retiraram qualquer hipótese da Williams poder sequer sonhar com pontos. Teria sido, de qualquer forma, muito difícil, visto que aquele traçado não beneficiava o FW44. Duplo abandono também para esta equipa.

Max Verstappen

Sem qualquer culpa no episódio caricato da sessão de qualificação, quando estava numa volta que o colocaria no topo da tabela de tempos, Max Verstappen começou mal a corrida do GP de Singapura. Um pequeno e infeliz erro, colocou-o no meio do pelotão com muitos pilotos para ultrapassar numa pista muito exigente e em condições traiçoeiras. Conseguiu recuperar, mas encontrou em Lando Norris um adversário duro. Cometeu mais um erro que estragou parte da recuperação que tinha efetuado, indo ainda a tempo de conseguir ultrapassar Hamilton, fruto de uma falha do piloto da Mercedes, e Sebastian Vettel na última volta, para terminar no sétimo posto.

Depois de ter mostrado um domínio avassalador nas últimas corridas, Singapura foi o desafio mais difícil de Verstappen durante a época.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 ano atrás

Não concordo com a Ferrari estar nesta lista! Uma pole e dois pilotos no pódio. Leclerc apesar de um pit stop em que perdeu 2/3 segundos (parou fora das marcas), disputou a vitória quase até ao fim e só foi batido por um Pérez em grande forma e ao volante de um carro mais rápido. Gostava de saber o que se passou na segunda fase do arranque de Leclerc, a saída até foi boa, mas depois algo aconteceu para ser ultrapassado por Pérez.

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  917/30
1 ano atrás

Deixou o carro patinar um pouco, o que com o piso molhado pode acontecer com bastante facilidade.
Aconteceu com vários no arranque de ontem, curiosamente até com pilotos que arrancam bem normalmente, como o Alonso e o Max.

917/30
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Aconteceu o mesmo a Ham e Alonso, que estavam no mesmo lado da grelha que Lec. Pelo que sei Sainz e Pérez comentaram entre si sobre o facto de estarem no lado bom para a partida, aparentemente havia mais água no lado par da grelha.

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  917/30
1 ano atrás

Sim, é comum isso acontecer em corridas que se iniciam com chuva.

917/30
Reply to  NOTEAM1
1 ano atrás

Sei, mas ao ver em directo até pensei que Charles tivesse tido algum problema nas passagens de caixa, alguma pequena falha.

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado