GP da Hungria: FIA admite não ter olhado em detalhe para o RP20

Por a 17 Julho 2020 22:44

A FIA revelou não ter inspecionado as condutas de arrefecimento dos travões do Racing Point RP20, que foram protestadas formalmente pela Renault, no momento em que levou a cabo a investigação ao monolugar da equipa de Silverstone antes da corrida prevista originalmente para abertura da temporada, na Austrália.

Logo que surgiu em Barcelona, a semelhança com o Mercedes W10 do ano passado foi por demais evidente, sendo que diversas equipas, de imediato fizeram eco da sua preocupação. Algum tempo depois, a FIA visitou a fábrica da Racing Point, em Silverstone, onde a equipa terá explicado como chegou aquele design – através de fotografias – mas depois do GP da Estíria, a Renault protestou, entre outras coisas, também contra as condutas de arrefecimento de travões dianteiras e traseiras dos Racing Point, revelando que apesar das condutas não serem peças listadas em 2019, este ano são, e estão a ser utilizadas no RP20. Sendo verdade que a FIA aprovou o carro depois da visita à fábrica, Nikolas Tombazis, Delegado Técnico da FIA diz agora que não olhou especificamente para as condutas de travão que são agora o ponto principal do protesto da Renault.

Este facto admitido por Tombazis vem dar força ao protesto da Renault, pois ao contrário do que sucede com a aerodinâmica do carro, as condutas de arrefecimento dos travões não podem ser replicadas através de fotografias. Vamos ver como tudo isto termina, mas olhando para a forma como a FIA resolveu o caso do motor da Ferrari o ano passado, não é descurar um acordo.

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V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Agora fiquei confuso.
Primeiro está tudo bem, dentro da lei, agora a inspecção foi feita a olhar para o lado e afinal a Renault conseguiu ver o que a Fia não viu… Na fábrica!?
Com inspeções destas não admira que depois venham acordos secretos e monolugares que perdem rendimento de um dia para o outro.

inoferreira
3 anos atrás

Foi ao centro de inspeções, uma notinha de 20€ e siga 0 anotações

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Então o “hipócrita” cá do burgo de serviço…não falava em “batota”…quando nem a FIA faz o seu trabalho de inspeccionar os carros sem protesto formal das outras equipas? Não tarda muito é a unidade motriz Mercedes a ser minuciosamente escrutinada…mas só a Ferrari saberá onde devem procurar.

kkk698
kkk698
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Nem mais

garantia4
garantia4
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Daí o histerisimo do Toto a dar ordens aos outros TP para imediatamente estarem presentes na videoconferencia quando soube da existencia de um acordo ( que os patetas chamam de “secreto”).
mas nao se vai passar nada, está a Mercedes envolvida, e de q maneira, no máximo uma multa como na trafulhice dos testes de barcelona.
Repetindo o prognóstico, vamos a ver se vai tornar realidade: O rancorossíssimo pinguim da FIA irá meter o filho na Ferrari. Assim se faria luz de tudo o q se tem passado. lembrem-se disto mais tarde

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Tu já nasceste assim tão palhaço ou foste piorando ao longo do tempo? Onde falo eu em batota, como digo não passas de um frustrado dum mentiroso, gostas de atirar com o barro a parede mas não cola, volta para a escola para aprenderes a ler.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Isso já venho dizendo há que tempos……….a FIA anda a “dormir”, e só entra em ação, quando as outras equipas apresentam pedidos de esclarecimento ou protestos formais. Basta ver o episódio da cópia literal dos Racing Point aos Mercedes da temporada passada, as jantes traseiras da Mercedes semelhantes ao conceito de eixo soprado da Red Bull, a “poderosa” unidade motriz da Ferrari, que após uns sensores instalados “perdeu cavalos rapidamente”, queima de óleo por parte dos Mercedes para aumento de potência, DAS…enfim. Agora falta a FIA “querer” inspeccionar minuciosamente a unidade motriz Mercedes…mas só a Ferrari saberá ao certo, onde… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Roger M
inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Uma semana muito proveitosa em termos de comentários, se amanha ganhar quem nos sabemos ninguém vai ver nenhum comentário teu.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Para ler os meus comentários…cá está tu, o meu fanático atentamente a ler.

Rubensimao
Rubensimao
3 anos atrás

afinal a verificações técnicas e vistorias aos carros e só uma treta. enfim no coment.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Que data de incompetentes. Todos os anos a mesma história.

kkk698
kkk698
3 anos atrás

A Ferrari é que tinha o motor ilegal e perdeu 50 cv, já a Mercedes consegue superar isso por obra e graça do espírito santo. Tretas

mariojscosta
mariojscosta
3 anos atrás

Hoje durante o P2 a transmissão televisiva mostrou as condutas da RP deste ano e comparou com as da Mercedes de 2019 e fez o mesmo com Hass 20 vs Ferrari 19 e AlphaTauri 20 vs RedBull 19 e por incrível que pareça as da Racing Point não eram totalmente idênticas as da Mercedes ao contrário dos outros dois exemplos.

inoferreira
Reply to  mariojscosta
3 anos atrás

Não diga isso senão ainda vai ver aqui foristas, tipo RogerM a chorar, tem que dizer que todos os carros são ilegais menos o Ferrari senão assim ele não brinca mais..

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Se vocês sequer dessem ao trabalho de ler as regras…saberiam que este ano é considerado ilegal copiar o design dos dutos travões. Exactamente devido a protestos contra a Haas.

tp84
tp84
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Se lesses as regras sabias que nao é proibido copiar, mas sim utilizar as condutas produzidas por outro construtor. As da RP nao são as mm da Mercedes, nem sequer são iguais, apesar de parecidas. E como bem diz o iniferreira, as parecenças entre condutas de travões de outras equipas é bem maior do que as da RP face às da Mercedes.

RogerM
RogerM
Reply to  tp84
3 anos atrás

E como consegues copiar o interior das condutas? Com fotografias raios X? Talvez dessa forma sim.

*RPMS*™
3 anos atrás

Ups, afinal isto ainda não acabou…

Cumprimentos

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Como é que as condutas de travões não podem ser replicadas por fotografia?… basta apanhar o carro sem os pneus montados, e é coisa bem comum nas boxes da F1…
A Renault pensa que o campenato “joga-se” na secretaria… é só “reclamações”… até das condutas dos travões reclamam … de certeza que deve ser esse o segredo da Mercedes… umas condutas de travões AMG Turbo GTI 16V…
O Abiteboul e o Binotto têm de ser irradiados da F1… são 2 Pinóquios…

Oldfoxx
Oldfoxx
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Se ouve-se pódio aqui nos comentários por estupidez tu serias o número 1. É impossível consegue ler, impossivel copiar as condutas de travões, até pork não tem só a ver com a parte exterior mas sim interior. Cumprimentos

Last edited 3 anos atrás by Rúben Bruno Jesus
RedDevil
RedDevil
Reply to  Oldfoxx
3 anos atrás

Obrigado pela distinção…
Já agora, esclareça-me … Se a Mercedes e a Racing Point têm fornecedores diferentes de travões, qual é a importância do interior da conduta?
Além disso, o que está em questão é mesmo o exterior, é apenas isso que a Renault consegue ver…
PS – o senhor também não é dos mais brilhantes na escrita…

Oldfoxx
Oldfoxx
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Aqui tem mais umas dicas”vem dar força ao protesto da Renault, pois ao contrário do que sucede com a aerodinâmica do carro, as condutas de arrefecimento dos travões não podem ser replicadas através de fotografia”F-O-T-O-G-R-A-F-I-A!!! E não é só os da frente mas também os de trás , https://www.autosport.pt/formula1/f1/formula-1-lacuna-nas-regras-leva-a-protesto-da-renault-face-a-racing-point/ você questiona, enginheiros e profissionais de F1, por outro lado a Mercedes e RBR também eles ganharam na secretária várias corridas e entre outras coisas!! Por exemplo o motor da Ferrari todos reclamaram e agora é o que se vê. O Mercedes rosa também o ano passado ganhou pontos na secretária!… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Rúben Bruno Jesus
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