GP Bélgica F1: Mais um bom exemplo do ‘estado da nação’ na Ferrari

Por a 28 Agosto 2022 18:52

Depois de ouvir as declarações dos dois pilotos da Ferrari, em que estes se referem à distância a que estiveram dos Red Bull em Spa, e de recordar tudo o que se passou este fim de semana com a Ferrari, só podemos concluir que apesar de ter ‘prometido’ muito no início do ano, a Ferrari tem vindo a cometer um rol incrível de erros, e este fim de semana não foi exceção.

A Ferrari até começou o ano com um carro muito bom, bem melhor do que os carros com que têm arrancado para as épocas anteriores, e isso viu-se nos resultados iniciais e na luta que estiveram a travar com a Red Bull. Mas em determinado momento, estagnaram por completo e pior, passaram a cometer demasiados erros que justificam a diferença que têm agora para a Red Bull.

Temos visto acontecer com a Ferrari erros que não se veem na Red Bull ou na Mercedes.

Em termos do que é na verdadeira aceção da palavra do que é uma equipa de Fórmula 1, a Ferrari está hoje em dia muito longe da Red Bull e da Mercedes.

Na Red Bull e na Mercedes não se veem erros como a dos pneus errados na qualificação deste GP, não se assistem a este nível de perguntas do engenheiro para o piloto do estilo “o que é que preferes?” como sucedeu neste GP com Charles Leclerc.

Os pilotos devem dar a sua ideia, são eles que lá andam, mas pareceu demais.

Isto demonstra uma muita insegurança de quem lidera, e dos seus ‘súbditos’.

Fica a sensação de andarem, se não completamente, pelo menos muito perdidos.

O que tem de existir do pit wall para os pilotos são caminhos mais seguros e não tanta indefinição. E não é isso que se passa com a Ferrari, que parece continuar a ‘milhas’ da forma de trabalhar da Red Bull e da Mercedes. E os pequenos detalhes que vão sucedendo durante o ano, todos juntos, significam muitos pontos.

Vejam bem o que se passou na Hungria, quando deram pneus duros a Charles Leclerc, o que deu no que deu, agora perguntaram-lhe o que é que achas numa situação estratégica.

Até certo ponto os pilotos podem dar o seu input, mas quem tem todos os dados para decidir bem é a equipa e isto demonstra total insegurança no que estão a fazer.

Como se não bastasse, chamam o monegasco às boxes na fase final da corrida, para trocar para pneus macios em busca da volta mais rápida, contra a vontade do próprio piloto.

Resultado, não conseguiu a volta mais rápida, ficou bastante pressionado em pista por Fernando Alonso, e pouco depois do final da prova, Leclerc foi penalizado por ter excedido o limite de velocidade na zona das boxes por 1 Km/h. Cinco segundos, que o atiraram para o sexto posto, atrás de Fernando Alonso.

De resto, o que a Red Bull fez mais uma vez à Ferrari, agora em Spa, se tiver sequência já para a semana em Zandvoort, se não houver uma reação da Ferrari, este resto de campeonato vai ser um autêntico passeio para a Red Bull.

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